Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Lançamentos

BMW 125i M Sport chega ao Brasil com motor 2.0 a gasolina

 

A BMW está lançando o BMW 125i M Sport equipado com o motor BMW TwinPower Turbo de 4 cilindros 2.0L a gasolina de 218 hp. O modelo possui câmbio automático de oito velocidades. Com tração traseira, o modelo vem com rodas de liga leve aro 18, com cinco opções de pintura metálica e uma sólida.

13208

Internamente, o veículo vem com volante M, acabamento interno com alumínio escovado, bancos esportivos, compõem o design deste hatch premium. Entre os itens de segurança e conforto estão ar-condicionado automático, bancos com ajustes elétricos, teto solar, Driving Experience Control com ECO PRO.

O veículo ainda conta com sistema Auto Start/Stop, sensor de estacionamento traseiro, controle de cruzeiro dinâmico, seis airbags, freios ABS, controle de estabilidade e tração (DSC DTC) e faróis duplos de Xenon.

Entre as tecnologias do carro estão radio BMW Professional com USB e Bluetooth, Sistema de som Hi-Fi com amplificador, equalizador e 7 alto-falantes, Sistema de navegação com tela de 8,8″ e HD de 12 GB e Internet, BMW Apps e interface para Smartphone. Veículo será comercializado por R$ 154.950,00.

 


 

Volkswagen lança linha de veículos 2014 com destaque para Fox e CrossFox

A nova linha de veículos Volkswagen 2014 acaba de ser apresentada com importantes mudanças em equipamentos, porém, com pequenas alterações no visual. Os automóveis Novo Gol, Novo Voyage, Polo Hatch, Polo Sedan e Golf, por exemplo, passam a receber novos itens de série, além de tecidos e acabamentos internos e externos diferenciados.

No entanto, os principais destaques são os modelos Fox e CrossFox, que trazem várias inovações tecnológicas. Ambos, que já recebem airbags frontais e ABS de série, “Comfort Blinker”, que permite indicar a direção com um leve toque na alavanca de seta; e sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência),um alerta que aciona as luzes traseiras, a fim de evitar colisões.

13230

Outros componentes, que também fazem parte do restante da linha, são o novo rádio global integrado da Volkswagen e o sistema ECO Comfort, dispositivo que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica.

O Fox ganhou ainda a sua versão em homenagem ao megafestival de música Rock in Rio. Disponível apenas na versão top de linha, o modelo recebe itens de série como rodas de liga leve Dakar de 15 polegadas, lanternas escurecidas, maçanetas pintadas na cor da carroceria e os adesivos em preto fosco no para-choque traseiro.

13239

Motorização

O Fox 2014 continua com o motor 1.0l TEC, que passou a ser oferecida no modelo em agosto do ano passado. Abastecido com etanol (E100), a potência do motor TEC é de 76 cv (56 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm (104 Nm) a 3.850 rpm. Com gasolina (E22), a potência é de 72 cv (53 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm (95 Nm) a 3.850 rpm.

O Fox e o CrossFox são oferecidos também com o motor 1.6l EA111 VHT Total Flex. Com etanol no tanque, a potência do motor 1.6l é de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Abastecido com gasolina, a potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm.

O motor 1.6l ainda pode ser aplicado à consagrada transmissão automatizada ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox), na versão I-Motion do Fox e do CrossFox.

Highline

A nova nomenclatura global Highline, adotada pela montadora alemã, passa a identificar as versões topo de linha do Fox, Novo Gol e Novo Voyage. O nome que já identificava opções mais refinadas de modelos como o sedã Jetta e a pick-up média Amarok. As alterações foram feitas nas versões Power e Comfortline, respectivamente.

FICHA TÉCNICA
Fox Tec 1.0l Total Flex

MOTOR
Combustível: Gasolina (E22) e Etanol (E100)
Cilindrada (cm³): 999
Diâmetro dos cilindros x curso dos pistões (mm): 67,1 x 70,6
Válvulas por cilindro / disposição / n° de cilindros: 2 / 01 – Em linha / 4
Posição: Transversal a frente do eixo
Potência máxima – kW (cv) / rpm: 53 (72) / 5250 (Gasolina) e 56 (76) / 5250 (etanol)
Torque máximo – Nm (kgfm) / rpm: 95 (9,7) / 3850 (Gasolina) e 104 (10,6) / 3850(etanol)
Taxa de compressão: 12,7:1
Formação de mistura: Injeção eletrônica multiponto Bosch ME 17.5.24

TRANSMISSÃO
Conjunto câmbio-diferencial: Manual, cinco marchas à frente, acionamento por cabos
Embreagem: Monodisco, acionamento hidráulico
Relações de marchas: 1ª – 4,167:1; 2ª – 2,300:1; 3ª – 1,433:1; 4ª – 0,975:1; 5ª – 0,776:1; ré – 3,182:1
Relação de diferencial: 4,929

SUSPENSÃO
Dianteira; Suspensão independente, Mc Pherson com mola integrada / Mola helicoidal / Diâmetro da barra estabilizadora 19mm
Traseira: Suspensão interdependente, Braço longitudinal / Mola helicoidal

