Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Honda dá dicas de manutenção preventiva para as férias

Com a chegada das férias de final de ano, viajar de carro requer cuidados extras com a manutenção do veículo. Por esse motivo, a Honda Automóveis recomenda o motorista verificar se a tabela de manutenção preventiva do Manual do Proprietário foi cumprida à risca. No material constam os prazos e as quilometragens indicados para as revisões dos itens que asseguram o bom funcionamento mecânico do automóvel, economia de combustível e condições adequadas de segurança.

Mesmo que o prazo para a revisão tenha sido excedido sem que o veículo tenha passado por uma verificação, o ideal é que o proprietário do automóvel confira o sistema de freios, direção, motorização, iluminação, refrigeração, ventilação, desgaste e pressão dos pneus, alinhamento e balanceamento das rodas são algumas das verificações realizadas nas revisões da rede.

A empresa alerta também para algumas inspeções simples, que podem ser feitas pelo próprio proprietário, identificando possíveis anomalias entre o intervalo das revisões, como o nível do óleo antes de sair de casa. Também é necessário verificar o nível de outros fluidos, como do arrefecimento, lavador do pára-brisa, freios, direção hidráulica e  transmissão automática, se o veículo contar com esse equipamento.

Verificar se todas as lâmpadas externas estão funcionando é fundamental para a segurança, especialmente em trajetos sob condições de visibilidade precárias, como neblina comumente encontrada nas serras. Por isso, faróis, lanternas, luzes de freio, sinalizadores de direção, de marcha ré e da placa de licença devem ser inspecionados.

Checar o bom funcionamento do ar-condicionado também deve ser feito, já que o sistema é a maneira mais eficiente de desembaçar os vidros, além de proporcionar conforto aos ocupantes nesta época do ano, quando as temperaturas estão mais elevadas.

Em trechos de serra, os pneus são mais exigidos em razão das constantes curvas, e precisam estar sempre calibrados. A uniformidade do desgaste também deve ser sempre conferida. Se houver algum tipo de irregularidade, elas podem indicar a necessidade de alinhamento do sistema de direção ou até mesmo a troca.

Outros pontos fundamentais que devem ser verificados são a acomodação das ferramentas e do triângulo de segurança no porta-malas do automóvel, a validade do extintor de incêndio e a calibragem do estepe.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php