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Lançamentos: Golf ganha motor 1.0 com 125 cavalos

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Hatch médio da VW recebe propulsor 1.0 de 3 cilindros, derivado do up!, que chega a 125 cv. Para atingir esta potência, entre outras soluções, mudaram o turbo

Texto: Edison Ragassi/ Fernando Lalli
Fotos: Divulgação


A Volkswagen lança mais uma motorização para o modelo Golf. Feito em São Carlos (SP), o motor 1.0 TSI Total Flex, da gama EA211, tem três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, ele combina injeção direta e turbocompressor. Conforme os dados de fábrica, pode render 116 cv a 5.500 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 125 cv à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, a partir de 2.000 rpm. Aos 1.500 rpm já oferece 175 Nm (17,8 kgfm) com o combustível vegetal.

O desempenho declarado pela fábrica aponta que o Golf Comfortline TSI, produzido em São José dos Pinhais (SP), acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h, quando abastecido com etanol. Já os números de consumo de combustível, aferidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, apontam que, com gasolina, ele percorre 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na rodovia. Com etanol, são 8,4 km/l no ciclo urbano e 10,1 km/l no ciclo rodoviário.

Motor 1.0 TSI que equipa o Golf
Motor 1.0 TSI que equipa o Golf

Motor diferente do up! TSI

Este propulsor possui várias diferenças se comparado ao 1.0 TSI que equipa o sub-compacto up!. Segundo a VW, na versão aplicada no Golf, o turbo trabalha com temperaturas mais elevadas e maior pressão, o que eleva o volume de ar que é enviado ao motor. Para isso, adotou-se nova carcaça, feita de liga de aço, para aumentar ainda mais a robustez. Também são novos o compressor e a turbina.

Turbo passou por modificações na carcaça e na válvula wastegate
Turbo passou por modificações na carcaça e na válvula wastegate

O intercooler do motor TSI é do tipo ar-água e está integrado ao coletor de admissão. Essa proximidade aumenta a eficiência de todo o conjunto, reduz as perdas e dominui substancialmente o chamado “turbo lag”, explica a fabricante. A refrigeração do próprio intercooler é feita por um radiador auxiliar, que também faz o resfriamento da turbina (com circuito específico de líquido de arrefecimento) por meio de uma bomba elétrica, comandada pela ECU, e que pode funcionar independentemente do motor.

Intercooler integrado ao coletor de admissão
Intercooler integrado ao coletor de admissão

A válvula wastegate possui abertura variável, controlada eletronicamente. Para o Golf, foram adotados novos parâmetros de comando da válvula, o que aumenta a velocidade do turbo e, assim, gera maior pressão, porém, garante a VW, mantem sempre o turbo abaixo de seu limite estrutural.

Injeção direta chega a atingir pressão de 250 bar nesta versão
Injeção direta chega a atingir pressão de 250 bar nesta versão

Na injeção direta, a versão chega a atingir pressão de 250 bar. O sistema de injeção conta com um sensor de etanol, posicionado antes da bomba de alta pressão, que identifica o combustível que vai ser queimado. Esse sensor trabalha em conjunto com a sonda lambda (posicionada junto ao catalisador), ele aumenta a precisão na leitura da combustão da mistura ar-combustível, preveni a ocorrência de picos de pressão e auxilia na partida a frio. Aliás, o motor dispensa qualquer sistema auxiliar de partida a frio.

Velas de ignição são novas para o Golf,  com eletrodo central de irídio
Velas de ignição são novas para o Golf, com eletrodo central de irídio

Já as velas de ignição são novas, com eletrodo central de irídio. A fabricante detalha que o cabeçote é usinado de forma a garantir que a vela de ignição, que é colocada em posição central (entre as válvulas de admissão e escape), tenha seu eletrodo sempre direcionado para o injetor, o que, segundo a VW, facilita a formação da frente de chama e dá maior velocidade e eficiência à queima da mistura ar-combustível.