DIREÇÃO
Tipo: Hidráulica
Diâmetro de giro do veículo (m): 11,2
Relação de direção (média): 15,8:1
Voltas no volante (batente a batente): 2,9

FREIOS
Especificação: Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo
Dianteiros: Disco de freio ventilado, diâmetro de 256mm
Traseiro: Tambor de freio com regulagem autom, diâmetro de 200mm

RODAS E PNEUS
Especificação: Roda de aço 6JX15 com Pneu 195/55 R15

 


 

 

Lexus lança linha de sedãs esportivos IS

A Lexus, divisão mundial de veículos luxuosos da Toyota, apresentou seu novo modelo, o sedã esportivo IS. As versões apresentadas em Austin (EUA) foram as IS 250 e IS 250 F Sport com trações traseira e integral, além dos IS 350 e IS 300h (híbrido). De acordo com a fabricante, as versões IS 250 e 250 F Sport possuem o motor 4GR-FSE, com 6 cilindros em V, capaz de gerar 207 cv a 6400 rpm e torque de 25,5 kgfm a 4800 rpm. A transmissão é automática de 6 velocidades.

13234

Em relação ao modelo anterior, a Lexus detalha que o IS 250 teve a estrutura e rigidez da caixa de direção revista para criar uma sensação de condução mais suave e precisa. O duplo sistema de suspensão dianteira (sistema “double wishbone”) foi refeito e agora oferece um aumento de 20% na rigidez de rolagem. A versão F Sport possui acerto de direção e suspensão especiais, e também inclui o sistema de suspensão ajustável AVS como opcional.

Um dos recursos do novo modelo é o sistema Drive Mode Select, que possui pré-ajustes de condução em quatro modos: Eco, Normal, Sport/Sport S e Sport S , este último disponível nos IS 250 F Sport com sistema AVS. “Nossa premissa maior é estabelecer aos proprietários uma prazerosa experiência de condução”, explica o engenheiro-chefe da linha IS, Junichi Furuyama. O executivo também afirmou que todos os aspectos do novo IS foram projetados com um foco renovado sobre o desempenho esportivo, manuseio ágil, resposta precisa ao condutor e feedback altamente comunicativo.

Especificações
IS 250
Tipo de motor: 4GR-FSE
Cilindros: V6
Potência do motor (cv/rpm): 207/6400
Torque (kgfm/rpm): 25,5/4800
Transmissão: Automática de 6 velocidades
Tração: Traseira e Integral
Suspensão dianteira: double wishbone
Suspensão traseira: Multilink

 


 

Land Rover disponibiliza linha 2013 do modelo Freelander 2

A Land Rover está lançando a linha Freelander 2 em sua versão 2013 com nova opção de motor, mais conforto e praticidade em seu interior e elementos de design inspirados no modelo Evoque, segundo a fabricante. O Freelander 2 possui duas opções de motorização, gasolina ou diesel. A novidade da linha é o motor a gasolina Si4 de 2,0 litros, turbo, que conforme os dados divulgados é capaz de gerar 240 cv de potência e torque máximo de 340 Nm a 1.750 rpm. O conjunto é equipado com injeção direta de combustível e comando de válvulas duplo variável.

13213

A outra opção é o motor 2.2 SD4 turbodiesel, que gera 190 cv de potência e torque de 420 Nm a 1750 rpm. O motor possui injeção direta common rail e está em acordo com as atuais normas brasileiras de emissões, podendo ser abastecido tanto com diesel S50 quanto S10.

Para as duas motorizações, a transmissão possui caixa de velocidades Aisin AWF21, automática de seis velocidades, com sistema de tração permanente nas 4 rodas com diferencial Haldex no eixo traseiro. Já a suspensão do veículo possui sistema dianteiro McPherson e, na traseira, conjunto multibraço com barra estabilizadora. A direção possui assistência hidráulica com pinhão e cremalheira.

De acordo com a Land Rover, a versão 2013 do Freelander 2 foi trabalhada para oferecer máxima economia de combustível. Entre os recursos para esse fim, estão a tecnologia Inteligent Power System Management (IPSM), que proporciona o carregamento inteligente da bateria que alimenta o sistema elétrico. O sistema funciona armazenando a energia cinética gerada enquanto o veículo está em processo de desaceleração, dispensando o combustível necessário para manter o sistema de carregamento da bateria em funcionamento.

Assim como todos os outros modelos da gama Land Rover, o novo Freelander 2 também é equipado com sistema Terrain Response, que, segundo a fabricante, ajusta em apenas 150 milissegundos as configurações de tração, câmbio e aceleração de acordo com o tipo de terreno em que se trafega. O sistema programa o modelo para trafegar em asfalto, grama/neve, lama/sulcos e areia. Outro recurso do modelo é o sistema Gradient Release, que permite arranques suaves tanto em aclives quando em declives, garantindo máxima segurança em qualquer tipo de superfície, segundo a Land Rover.

O modelo ainda conta com freios ABS, controle eletrônico de tração (ETC), sistema eletrônico de distribuição de frenagem (EBD), controle de frenagens em curvas (CBC), assistente de frenagem de emergência (EBA), controle dinâmico de estabilidade (DSC), sistema de freio de estacionamento eletrônico, sistema de comando de voz “Say What You See” (controle de voz para os sistemas de áudio, navegação por satélite, telefonia e climatização).

