Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Indicadores da qualidade

Importantes ferramentas para medir os resultados da sua oficina podem ser aplicadas no dia-a-dia e controlar metas traçadas para que o negócio tenha crescimento e sucesso na sua gestão

Carolina Vilanova

4843

O que toda empresa precisa inicialmente para crescer com padrão de qualidade é ter um planejamento estratégico. Isso significa traçar as metas e os objetivos que almeja e estruturar os meios e plano de ação para atingí-los. Todo mundo sabe disso, mas poucos empresários colocam efetivamente a rotina de planejar em prática. Determinar os seus objetivos, tendo a qualidade como guia: essa é provavelmente uma das fórmulas reais que podem levar a sua oficina para o sucesso e a satisfação do seu cliente.

Incorporar a qualidade na gestão da sua oficina e planejar as suas ações em busca de um objetivo determinado depende diretamente de alguns indicadores, controles essenciais que mostram o caminho para o crescimento, apontam onde estão as falhas e quais são os resultados reais do seu trabalho, se está tendo lucro ou prejuízo, por exemplo.

4825

Para ajudar nessa tarefa, contamos com o apoio do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) com algumas dicas de como começar a utilizar os indicadores da qualidade em favor do seu negócio e os primeiros passos para trabalhar com planejamento estratégico. “Os indicadores servem para balizar como está o negócio, em termos de valores, padrões, satisfação do cliente, retrabalhos, ou seja, mostram o que o empresário está fazendo e se está no caminho certo”, comenta José Palacio, auditor do Instituto.

Os indicadores da qualidade são referências que mostram se a empresa está conforme se planejou anteriormente, para medir adiante se os resultados são favoráveis. De acordo com Palacio, o primeiro passo para entender e usar os indicadores em seu benefício é fazer um planejamento estratégico com os objetivos que quer atingir num determinado período. “E, depois, registrar todas as suas ações para acompanhamento dos resultados”, aconselha.

Cada empresa de reparação pode criar os seus próprios indicadores, não existe uma regra, tudo vai depender de qual é o seu objetivo. Criar indicador sobre melhoria no atendimento, no visual da oficina, nos processos e na entrega do veículo. Tudo isso vai ajudar a melhorar as atividades do negócio e solucionar os problemas.

Utilizar estatísticas e gráficos, a partir dos seus registros, é o modelo mais recomendado para obter os benefícios dos indicadores. “Como ferramenta de trabalho podemos utilizar um fluxograma, um check list, procedimentos, planilhas, e vai por aí a fora para termos material suficiente em como demonstrar se os indicadores mostram realmente a evolução do planejamento estratégico”, diz.

Muitas vezes, a oficina conta com uma boa estrutura, bons funcionários, ferramental adequado e, mesmo assim, não consegue terminar os serviços no tempo programado. Criando indicadores em todas as etapas do processo o mesmo vai mostrar o desenvolvimento do processo podendo efetuar as correções necessárias.

Fluxograma dos processos:

Descrever e registrar todas as etapas da manutenção, desde o momento em que o cliente chega à oficina. A começar pelo estacionamento, atendimento, diagnóstico, pessoal treinado, peças e ferramentas disponíveis, reparo, entrega do veículo e pesquisa de satisfação por exemplo, são algumas maneiras que podem ajudar o gestor a construir um gráfico ou qualquer tipo de tabela para registrar todas as ações e depois comparar as metas com os resultados obtidos.

4805

“No começo é difícil traçar uma meta, pois não existe um histórico, mas conforme os dados forem sendo registrados, o caminho vai se desenhando. Além disso, o próprio pessoal da oficina é envolvido no processo e começa a se preocupar mais em atender as metas, crescer e até superar esses objetivos”, acredita Palacio.

Os indicadores servem ainda como uma auto análise do seu trabalho diário: porque eu corro o dia todo e nunca termino o serviço? Será que estou fazendo a mesma coisa duas vezes? Será que estou tendo retrabalho? Mais uma vez, os indicadores vão mostrar-lhe o que está acontecendo. Em seguida, listar as dificuldades e discutir com seus funcionários pontos importantes que visem a melhoria do negócio em termos geral.

4816

Na verdade, os indicadores não passam de sistemáticas do dia-a-dia planejadas, e tudo depende do que o empresário quer da sua empresa e qual a imagem que quer da sua empresa no mercado. Os indicadores da sua oficina devem ser criados para levar sempre a empresa para um trabalho com qualidade, visando sempre a satisfação do cliente, bem estar dos funcionários e o lucro do negócio.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php