Em função do turbocompressor e da injeção direta, os novos motores com tecnologia downsizing necessitam eficiência superior na retenção da aspiração de corpos estranhos para dentro do motor. Para auxiliar nesse objetivo, o Centro Tecnológico da Mahle Metal Leve em Jundiaí/SP desenvolveu uma nova linha de filtros que já está sendo aplicada em alguns dos mais modernos motores downsizing à disposição do mercado brasileiro.
A fabricante explica que o filtro recebeu formato arredondado porque isso proporciona uma área de material filtrante maior e mais aberta, o que garante uma separação de impurezas mais eficiente e vida mais longa para o componente. Isso significa que ele terá maior capacidade de reter material contaminante que a maioria dos modelos até atingir a quilometragem recomendada para a sua substituição. Com esse formato, ele também ocupa menor espaço sob o capô do carro.
Uma das características do novo filtro ideal é a “grade” interna em material plástico que, entre outras atribuições, tem a função de direcionar o ar que passa pelo seu interior. Projetada especialmente para causar um efeito de turbilhonamento no ar que passa pelo material filtrante, essa grade conta com aletas que laminam o ar e o direcionam de forma correta para o processo de combustão no motor, afirma a Mahle. Com isso, a precisão da leitura do sensor que mede a vazão do ar é maior, fazendo com que a quantidade do ar que é introduzido (que determina quanto combustível deve ser injetado para que seja realizada uma perfeita combustão) seja mais exata.
Outra função dessa grade é proporcionar estabilidade ao filtro, impedindo que ele altere seu formato. Como a sucção do ar que entra no motor é muito alta, essa estrutura interna evita que o material filtrante possa colapsar e interferir na sua eficiência de filtragem. Uma vantagem adicional do novo filtro é ter uma menor área externa nas suas extremidades, o que facilita a perfeita vedação das suas bordas impedindo que qualquer ar sem filtragem possa ser admitido pelo motor.