Especificacões Técnicas

2.0 Si4 Gasolina
Motor: SI4 2.0 4 cilindros em linha, Transversal.
Cilindrada (cc): 1.999
Relação de compressão: 10:1
Potencia maxima (kW): 240 cv@3500rpm
Torque Máximo (Nm): 340@1750 rpm

Transmissão: Aisin AWF21 (6 Velocidades automática)
Suspensão dianteira: MacPherson
Suspensão traseira: Conjunto multibraço com barra estabilizadora
Freios: Discos dianteiros ventilados(300 mm), traseiros maciços (302 mm)
Direção: Assistência hidráulica com pinhão e cremalheira
Sistema de tração nas 4 rodas: Tração permanente nas 4 rodas com diferencial Haldex no eixo traseiro

2.2 SD4 Diesel
Motor: Turbodiesel 16 V com injeção direta common rail
Cilindrada (cc): 2179
Relação de compressão: 15,8:1
Potencia maxima (kW): 190 (140)@3500rpm
Torque Máximo (Nm): 420 @1750rpm

Transmissão: Aisin AWF21 (6 Velocidades automática)
Suspensão dianteira: MacPherson
Suspensão traseira: Conjunto multibraço com barra estabilizadora
Freios: Discos dianteiros ventilados(300 mm), traseiros maciços (302 mm)
Direção: Assistência hidráulica com pinhão e cremalheira
Sistema de tração nas 4 rodas: Tração permanente nas 4 rodas com diferencial Haldex no eixo traseiro

 


 

Mercedes-Benz traz linha esportiva do C 250 Turbo para o Brasil

 

A Mercedes-Benz está lançando no Brasil a nova C 250 Turbo Sport Coupé, mais um membro da família Classe C com caráter esportivo. O modelo alia ao design dos cupês da marca, assegurado por um motor moderno e potente conjugado ao eficiente câmbio 7G-Tronic Plus. O conjunto 1.8l de quatro cilindros gera 204 cv de potência e 310 Nm de torque na faixa entre 2.000 e 4.300 rpm.

13211

Alimentado por um turbocompressor com intercooler, o propulsor possui sistema de injeção direta de combustível com alta pressão capaz de ajustar com precisão a aspersão de gasolina, que conferem ao coupé dinamismo, prazer em dirigir e eficiência. Para completar o powertrain, o câmbio 7G-Tronic Plus possibilita uma distribuição mais ampla de relações de marchas bastante próximas. Inclui troca de velocidade no volante.

A condução diferenciada do veículo é fruto também da exclusiva suspensão AGILITY CONTROL, com sistema de amortecimento seletivo, que adapta o automóvel às condições da estrada. Válvulas no interior dos amortecedores aumentam a resistência durante movimentações acentuadas da carroceria para maior sensibilidade ao volante e estabilidade. Em situações normais, o sistema privilegia a suavidade, proporcionando um rodar mais confortável.

13216

Diversos sistemas de segurança equipam a nova série esportiva C 250 Turbo. O Attention Assist, por exemplo, analisa continuamente o modo de dirigir do condutor e o alerta, por meio de sinais visual e sonoro, quando detecta sinais típicos de sonolência ou desatenção.

Outros dispositivos de segurança ativa são: freios adaptativos (ABR), controle eletrônico de estabilidade (ESP), distribuição de força de frenagem eletrônica (EBD), freios antiblocantes (ABS), controle de tração (ASR), tração eletrônica (ETS), assistente de freio (BAS), assistente de partida na subida (HSA), brake priming, brake drying e função Hold.

13244

A segurança passiva é contemplada pelo conjunto de airbags dianteiros e laterais para condutor e passageiro da frente e Windowbags para condutor, passageiro dianteiro e passageiros do banco traseiro. O C 250 Turbo Sport Coupé será comercializado nas concessionárias da marca pelo preço sugerido de R$ 189.900,00.

Ficha técnica
Motor: 4 cilindros em linha
Cilindrada (cm³): 1.796
Potência máxima (cv/rpm): 204 / 5.500
Torque (Nm): 310 / 2.000-4.300
Câmbio: Automático 7G-TRONIC PLUS
Aceleração 0-100 km/h (s): 7,2
Velocidade máxima (km/h): 240 (Limitada eletronicamente)
Peso (kg): 1.550
Pneus: 225/45 R17 | 245/40 R17

 


 

Honda apresenta linha 2014 do monovolume Fit

A Honda lançou a linha 2014 do compacto monovolume Fit com quatro versões: DX, LX, EX e Twist. As versões DX (câmbio manual) e LX (manual e automático) possuem motor de 1,4l, com potência de 101 cv a 6.000 rpm (alimentado com etanol) ou 100 cv a 6.000 rpm (com gasolina), e torque máximo de 13 kgfm a 4.800 rpm. Já as versões EX (câmbio automático) e Twist (manual e automático) possuem o propulsor de 1,5l, que alcança 116 cv a 6.000 rpm (álcool) e 115 cv a 6.000 rpm (gasolina), com torque de 14,8 kgfm a 4.800 rpm.