Cabeçote é usinado de forma a garantir que a vela de ignição tenha seu eletrodo sempre direcionado para o injetor.
Cabeçote é usinado de forma a garantir que a vela de ignição tenha seu eletrodo sempre direcionado para o injetor.

O sistema de arrefecimento foi redimensionado para sua aplicação ao Golf e utiliza radiadores principal (para o motor) e auxiliar (para o intercooler) de maior capacidade, medida necessária por causa do maior calor gerado pela potência elevada. Este motor possui duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas.

Bloco possui temperatura de arrefecimento diferente do cabeçote
Bloco possui temperatura de arrefecimento diferente do cabeçote

O bloco é arrefecido por uma bomba d’água acionada mecanicamente e é dimensionado para atingir maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes. Já a temperatura de arrefecimento do cabeçote precisa ser menor, para minimizar a possibilidade de detonação, melhorando o desempenho do veículo e diminuindo o consumo de combustível. Por isso, ali foi adotado um circuito de baixa temperatura, alimentado por uma bomba elétrica, que circula líquido de arrefecimento para o resfriador (intercooler) e a carcaça da turbina, conforme necessário.

Válvula termostática
Válvula termostática

Duplo comando de válvulas montado na tampa do cabeçote
Duplo comando de válvulas montado na tampa do cabeçote

As duas árvores de comando de válvulas são acionadas pelo virabrequim por meio de uma correia dentada. As polias de acionamento dos eixos de comando de válvulas de admissão e de escape têm desenho trioval, o que permite estabilização da força na correia dentada e de sua flutuação angular. Esse recurso, além de minimizar atrito e vibração, aumenta a durabilidade do sistema.

Polias de acionamento de comando de válvulas de admissão e de escape têm desenho trioval
Polias de acionamento de comando de válvulas de admissão e de escape têm desenho trioval

Transmissão também muda

O Golf Comfortline TSI é equipado com transmissão manual de 6 marchas de código MQ200 GA. Em comparação à MQ200 de 5 marchas aplicada ao up! TSI, recebe novo diferencial (relação de 4,353:1, ante 3,625:1 do up! TSI) e se beneficia do conceito chamado downspeeding, que representa a redução das rotações do motor, com consequente redução do atrito e do consumo de combustível, por meio da adoção de marchas mais longas.

O downspeeding é possível graças à oferta de torque em baixa rotação e às ações realizadas no motor para aumento da eficiência de funcionamento do turbo e ao design do sistema de admissão. Em 6ª marcha (relação 0,646:1), a 100 km/h, o motor gira a menos de 2.500 rpm.

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Suspensões e freios

No Golf 1.0 TSI a suspensão dianteira é independentes do tipo McPherson. A traseira utiliza sistema interdependente com braços longitudinais, as molas são helicoidais. Os amortecedores e molas utilizam carga especifica para esta versão.

O sistema de frenagem é composto por discos ventilados com diâmetro de 288 mm na frente e discos sólidos na parte de trás com diâmetro de 253 mm.

Eles atuam em conjunto com o programa eletrônico de estabilização, sistema de auxílio à direção (ESC), ABS + EBD com assistência de freio (BAS), ASR, EDS e XDS.

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Preços e versões

O VW Golf com propulsor 1.0 TSI turbo e câmbio manual de 6 marchas é comercializado somente na versão Comfortline. O preço sugerido para a venda é de R$ 74.990. Entre os itens de série ele traz: cintos de segurança automáticos de três pontos em todos os assentos, faróis de neblina com luz de conversão estática e sistema Isofix de fixação de cadeirinha de criança com top tether (que permite a fixação da parte superior da cadeirinha), 7 airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais e 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista).

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A direção tem assistência elétrica, volante revestido em couro, ar-condicionado, vidros elétricos e função “um toque”, travamento central por controle remoto, rodas de liga leve de 16”, freio de estacionamento com o sistema “Hill Assist”, sensores de aproximação dianteiro e traseiro, retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecíveis, com luz de seta integrada (side blinker) e função “tilt down”. Sistema de infotainment “Composition Media” com App-Connect (MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto).

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