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Informação de qualidade do fabricante para o aplicador

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Ciclo de palestras técnicas do Projeto Atualizar O Mecânico aproximou as duas pontas da cadeia

 

Mais uma vez, o Projeto Atualizar foi destaque dentro da Automec. O entusiasmo dos mecânicos também foi observado durante o ciclo de palestras que, a exemplo de outras edições, a Revista O Mecânico promoveu em seu estande. Salas lotadas do primeiro ao último dia do evento são a prova de que o aplicador da peça tem sede de conhecimento.

 

As sete empresas que participaram do Projeto nesta Automec foram BorgWarner, Elring, Gueparts, Hengst, R&M, Snap-on e Tecfil.

 

Ao final do sábado, último dia de palestras, foi promovido o sorteio de Manuais Técnicos O Mecânico da linha Peugeot e um multímetro para carros híbridos da Snap-on entre os mecânicos que participaram das palestras.

 

Assim, o ganhador do multímetro foi Hildebrando Lourenço Gallo, de 60 anos, dono da oficina Equipauto na cidade de Itajubá/MG. Hildebrando tem seis funcionários trabalhando em sua oficina, que comanda desde 1988 fazendo de funilaria à eletrônica de veículos leves.

 

“No interior, não tem como escolher muito. Tem que fazer de tudo”, afirma. Ele também é assinante da Revista há 8 anos. “A Revista me ensinou muito, meus empregados usam, é muito interessante, muito bom. Quem não a assina, deveria assinar”. Ele também é assíduo participante do ciclo de palestras. “É a quarta vez que participo do Atualizar. Minha parede está cheia de certificados”, garante.

 

Engenheiro eletrônico de formação, Hildebrando tem uma história de superação. Após decidir deixar a engenharia e abraçar a oficina mecânica, ele teve grandes prejuízos com enchentes, em 2000 e 2008. “Me quebrou duas vezes”, lamentou. “Hoje eu trabalho numa escola, trabalho na oficina, dou aula de catequese, estou numa boa. Deus é o maior, mas não sou fanático por nada. Mas a sorte me acompanha”, sorriu o ganhador.

 

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Hildebrando Lourenço Gallo (dir.) foi o ganhador do sorteio do prêmio oferecido pela Snap-on

 

BorgWarner

Válvulas termostáticas e sistema de arrefecimento

 

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A BorgWarner trouxe dois temas para o Atualizar: turbocompressores e válvulas termostáticas. O consultor técnico da empresa, Eribaldo Gomes de Sousa, começou as palestras explicando sobre a BorgWarner que, no segmento de sistemas de arrefecimento, associou-se à Wahler no início do ano passado e, com isso, os mecânicos deverão acompanhar ainda durante esse ano a troca completa das embalagens dos produtos válvulas EGR, tubos EGR e termostatos pela marca BorgWarner.

 

Após essa introdução, Eribaldo explicava sobre os principais componentes presentes no sistema de arrefecimento de um veículo e ainda algumas dicas de manutenção pertinentes ao trabalho diário dos profissionais. “Explicamos sobre as aplicações das peças, qual a função da válvula termostática no sistema e como elas são construídas”.

 

Eribaldo ainda comentou que o sistema de arrefecimento e, principalmente, a válvula termostática, são carregados de mitos. “Ainda há mecânicos que acham que a válvula termostática é um item dispensável no sistema e que, em alguns casos, tirando a válvula, você resolve alguns problemas de aquecimento”, comentou, espantado. “Na verdade, os prejuízos são incontáveis, pois, tirando a válvula do sistema você traz vários problemas ao veículo e ao meio ambiente. Sem ela, o motor não atinge a temperatura ideal de trabalho, funcionando com mistura rica e, consequentemente, maior emissão de poluentes. Outro problema comum é o veículo apresentar aumento no consumo de combustível e, a longo prazo, danos ao motor”, acrescentou Eribaldo.

 

Ainda no campo das dúvidas, Eribaldo procurou explicar o mais didaticamente possível como realizar um diagnóstico no sistema de arrefecimento através de um passo a passo simples e, com este, chegar à real causa da falha sem realizar alterações que prejudiquem o funcionamento e afetem diretamente a vida útil do motor.

 

No final, segundo Eribaldo, o retorno das palestras tem bons frutos tanto para a empresa quanto para o mecânico que teve a oportunidade de receber mais um treinamento. “O retorno foi muito bom. Com mecânicos instruídos em como realizar um procedimento corretamente, teremos clientes mais satisfeitos, mecânicos com melhor reputação e a fábrica terá o retorno proporcional ao maior número de vendas de componentes e menor entrada com pedidos de garantia. Saímos com a missão cumprida”, comentou.