13209

Os dois motores dispõem da tecnologia i-VTEC Flex (Controle Eletrônico Variável de Sincronização e Abertura de Válvulas), que varia tanto o tempo quanto a profundidade de abertura das válvulas para aumentar a eficiência em diferentes regimes de marcha, além da injeção de combustível multiponto programada PGM-FI (Programmed Fuel Injection). As duas opções de câmbio, manual e automática, possuem 5 velocidades. A versão EX, somente automática, possui sistema Paddle-Shift de acionamento de marchas através de borboletas atrás do volante.

13225

Todas as versões são equipadas com o sistema eletrônico de aceleração Drive-By-Wire (sem cabo), sistema EPS (Electric Power Steering) de direção eletricamente assistida, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (freios a disco nas quatro rodas para a versão EX) e airbags duplos frontais. Itens como computador de bordo, vidro elétrico com travamento em todas as portas e ar condicionado (digital na EX) também são de série em toda a linha Fit.

Confira a tabela de preços da linha Honda Fit 2014

Fit DX manual: R$ 47.930,00
Fit LX manual: R$ 52.690,00
Fit LX automático: R$ 56.520,00
Fit EX automático: R$ 62.990,00

FICHAS TÉCNICAS

Fit DX / LX
Motor: i-VTEC Flex 1.4 16V SOHC
Potência (cv x rpm) – Gasolina / Etanol: 100 / 101 x 6.000
Torque (Kgf.m x rpm): 13 x 4.800
Tração: Dianteira
Transmissão: manual de 5 velocidades (DX e LX) ou automática de 5 velocidades com Shift Hold Control (LX)
Direção: hidráulica com assistência elétrica progressiva (EPS)
Suspensão dianteira: McPherson
Suspensão traseira: Barra de torção

Fit EX
Motor: 1.5 16V SOHC i-VTEC Flex
Potência (cv x rpm) – Gasolina / Etanol: 115 / 116 x 6.000
Torque (Kgf.m x rpm): 14,8 x 4.800
Tração: Dianteira
Transmissão: automática de 5 velocidades com Shift Hold Control e troca de marchas no volante
Direção: hidráulica com assistência elétrica progressiva (EPS)
Suspensão dianteira: McPherson
Suspensão traseira: Barra de torção

 


Fiat lança série especial Novo Uno College 2014

A Fiat apresenta a nova Série Especial Novo Uno College 2014, derivado da versão Vivace 1.0 4 portas. O modelo estará disponível somente nas cores Branco Banchisa e na nova Azul Vitality. No entanto, os retrovisores externos, as maçanetas externas e os anéis estéticos na grade dianteira serão sempre na cor vermelha. A exclusividade também estará presenta nas novas rodas de liga leve pintadas na cor branca.

13219

O modelo ainda traz barras no teto, faróis com máscara negra e lanternas traseiras fumê. Para completar o visual diferenciado, adesivos laterais nas portas e badge na coluna C. Por dentro, há novo tecido dos bancos com detalhes nas cores azul e vermelho. Além disso, os bancos dianteiros trazem porta-objetos e bolsos na parte traseira.

13207

Ainda no habitáculo, o veículo vem com uma nova moldura central na cor azul e detalhes em vermelho no painel do carro e no volante em couro. As saídas de ar laterais são na cor vermelha, assim como as maçanetas nos painéis de porta e o botão central do comando de ar condicionado. Já os puxadores de porta são na cor azul. A moldura do quadro de instrumentos, por sua vez, está na cor cinza.

13218

Entre os componentes de conforto e segurança estão: ar condicionado, direção hidráulica, faróis de neblina, travas e vidros elétricos, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, volante com regulagem de altura, pré-disposição para rádio, cintos dianteiros com regulagem de altura, cintos laterais traseiros retráteis, conta giros e econômetro, além de espelho no para-sol do lado do motorista, porta-óculos e tapetes específicos. A Série Especial Novo Uno College 1.0 4p será comercializada ao preço sugerido de R$ 33.470.

13205


 

Nissan lança linha 2014 da picape Frontier

A Nissan lança a linha 2014 da picape média Frontier com design renovado, nova nomenclatura das versões e mais itens de série. Segundo a marca, a Frontier, produzida em São Jose dos Pinhais/PR, passa a contar com o para-choque e a grade frontal redesenhados. Como novos equipamentos presentes em toda a linha, estão computador de bordo e sistema “keyless” de chave desde a versão de entrada. Além disso, toda a linha já conta de série com airbag e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).

13231

A nomenclatura foi alinhada com o restante da linha Nissan, transformando a versão de entrada “XE” em “S”, a intermediária “SE” em “SV Attack”, enquanto a “LE” torna-se “SL”, assim como acontece, por exemplo, nos modelos March e Versa.

13242

O motor da Frontier é a terceira geração do motor YDK 2.5 turbodiesel, capaz de gerar potência máxima de 190 cv a 3.600 rpm nas versões 4×4 e 163 cv a 3.600 rpm nas com tração traseira (4×2). Segundo a Nissan, a picape foi a primeira do segmento a atender às normas do Proconve L6, que vigoram no Brasil desde 2012.

