Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Manutenção ao alcance do motorista

Em meio a campanhas publicitárias que incentivam a manutenção preventiva, os motoristas aproveitam a 29ª Feira do Carreteiro para fazer revisões nos veículos

 

dsc_3250

 

Preocupados com o rigor das novas leis de trânsito, principalmente, em relação às emissões de poluentes, os motoristas de todo o Brasil buscam alternativas para manter seus caminhões com a mecânica em ordem. A 29ª Feira do Carreteiro, tradicional evento da estrada promovido pela Revista O Carreteiro, oferece uma boa opção para esses profissionais: o Truck Service.

 

O espaço, estruturado em parceria com empresas do setor de autopeças, é reservado para fazer diagnóstico e posicionar o motorista sobre as condições de seu caminhão, ou seja, seu instrumento de trabalho. “Os carreteiros sabem melhor do que ninguém como é importante manter seu equipamento em perfeitas condições, afinal, carro parado significa dinheiro perdido”, conta Edson Pereira Coelho, diretor da Revista.

 

O evento, realizado na Basílica de Aparecida entre os dias 16 e 19 de julho, é totalmente organizado para o carreteiro e sua família oferece muitas atrações e serviços, tais como Truck-Test, Truck-Service, Salão da Criança, Sala dos Motoristas, Romaria, Missa, Palestras Técnicas e Shows Musicais. A cada ano a feira recebe em média 5 mil motoristas, mas ao todo circulam pelos quatro dias cerca de 50 mil pessoas.

 

img_2100

 

img_9876

 

Manutenção em ordem

O espaço do Truck Service é um dos mais procurados pelos carreteiros, com a participação de expositores que apresentam seus produtos e ao mesmo tempo orientações em relação aos benefícios da manutenção preventiva no prazo determinado. Lá são feitas revisões de diversos sistemas do veículo, sempre executados por técnicos especializados das empresas envolvidas. Condições dos pneus, rodas, alinhamento, suspensão, freios, filtros, faróis, embreagem e emissão de poluentes são alguns dos itens avaliados.

 

No Pit Stop da Rede BTS e Bridgestone, os caminhões recebem vistoria em vários itens, além da orientação de especialistas sobre cada sistema. “Nosso objetivo é a conscientização do caminhoneiro sobre a importância da manutenção preventiva”, explica Jurandir Botelho Machado, Gerente de Novos Negócios do BTS.

 

dsc_1133

 

img_1778

 

Além do diagnóstico, os motoristas ganham um laudo do check list e as recomendações adequadas em casos de reparo. São atendidos uma média de 50 caminhões por dia, sendo que cada análise dura entre 20 e 30 minutos.

 

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Básico) e o Conpet da Petrobras (Programa Nacional de Racionalização de Uso de Derivados de Petróleo e do Gás Natural) atuaram em parceria para medir o nível de emissões dos caminhões. Essa iniciativa chamada Operação Inverno também é realizada em outros locais. O objetivo do programa é reduzir o nível de poluentes na atmosfera, principalmente, a fumaça preta dos veículos a diesel.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php