 

Elring Klinger

Tecnologia de juntas e vedação dos motores

 

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O engenheiro de produto da Elring Klinger no Brasil, Luiz Henrique dos Reis, apresentou no início de sua palestra a história da marca de origem alemã. Em seguida, os veículos para os quais é fornecedora de peças originais, seja junta de cabeçote ou outros componentes. Após este inicio de apresentação, Luiz seguiu mostrando a evolução da tecnologia de construção de juntas desde o início das atividades da empresa.

 

Luiz explicou ainda que procurou esclarecer as principais dúvidas, ressaltando que a participação dos mecânicos auxilia a empresa a montar mais treinamentos e, cada vez mais, estreitar seu relacionamento com o mercado de reposição. “Esse tipo de treinamento foi uma demanda de mercado que nós notamos ser necessária. Infelizmente tem muito profissional com dificuldades quando o assunto envolve montagem deste tipo de componentes e sobre dúvidas quanto à originalidade de peças”, explicou.

 

Uma dúvida recorrente que a empresa costuma receber dos mecânicos, segundo Luiz, pôde ser esclarecida nas palestras do Atualizar. “A dúvida mais comum que recebemos dos mecânicos é sobre algumas dicas de montagem e, nas palestras, não foi diferente. Por exemplo, muitos não têm o conhecimento de que, após a instalação do retentor fabricado em PTFE (Teflon), o motor somente pode ser ligado após quatro horas, pois este é o tempo que leva para que a peça ‘abrace’ o eixo corretamente. Outra coisa importante é instruí-los sempre a efetuar a troca dos parafusos do cabeçote após uma desmontagem, pois estes sofrem o efeito de ‘esticamento’ durante sua vida útil”, orientou Luiz.

 

Sobre a participação da Elring nesta edição do Atualizar, Luiz comentou que a experiência foi bastante proveitosa e orienta aos mecânicos continuarem buscando conhecimentos em novas tecnologias. “Já participamos do Atualizar em outras edições e, com essa experiência, aprendemos que informar o mercado é sempre bom. É legal o interesse que os profissionais têm nas palestras e, daqui para frente, a necessidade por informação técnica se tornará cada vez maior com a tecnologia dos novos motores, que apresentam tolerâncias de medidas cada vez menores e será ainda mais necessário profissionais dispostos a aprender e disseminar o conhecimento”, finalizou Luiz.
 

GPS Gueparts

Tensionadores e Polias

 

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O gerente de vendas e marketing da GPS Gueparts, Junior Tenório, apresentou sua palestra de tensionadores e polias nesta edição do Atualizar, apresentando as principais diferenças dos produtos que a marca oferece ao mercado de reposição. Segundo Júnior, entre os motivos que levaram a empresa a montar a palestra estava ouvir algumas demandas vindas do mercado que questionavam, principalmente, o que os produtos possuíam como características.

 

“Nós pegamos algumas informações no mercado, buscando algumas necessidades e carências do mecânico, buscando mostrar os diferenciais de nossa indústria que beneficiam o aplicador. Tudo isso envolve, desde a aplicação do produto, características dos materiais, enfim todas as propostas que a empresa oferece que podem beneficiar o mecânico em sua rotina de trabalho nas oficinas do nosso país”, comentou Junior.

 

De acordo com Junior, as dúvidas mais comuns levantadas neste ciclo de palestras envolviam vários pontos que, esclarecidos, abriram boas perspectivas para a marca neste ano de 2015. “As dúvidas eram, geralmente, perguntar qual tipo de produto que está sendo comercializado pela GPS Gueparts, qual o tipo de rolamento utilizado, qual o material que ele é construído, enfim todas as características que garantem que o produto é de boa qualidade e que, para os mecânicos, carregam o grau de confiabilidade dos produtos. Outro ponto bastante abordado era sobre a garantia que a GPS Gueparts oferece aos seus produtos, o que é coberto por ela, o que não é, como funciona a assistência técnica. Em resumo, girou em torno de qualidade, durabilidade e garantia”, explicou Junior Tenório.

 

Ao fim da rodada de perguntas, Júnior avaliou que o saldo foi positivo e a empresa ganhou a visão de credibilidade que os mecânicos buscavam no início de cada palestra. “O retorno foi muito bom. A GPS Gueparts é uma empresa relativamente nova e a gente queria buscar nessa oportunidade mostrar para o aplicador que ele tem uma nova alternativa no mercado. Mostramos também que, a partir da compra de componentes da nossa marca, estamos à disposição para ajudá-los com as dúvidas que porventura eles possuírem. No final do Atualizar, acredito que todos saíram ganhando”, finalizou, satisfeito, o gerente de vendas.