Da segunda para a terceira geração, o conjunto sofreu modificações como a troca de componentes para reduzir o atrito das partes móveis da unidade principal e, também, no cabeçote, além da adoção da última geração do sistema de injeção eletrônica de combustível de alta pressão. A Frontier também passou a contar ainda com o filtro de partículas de diesel (DPF, em inglês), que está diretamente relacionado ao controle de emissões.

13238

Quanto à transmissão, nas versões S e SV Attack, a Frontier possui câmbio manual de 6 marchas, enquanto a SL possui caixa automática de 5 velocidades. Nas versões 4×4, a Frontier ainda possui sistema de tração Shift-on-the-Fly, acionada por meio de um botão no painel, com o carro em movimento a até 80 km/h, e disponível em três modos: 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida.

A suspensão do modelo possui conjunto dianteiro independente, com braços triangulares duplos, mola helicoidal e barra estabilizadora, e conjunto traseiro com eixo rígido e feixes de mola. As versões SV Attack e SL ainda contam com Pneus A/T (All Terrain) com escrita na cor branca.

13240

Confira quanto custa cada versão na linha 2014 da Frontier:

Frontier S 4×2: R$ 91.990
Frontier S 4×4: R$ 100.490
Frontier SV Attack 4×2: R$ 98.990
Frontier SV Attack 4×4: R$ 107.990
Frontier SL 4×4 AT: R$ 128.590

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Motorização
Motor: 2.5L 16 válvulas, Turbo Diesel Eletrônico
Cilindrada: 2.488 cm³
Diâmetro e Curso: 89.0 mm x 100 mm
Comando de válvula: Corrente
Sistema de injeção: Injeção direta common rail

Tração 4X2
Potência máxima: 163 cv @ 3.600 rpm
Torque máximo: 41,09 kgfm @ 2.000 rpm

Tração 4X4
Potência máxima: 190 cv @ 3.600rpm
Torque máximo: 45,8 kgfm @ 2.000 rpm

Transmissão
Marchas Manual Automática
4.692 3.827
2.705 2.368
1.747 1.520
1.291 1.000
1.000 0.834
0.827
4.260 2.613
Diferencial: Tipo LSD (Limited Slip differential) para as versões 4×4

Direção
Sistema de direção: Hidráulica, movida por pinhão e cremalheira
Diâmetro de giro: 13,2 m

Suspensão
Suspensão dianteira: Independente tipo double-wishbone
Suspensão traseira: Eixo rígido e mola semi-elíptica

Freios
Dianteiro: Disco rotor frontal tipo “V”, com ABS (Anti-brake system) e EBD (Electronic brake distribution)
Traseiro: Tambor com ABS (Anti-brake system) e EBD (Electronic brake distribution)


Peugeot lança compacto 208 com motores 1.5 8V e 1.6 16V

A partir do dia 13 de abril, começa a ser vendido em todo o Brasil o Peugeot 208, compacto que chega para concorrer no segmento premium, que conta com fortes concorrentes, como Ford New Fiesta, Chevrolet Sonic e Fiat Punto. Segundo a própria Peugeot, trata-se do lançamento mais importante da marca no país desde a estreia do modelo 206, em 1999. “O 208 é um divisor de águas, um símbolo de virada da marca”, declarou o diretor-geral da Peugeot no Brasil, Frédéric Drouin, durante a apresentação do modelo à imprensa.

13217

Atualmente o segundo carro mais vendido da Europa, o 208 é lançado no Brasil menos de um ano depois de sua estreia internacional e, por aqui, contará com duas opções de motor: 1.5, nas versões Active e Allure, e 1.6 na versão Griffe, top de linha. Os dois trens de força são semelhantes aos do novo Citroën C3 (com o qual o 208 compartilha a mesma plataforma de fabricação dentro do grupo PSA), mas com algumas alterações mecânicas.

13221

O motor 1.5 8V é chamado pela Peugeot de TU4 e seu desempenho no 208 é uma surpresa. No papel, a potência máxima é de 93/89 cv (etanol/gasolina) a 5.500 rpm. O torque é de 14,2/13,5 kgfm (etanol/gasolina) a 3.000 rpm, com 80% do total disponível já aos 2.000 rpm, o que permite ao modelo respostas rápidas ao acelerador e dá a impressão de se tratar de um motor maior.

Apesar de a fabricante não ter declarado valores exatos de consumo de combustível, o motor recebeu nota A no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. De acordo com a entidade que fez a certificação, os 208 Active e Allure fazem 8,0 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada quando abastecidos com etanol, enquanto que, com gasolina, fazem 11,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada.

13236

O motor 1.6 é o já conhecido EC5, que também equipa o Peugeot 308. O conjunto desenvolve 122 cv de potência a 5.800 rpm (etanol) ou 115 cv a 6.000 rpm (gasolina), enquanto o torque máximo é de 16,4/15,5 kgfm (etanol/gasolina) a 4.000 rpm. Este conjunto possui 16 válvulas com comando variável na admissão, acionado por correia. Também segundo o Inmetro, os números de consumo do 208 Griffe são de 7,1 km/l (cidade) e 8,9km/l (estrada) com etanol e 10,6 km/l (cidade) e 12,9 km/l (estrada).

