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Irwin enumera cuidados que mecânicos devem ter com suas ferramentas

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A fabricante de ferramentas Irwin fala sobre cuidados que os mecânicos automotivos devem ter com suas ferramentas na oficina. A empresa considera que o trabalho de um mecânico envolve geralmente duas etapas: a manutenção preventiva e o conserto de máquinas e equipamentos.

A categoria utiliza no cotidiano diversas ferramentas, das mais simples às mais sofisticadas, incluindo uma série de alicates, chaves, soquetes e martelos, cada um com uma função específica. Por isso, a empresa afirma que o primeiro cuidado que qualquer mecânico deve ter é com a organização dos seus procedimentos, rotinas e ferramentas, de acordo com o tipo de manutenção que ele irá realizar.

Para o coordenador técnico de produtos da Irwin, Dermival Poçan, o mecânico deve agir como se fosse um instrumentista cirúrgico. “A organização proporciona segurança ao profissional e transmite confiança para o cliente. Um profissional desorganizado não tem tanta credibilidade”, diz. É importante evitar uma exposição desnecessária das ferramentas de trabalho. “De modo geral, o mecânico deve organizar suas ferramentas em uma mala, em uma caixa, ou até mesmo em um bom painel, de forma que elas sejam facilmente localizadas e tenham suas integridades preservadas”.

A dica na hora de escolher uma mala ou caixa de ferramentas é buscar as mais resistentes e com maior espaço de armazenamento. “Evite levar até o local do trabalho ferramentas desnecessárias para a atividade que você for realizar. Vai ficar mais difícil localizar as ferramentas certas e isso demonstra desorganização”, orienta Poçan.

Alicates: o mais básico é o alicate universal, uma ferramenta articulada que tem a função de segurar com firmeza, dobrar e cortar arames temperados. A dica principal é não utilizar o equipamento para outras funções. Pode parecer óbvio, mas, para evitar ter que parar e pegar outras ferramentas, muitos profissionais usam alicates como martelos. Isso pode danificar o equipamento e reduzir consideravelmente a sua vida útil.

Além do alicate universal, mecânicos utilizam muito o alicate de pressão. Essa é uma ferramenta desenvolvida para segurar e prender peças em atividades que exigem alta pressão.

Novamente, a recomendação é que o equipamento só seja utilizado para realizar a atividade para a qual foi desenvolvido. “Os alicates não foram desenvolvidos para fazer a função de chaves, ou seja, eles não devem ser utilizados para afrouxar ou apertar parafusos ou porcas, mas sim para segurar peças de forma firme”, explica Poçan.

Na mecânica, também é muito comum que peças dentro dos motores estejam presas por anéis. Na manutenção, frequentemente é necessário separar duas peças. Para isso, utiliza-se o alicate para anéis. Eles estão disponíveis em diversos formatos, alguns são para anéis internos, outros para anéis externos, a inclinação da mandíbula pode variar de 45° a 90°. A recomendação da Irwin é usar a ferramenta adequada para cada tipo de anel.

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Chaves: Para apertar ou afrouxar parafusos, mecânicos utilizam chaves de diversos tipos como de fenda, phillips, tork ou canhão. “Devido ao grande número de parafusos presentes nos motores, o mecânico deverá ter algumas medidas de cada um desses encaixes. Ele nunca deve improvisar uma chave para outra atividade e não deve utilizar uma chave muito pequena em parafusos muito grandes ou vice-versa”, recomenda Poçan.

O coordenador técnico da Irwin sugere que o profissional sempre opte por chaves produzidas em aço cromo vanádio, mais resistentes. Os cabos devem ser ergonômicos e confortáveis e o tamanho também faz diferença: cabos mais longos proporcionam maior efeito de alavanca para soltar parafusos emperrados.

Para locais de difícil acesso, recomenda-se a utilização das chaves combinadas com pescoço. Elas possuem inclinações no final do cabo que permitem trabalhar com segurança e velocidade em superfícies irregulares, explica a Irwin.

Específica para o dia a dia dos mecânicos, a chave biela é utilizada para afrouxar e apertar uma peça localizada dentro dos motores. Essas chaves também podem ser utilizadas em outras partes do carro. Elas podem ser encontradas em modelos com passante, caso o parafuso seja maior do que a curvatura da chave.

Soquetes: Na manutenção de suspensão, freios e rodas de carros, ônibus e caminhões, devem ser utilizados soquetes de impacto, que são projetados para suportar altos torques e rotações. Eles costumam vir na cor preta, para diferenciar dos soquetes tradicionais.

Extrator de parafusos e porcas: Os mecânicos também podem se valer de uma ferramenta para extrair parafusos e porcas quando eles estão desgastados, emperrados ou quebrados. Os extratores de parafusos e porcas devem ser utilizados com o auxílio de uma chave ajustável ou fixa. “O profissional deve verificar o diâmetro da porca ou parafuso e buscar no kit de extrator o mais adequado”, diz Poçan.

Caso o parafuso esteja quebrado, é necessário utilizar também uma broca para furar metais. “O profissional deve selecionar uma broca com 50% do diâmetro do parafuso quebrado e utilizá-la para fazer um furo no centro desse parafuso. Na sequência, ele vai introduzir o extrator no orifício e com apoio de um desandador girar no sentido anti-horário, retirando, sem risco de causar danos à peça, o parafuso quebrado”.

Martelos: O martelo bola é muito utilizado, por exemplo, em suspensões. Eles vêm em diversos tamanhos. Geralmente os mais indicados são os de 300g. Já o martelo de borda é produzido com as extremidades de plástico. Eles são indicados para montagem de motores, já que o plástico reduz a possibilidade de danificar as peças.

Torquímetros: Os torquímetros são ferramentas indicadas para calibrar os apertos de parafusos e porcas. Eles garantem um ajuste perfeito, dentro da tolerância recomendada pelos fabricantes. “Basta selecionar o ajuste recomendado que o equipamento emite um sinal sonoro indicando que a calibração foi atingida”, explica Poçan.

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