 

Hengst

Tecnologia em filtros originais e reposição

 

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As palestras da Hengst foram ministradas em dupla: o consultor técnico Matheus Michelon e o supervisor de desenvolvimento e produto, Fernando Ávila dos Reis, foram os responsáveis por ministrar os treinamentos, explicando diferentes conteúdos. Segundo Fernando, a palestra é iniciada com um pouco da história da empresa, originária da Alemanha nos anos 50 e que chegou ao Brasil em 2001 como fornecedora da Mercedes-Benz. Em 2005, chegou ao mercado de reposição independente.

 

Já Matheus comentava sobre os módulos de gerenciamento de filtragem que a empresa fornece para as montadoras. “A gente passa para os mecânicos como é feita a construção dos filtros e a tecnologia implementada no sistema de filtragem. Orientamos também que, no mercado de reposição, a Hengst fornece apenas o refil dos filtros, mas que fornecemos como item original para as montadoras todo o módulo de filtragem, como chamamos”, explicou.

 

Fernando explicou ainda que os motivos que levaram a empresa a montar este tipo de apresentação foi mostrar que a Hengst é uma empresa de ponta no segmento de filtragem e que atende a todas as expectativas que a montadora solicita, seja no mercado original, seja no de reposição. “A intenção foi mostrar a importância dos filtros nos sistemas dos veículos e que, nossa empresa tem o diferencial de fornecer itens de qualidade e que atendem a demanda das oficinas seguramente”.

 

Fernando acrescentou também que as dúvidas eram diversas, desde as características peculiares à construção do filtro e sua estrutura molecular à outra bastante comum e simples. “A dúvida mais comum foi o que significava a luz do filtro de óleo acesa no painel. Aí entramos com algumas explicações, quais cuidados tomarem, quando devemos efetuar a troca do filtro de óleo, qual a periodicidade correta e mostramos que aplicando um produto de qualidade você evita retrabalhos e danos aos motores dos veículos envolvidos”.

 

Ao final do ciclo de palestras, Fernando disse que a experiência de trocar informações direto com o mercado consumidor foi ótima para a empresa e seus planos para o mercado de reposição. “Com certeza. Muita gente com dúvida pode esclarecer com a gente. Além disso, nosso produto ficou exposto e, apesar desta edição da Automec ser voltada para linha leve, teve bastante profissional que trabalhava com linha pesada participando das palestras, o que para a Hengst é um público bastante interessante, pois a empresa trabalha para os dois segmentos”, finalizou.

 

R&M

Proteção da correia sincronizadora

 

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As palestras ministradas pela R&M explicaram ao público mecânico a importância de efetuar a substituição das capas da correia sincronizadora dos motores sempre que estas apresentarem danos ou deformações, preservando assim a proteção da correia, sua função vital e, consequentemente, o motor do veículo. “As palestras mostraram aos mecânicos que as capas das correias não são itens que devem ser deixados de lado no momento do reparo e que, quando não recebem o cuidado adequado, podem traduzir em grandes prejuízos”.

 

A empresa acrescenta que viu nessa brecha a oportunidade de preencher uma lacuna ainda aberta em nosso segmento. “Nossa intenção com a palestra foi mostrar para o mercado de reposição que é importante realizar a troca deste item e, principalmente, mostrar que a R&M tem a disponibilidade de capas para diversos veículos circulantes no país”.

 

Segundo a R&M, a principal dúvida dos mecânicos nas palestras ainda eram voltadas a disponibilidade dos itens. “Ouvimos muitos perguntarem: ‘mas onde eu encontro?’, ‘onde tem essas capas?’, ‘isso vende na reposição?’. Todos esses questionamentos só nos mostra que teremos um duro trabalho. Muitos ainda buscam essas capas em concessionárias e, em alguns casos, relataram até buscarem essas peças em ‘desmanches’. Era um cenário bastante crítico que a R&M veio suprir”.

 

Para a R&M, participar do Atualizar foi um enorme ganho para a nossa empresa e para os mecânicos. “Estivemos participando do Atualizar pela primeira vez e, para nós, o saldo foi mais do que positivo. Essa experiência só potencializou o que já acreditávamos e mostra que nossos planos e projetos estão no caminho certo e, principalmente, atenderemos uma demanda histórica das oficinas, voltando o cuidado deles para um item que antigamente era ignorado erroneamente. Estamos construindo um novo segmento de sucesso e que garantirá veículos com manutenção ainda mais em dia”, finalizaram os profissionais da empresa logo após a palestra de sábado. A R&M esteve representada no estande da Revista O Mecânico com os colaboradores Daniel Marques, Glauco Mancici e Luccas Baradel Lanza.