A caixa de câmbio mecânica MA, de 5 velocidades, é velha conhecida da linha Peugeot/Citroën. Mas, em relação ao C3, o 208 teve relações de marcha, trambulador e diferencial alterados para acompanhar a proposta do carro, mais esportiva. Na versão Griffe 1.6, há a opção de transmissão automática de 4 marchas com opção de comando por borboletas (shift paddles) atrás de volante.

13223

 

O conjunto direção/suspensão é outro destaque do modelo e que faz belo casamento com o powertrain. O sistema de direção elétrica com assistência variável é bastante preciso, impressão reforçada pelo volante pequeno – que possui regulagem de altura e profundidade em todas as versões.

A suspensão dianteira é independente do tipo pseudo-McPherson com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora. Já a suspensão traseira é composta por travessa deformável com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora. O acerto do conjunto, apesar de firme nas curvas, enfrenta muito bem as ruas de piso mais irregular.

Os freios possuem ABS de série em todas as versões, complementado pelo sistema de distribuição eletrônica de frenagem (REF). As versões com motor 1.5 possuem, na dianteira, discos sólidos (266 mm x 13 mm) enquanto a versão Griffe tem discos ventilados (266 mm x 22 mm). Na traseira, as três versões possuem freio a tambor de 8″.

13227

Uma das principais atrações do carro é a central multimídia integrada que está presente nas versões Allure e Griffe. A central reúne GPS, rádio, gerenciamento de entradas USB e Bluetooth. A Peugeot explica que a tecnologia do GPS permite que, caso o sinal do satélite se perca, a central continua guiando o caminho pelo mapa de acordo com os dados de movimentação (aceleração, freio e esterço) coletados através do sinal do ABS.

Como equipamentos de série para todas as versões, o 208 ainda traz duplo airbag frontal; ar-condicionado (digital bi-zone na versão Griffe); cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os passageiros, limpador e desembaçador do para-brisas traseiro; computador de bordo com 3 modos de operação e indicação de manutenção; vidros elétricos na dianteira e travas elétricas nas quatro portas, mais o porta-malas; entre outros.

No pós-venda, o 208 tem três anos de garantia total e revisões programadas com preço fixo. Além do destaque na certificação do Inmetro, o modelo também conseguiu o terceiro lugar na categoria no índice de reparabilidade do CESVI e, segundo dados da Anfavea, tem o menor custo de cesta básica de peças entre seus concorrentes diretos.

13226

Confira a tabela de preços do Peugeot 208:

Peugeot 208 Active (1.5): R$ 39.990
Peugeot 208 Allure (1.5): R$ 45.990
Peugeot 208 Griffe (1.6) manual: R$ 50.690
Peugeot 208 Griffe (1.6) automático: R$ 54.690

FICHAS TÉCNICAS

– Peugeot 208 ACTIVE e ALLURE 1.5

MOTOR
Número de cilindros: 4 cilindros
Número de válvulas: 8 válvulas
Cilindrada: 1.5
Potência álcool – gasolina (cv/rpm): 93 / 5.500 – 89 / 5.500
Torque álcool – gasolina (mkgf/ rpm): 14,2 / 3.000 – 13,5 / 3.000
Alimentação: Injeção eletrônica multiponto seqüencial
Comando de válvulas: Acionamento por correia

TRANSMISSÃO
Tração: Dianteira
Caixa de mudanças: Manual 5 marchas

DIREÇÃO
Direção: Elétrica com assistência variável

SUSPENSÃO
Dianteira: Tipo Pseudo McPherson, independente, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora
Traseira: Travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora

FREIOS
Dianteiros (mm): Discos sólidos 266 x 13
Traseiros: Tambor 8″

PNEUS
Pneus: 195/55 R15 (Fuel Saver)

– Peugeot 208 GRIFFE 1.6 e GRIFFE 1.6 Aut.

MOTOR
Número de cilindros: 4 cilindros
Número de válvulas : 16 válvulas
Cilindrada: 1.6
Potência álcool – gasolina (cv/rpm): 122 / 5.800 – 115 / 6.000
Torque álcool – gasolina (mkgf/ rpm):16,4 / 4.000 – 15,5 / 4.000
Alimentação: Injeção eletrônica multiponto seqüencial
Comando de válvulas: Acionamento por correia, variável na admissão

TRANSMISSÃO
Tração: Dianteira
Caixa de mudanças: Manual 5 marchas ou Automática Sequencial 4 marchas

DIREÇÃO
Direção: Elétrica com assistência variável

SUSPENSÃO
Dianteira: Tipo Pseudo McPherson, independente, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora
Traseira: Travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora

FREIOS
Dianteiros (mm): Discos ventilados 266 x 22
Traseiros: Tambor 8″

PNEUS
Pneus: 195/55 R16 (Fuel Saver)


 

Versão de entrada do Audi A4 chega com preço de R$ 118.900,00

Um sedã completo, cheio de tecnologia, esbanjando desempenho e com o símbolo das argolas da Audi na grade dianteira. O Audi A4 versão Attraction é chamado pela marca de carro de entrada somente porque traz um preço mais atrativo, R$ 118.900,00, mas, na verdade, carrega no DNA tudo de bom que o modelo alemão proporciona.

