Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Inspeção veicular: cuidados garantem emissões dentro dos limites permitidos

A regulamentação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que determina a volta da inspeção veicular no Brasil tem gerado muitas dúvidas entre os motoristas. Afinal, o que fazer para que o veículo fique dentro dos padrões de emissões exigidos pela lei? De acordo com a Umicore, o fator principal é assegurar que as revisões estejam em dia.

“O principal componente responsável por garantir que o veículo não polua mais do que o permitido pela legislação é o catalisador, uma peça muito prejudicada pela falta de manutenção dos outros itens”, explica o gerente de Aplicação do Produto da Umicore, Miguel Zoca. O catalisador automotivo converte até 98% dos gases tóxicos provenientes da combustão em substâncias inofensivas. Ele é projetado para durar no mínimo 80 mil quilômetros, mas pode ter a sua vida útil abreviada pelo desgaste de outras peças.

Componentes dos sistemas elétrico, de ignição e de injeção com problemas, por exemplo, podem danificar o catalisador comprometendo seu funcionamento. Por isso, é essencial que as revisões estejam em dia para evitar surpresas na hora da inspeção.

Segundo o gerente da Umicore, outra vantagem de realizar as revisões periódicas é que elas costumam ser mais em conta do que o conserto das peças. “Isso porque a troca de componentes que já apresentam desgaste evita que aquele item interfira no funcionamento de outros”, explica.

A utilização de combustíveis de qualidade e de fluídos especificados pelas fabricantes de veículos também ajudam a garantir a vida longa do catalisador, assim como a manutenção das condições originais do carro. Veículos que tiveram o mapa de injeção alterado para maior performance, por exemplo, podem não estar atendendo aos parâmetros do controle de emissões. “O carro bem cuidado, além de passar de forma tranquila pela inspeção, também contribui com a qualidade do ar e, consequentemente, com a saúde da população”, afirma o gerente da Umicore.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php