 

Snap-on

Diagnóstico do começo ao fim

 

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Fabricante de equipamentos de testes e diagnósticos automotivos, a Snap-on foi representada pelo consultor técnico Frederico Ribeiro Bastos. Ele ministrou nesta edição do Atualizar a palestra “Diagnóstico Guiado” que abordou vários aspectos da manutenção automotiva, desde diagnósticos de avarias em motores ciclo Otto até análise de gases.

 

Frederico descreve que começa a palestra orientando o mecânico a como realizar um processo completo de diagnose. “Abordo ainda outros temas interessantes à rotina deles, tais como: fazer uma pré-venda de serviços, como conseguir analisar a causa da falha que o veículo está apresentando, como identificar a avaria a partir do código de falhas gerado apontado pelo sistema do veículo, como se destacar profissionalmente e ganhar dinheiro com seu trabalho”, enumerou.

 

“Por fim, explico como os carros atuais tem seu sistema de injeção eletrônica é interligado a outros, como no caso dos sistemas multiplexados que, embora estejam no país a mais de uma década, ainda são envoltos de mistérios para muitos profissionais”, contou o consultor técnico.

 

De acordo com Frederico, são várias as dúvidas levantadas durante a palestra. No entanto, ainda é bastante comum ouvir que os mecânicos não sabem de onde iniciar o diagnóstico. “Muitos têm dificuldade em saber por onde devem começar e por onde devem terminar um processo de diagnóstico quando um carro chega à oficina deles. Para auxiliá-los, entrego durante a palestra um passo-a-passo que a ABNT indica para processos de diagnósticos em veículos do ciclo Otto, iniciando pelo scanner, identificando o código de falhas, analisando os componentes que compõem o sistema em falha, como no sistema de injeção onde analisamos, por exemplo, bicos injetores, velas até finalizar o diagnóstico com a análise de emissões de gases poluentes pelo escapamento do veículo”.

 

Outra dúvida comum é saber qual tipo de cobertura de frota cada scanner da marca abrange. “Para minimizar este tipo de problema, a Snap-on procura comercializar apenas scanner originais das montadoras, garantindo assim que o software desenvolvido tenha alta qualidade e abrangência”.

 

Tecfil

Sistemas de filtragem automotiva

 

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O técnico comercial Leo Stevan de Sousa, da Tecfil, montou a palestra para mostrar as novidades que a fabricante possui no mercado de filtros automotivos. O inicio da palestra começa com a apresentação da linha de produção, laboratórios e alguns veículos que carregam os filtros da marca originalmente.

 

Em seguida, Leo explica sobre os segmentos em que a empresa possui filtros, seja de óleo, de combustível e antipólen tanto para o mercado de veículos leves, de pesados e agrícolas. “Conseguimos apresentar uma geral dos nossos produtos para o mercado de reposição que a empresa tem no mercado de reposição. Escolhemos esse tema também para orientar o mecânico em como consultar as informações que ele necessitar para uma aplicação, por exemplo, catálogos online, serviço de atendimento técnico e etc.”, comentou.

 

Leo acrescentou que uma dúvida que foi bastante comum nas palestras realizadas no Atualizar nesta Automec envolvia a aplicação de filtros. “A maior dificuldade é saber qual filtro vai no carro que ele precisa. Muitas vezes eles conferem a aparência e tamanho, mas, na verdade, outros fatores variam, como rosca e sistema de filtragem, por exemplo. Assim, nós os orientamos como conseguir estas informações com nosso corpo técnico para utilizarem sempre o componente correto”, explicou Leo.

 

Outra dúvida bastante comum, citada por Leo era quanto à periodicidade de troca de cada tipo de filtro. “Explicamos que isso varia muito de acordo com o uso do veículo e o tipo de aplicação. Portanto, mostramos a eles que empresa tem um canal direto com o mercado que, quando existir qualquer tipo de dúvida, a empresa encontra-se a disposição para auxiliá-los sempre que necessário e, principalmente, não hesitem em entrar em contato quando for preciso”.

 

Outro ponto levantado por Leo é a grande adesão do público da Automec às palestras da empresa. “Foi surpreendente ver a sala tão cheia e tantos mecânicos participativos. A cada dia que passava a sala enchia mais e chegamos ao último dia com profissionais em pé dentro da sala, fora. Acredito que, com o empenho de todos, seja do lado de cá da empresa, ou do de lá, os mecânicos, poderemos ter uma boa comunicação no mercado e teremos cada vez menos dúvidas e maior divulgação de informações técnicas entre os profissionais”, concluiu Leo, feliz com a experiência que o Atualizar proporcionou a todos.

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