13235

O Audi A4 Attraction está disponível no nosso mercado com motor 2.0 TFSI, de 4 cilindros, com 1.984 cm3 de cilindrada, turbocompressor e injeção direta de combustível. Um conjunto tradicionalmente moderno, com capacidade de gerar 180 cv de potência entre 4.000 e 6.000 rpm. O torque máximo disponível é de 320 Nm, disponível entre 1.500 e 3.900 rpm. O resultado é aceleração forte desde baixas rotações, com boas retomadas e respostas rápidas, com ótima velocidade final.

Para combinar com o conjunto, a Audi equipa o seu sedã de entrada com a caixa de câmbio Multitronic de 8 velocidades, continuamente variável com nova programação e combinada à tração dianteira. Se colocar no modo sequencial, o motorista controla a troca de marchas manualmente e por meio de borboletas no volante.

13220

Para privilegiar a esportividade característica da marca, sem deixar a segurança de lado, uma prioridade para a Audi, o modelo teve recalibragem nos braços da suspensão traseira e nos amortecedores, sendo que a maioria dos componentes é de alumínio. A suspensão dianteira utiliza o sistema multilink com cinco braços enquanto a traseira é do tipo trapezoidal, com uma estrutura suspensa em quatro pontos. A direção é eletromecânica e o modelo possui o programa eletrônico de estabilidade ESP.

13237

Com uma gama vasta de recursos tecnológicos, a Audi oferece o modelo como ótima relação custo-benefício, com soluções de dirigibilidade, entretenimento a bordo, design e segurança. Como marca registrada da Audi, os faróis bi-xenônio são de série, assim como as luzes diurnas, que passaram a ter quatro LEDs com condutores de iluminação feitos por polímeros especiais. Um conjunto completo por um preço bastante acessível, mas somente para quem tem bala na agulha, é claro.

 

Ficha Técnica
Audi A4 Limo / Avant
Modelo A4 Attraction/Ambiente A4 Ambition S4
Motorização 2.0 TFSI 2.0 TFSI 3.0 TFSI
Cilindros 4 4 6 em V
Cilindrada (cm3) 1.984 1.984 2.995
Potência (cv) 180 @ 4.000 – 6.000 211 @ 4.300 – 6.000 333 @ 5.500 – 7000
Torque (Nm) 320 @ 1.500 – 3.900 350 @ 1.500 – 4.200 440 @ 2.900 – 5.300
Tração dianteira quattro® quattro®
Câmbio Multitronic 8 vel. S tronic 7 vel. S tronic 7 velocidades

 

 


Audi TT completa 15 anos com muita esportividade e tecnologia

 

Se tem um modelo que chama atenção por onde passa é o Audi TT, o modelo superesportivo da Audi que acaba de completar 15 anos de vendas no Brasil. Seu desenho é um marco para a Audi, já que foi construído do Zero, tendo inclusive um nome que nada tem a ver com o restante da gama alemã (A1, A4, Q3, S5 etc), com alusão a uma corrida inglesa chamada Tourist Trophy – TT.

13215

A linha RS acaba de chegar ao Brasil nas versões RS Coupé e RS Roadster , trazendo um conjunto mecânico de última geração: um motor de cinco cilindros, com 340 cv, combinado ao câmbio S-TRonic de 7 marchas e a tração integral quatro. Começando pelo motor, a Audi equipou a versão com o TSFI 2.5 litros, ou seja, turbinado e com injeção direta de gasolina. Assim é capaz de entregar a potência de 340 cv e o torque máximo de 450 Nm em baixas rotações – 1.600 rpm, mantendo-se constante até 5.300 rotações.

13210

A Audi explica que a “trilha sonora” do propulsor é intensificada por um flap na saída esquerda do escape. Quando o motorista aperta a tecla Sport, o som da unidade de cinco cilindros torna-se ainda mais intenso e a capacidade de resposta é ainda maior. Ou seja, o barulho que todo apaixonado por carros gosta de escutar.

13214

Completando o powertrain, a transmissão automática de sete velocidades S tronic, com sistema de dupla embreagem e layout compacto de três eixos, amplamente espaçados, e com a sétima marcha concebida também para ultrapassagens. Como todo carro sequencial, as marchas podem ser trocadas de maneira manual pela alavanca ou por meio do shift-paddles atrás do volante. A tração integral quattro é de série.

13224

A engenharia da Audi explica que o sistema de dupla embreagem trabalha com as marchas pré-engatadas, de modo que a mudança de marcha é feita de maneira extremamente suave, em centésimos de segundo, sem interrupção perceptível do fluxo de potência.

Esportivo ao extremo, o Audi TT RS tem suspensão esportiva rebaixa a carroceria do veículo em 10 milímetros, além do Audi Magnetic Ride, que modifica os amortecedores de acordo com a necessidade. Mais uma inovação da marca, este sistema de amortecimento de alta tecnologia possui minúsculas partículas magnéticas que circulam no óleo dos amortecedores. De acordo com a Audi, quando é aplicada uma voltagem, estas partículas modificam as características de amortecimento em milésimos de segundo. Esta regulagem adaptável proporciona, de acordo com a situação de condução e preferência do motorista, mais conforto na rodagem ou dirigibilidade esportiva.

13222

Com muita segurança e uma série de recursos tecnológicos, o modelo vem equipado com air bags frontais e laterais dianteiros; cintos de segurança com sensor de afivelamento no banco do motorista; sistema eletrônico de estabilização (ESP) e faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura, limpadores e sensores de luz e chuva com assistente para luz alta. Os preços são de R$ 399 mil para a versão RS Coupé e R$ 419 mil para o modelo Roadster.

FICHA TÉCNICA
Audi TT RS Coupé
Modelo
Motor
TipoCilindradas
Diâmetro x curso do pistão
Taxa de compressão
Potência máxima (hp/rpm)
Torque máximo (Nm)Transmissão
Tração
Embreagem
CaixaSuspensão, direção e freios
Suspensão dianteira
Suspensão traseira
Direção
Freios
Audi TT RS CoupéCinco cilindros em linha, gasolina, injeção direta, turbo com intercooler, quatro válvulas por cilindro com duplo comando no cabeçote
2480 cm3
82.5 x 92.8
10:1
340/5400 – 6500
450/1600 – 5300

sistema quattro de tração integral permanente
acionamento hidráulico
S tronic de 7 velocidades

McPherson com subframe em alumínio e anti-roll bar
4-link
sistema eletromecânico com assistência progressiva
sistema de circuito duplo dividido em diagonal com ESP, assistência de frenagem hidráulica e discos ventilados

 

 


Muita tecnologia e esportividade acompanham o Audi S7 Sportback

Mais uma novidade para os fãs da Audi no Brasil é a chegada do esportivo Audi S7 Sportback, que traz consigo um conceito inédito de motor, entre outras tantas novidades mecânicas e tecnologias. Equipado com o conjunto V8 biturbo 4.0 TFSI, o S7 é capaz de gerar a bagatela de 420 cv de potência e conta ainda com a nova tecnologia “Audi cylinder on demand”, que desliga quatro cilindros quando necessário.

13241

A engenharia da Audi explica que o “cylinder on demand” (inglês para cilindro por demanda) é um sistema que pode desligar seletivamente quatro dos oito cilindros (2,3,5,8), sem que o condutor note qualquer diferença, sempre que estiver em regimes de baixas e medias rotações. Assim, o motor continua funcionando deforma suave e potente, com redução de consumo e de emissão de poluentes.

13212

Esse processo é possível por conta do sistema Audi Valvelift, que fecha as válvulas de admissão e de escape, cortando também a injeção e a ignição dos cilindros sempre que a potência total dos oito cilindros não é necessária ao funcionamento do motor. Essa desativação acontece em situações específicas: com o regime do motor entre 900 e 3.500 rpm, a temperatura não pode ser inferior a 40° C e o câmbio em terceira marcha. Tudo isso pode se acompanhado pelo motorista por meio do quadro de instrumentos.

13228

Com toda essa tecnologia, o S7 gera 420 cv de potência entre 5.500 e 6.400 rpm, com torque máximo de 550 Nm, disponível entre 1.400 e 5.200 rpm. Isso é possível com a ajuda da transmissão automática S tronic de 7 velocidades continuamente variável, com a adoção do shift paddles atrás do volante. A tração permanente quattro, com sistema de vetorização de torque. O Sistema Eletrônico de Estabilidade (ESP) é de série, assim como a suspensão esportiva e o controle de cruzeiro do tipo adaptativo com função Stop & Go, que evita colisões.

13232

13229

O Audi S7 é puro luxo, e como não poderia deixar de ser vem equipado com uma série de recursos tecnológicos e dispositivos de segurança, como air bags frontais e laterais dianteiros; cintos de segurança com sensor de afivelamento no banco do motorista; sistema eletrônico de estabilização (ESP) e faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura, limpadores e sensores de luz e chuva com assistente para luz alta.

13233

Também conta com sensor de estacionamento traseiro e dianteiro conta com o auxílio de uma câmera de ré para facilitar as manobras na garagem e o sistema de entretenimento do tipo MMI touch, com tela sensível ao toque, capaz de comandar quase tudo a bordo – do sistema de navegação a sistemas de áudio, TV e telefone. Isso é só o começo para o modelo, mas o motorista tem que desembolsar a partir de R$500 mil.

13243

FICHA TÉCNICA
Audi S7 Sportback 4.0 TFSI quattro S tronic (309 kW)

Motor
Tipo V8 com bloco em alumínio e injeção direta de gasolina; duplo comando no cabeçote (DOHC), turbo com intercooler indireto, sistema de controle de pressão de combustível por demanda, sistema cylinder on demand
Cilindradas (cm³) 3993
Diâmetro x curso do pistão 84.5 x 89 / 10.1
Potência máxima (hp) 420/5500 – 6400
Torque máximo 550/1400 – 5200

Transmissão
Tração sistema quattro de tração integral permanente
Embreagem dupla, acionamento eletrohidráulico
Caixa S tronic de 7 velocidades

Suspensão, direção e freios
Suspensão dianteira e traseira sistema pneumático
Direção sistema eletromecânico com assistência progressiva
Freios sistema de circuito duplo dividido em diagonal com estabilização
eletrônica (ESC), assistência de frenagem hidráulica e discos ventilados; freio de estacionamento eletromecânico

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php