As motos da marca norte-americana contam com algumas singularidades técnicas, já que o conjunto da embreagem, na grande maioria das motocicletas da marca, localiza-se no compartimento primário, separado do motor e do câmbio enquanto a conexão ao motor é feita por meio de corrente.
Estes mecanismos sofrem desgaste natural com o tempo e devem ser substituídos no momento correto. A adoção de cuidados na hora da pilotagem garante a vida útil prevista, sendo que as peças que sofrem mais desgaste são, normalmente, os discos e os chamados separadores, que trabalham em aderência constante quando são acoplados, por meio do óleo lubrificante.
Os processos de deterioração podem acontecer por vícios de pilotagem como o uso incorreto do manete de embreagem em arrancadas bruscas, manter a embreagem acionada por longos períodos durante as paradas com a motocicleta engatada ou conduzir e parar em aclives íngremes, o que superaquece o sistema e diminui a fricção. Também são fatores deteriorantes o uso de óleos lubrificantes com especificações técnicas inadequadas para as motos ou excesso de temperatura.
Os sintomas iniciais do desgaste da embreagem podem ser percebidos com a perda de força ou o não desenvolvimento da motocicleta ao acelerar, além da dificuldade na troca de marchas, principalmente nas primeiras.
Para a manutenção dos sistemas hidráulicos de embreagem são utilizadas técnicas similares às da manutenção do sistema de freio, já que o fluído deve ser inspecionado em relação ao nível do reservatório e a substituição deve acontecer a cada dois anos. Para os sistemas mecânicos, a manutenção inclui, também, a lubrificação do cabo de acionamento e ajuste do parafuso de regulagem, de acordo com a folga especificada no manual de serviço do fabricante. Em ambos os casos, é necessária a substituição do óleo de todo o conjunto primário a cada 16 mil quilômetros.
Porque pra regular a embreagem da Harley Davidson a moto tem de ficar reta?
Regulei a embreagem da minha Heritage 2000 afrouxei o cabo mas na hora de ajustar não deu regulagem onde erre
Minha harley dyna super glade da um forte tranco ao ligar e também ao engatar principalmente a primeira marcha,alguém tem alguma dica ?
Estou com problemas na embreagem, minha moto ja esteve na concessionaria e não acharam nenhum defeito, a embreagem fica zerada, por sorte aconteceu 2 vezes na garagem, foi feito recall, mas o problema persiste, por minha conta abri o reservatorio do fluido e constatei que o mesmo estava vazio, para onde esta indo este fluido, só na concessionaria é que não sabem, minha moto esta com 10 mil km é uma Ultra Limited 2017.Muita falta de responsabilidade porque estão esquecendo que a HARLEY-DAVIDSON transporta seres humanos e que um defeito dessa natureza pode causar uma morte. Lamentável
Acho que é um defeito de fábrica. Não vi nenhum outro fabricante de moto publicar tanto cuidado com a embreagem, não parar em aclives então é um absurdo. Erro de projeto, conjunto fraco e sub-dimensionado. Um amigo está sofrendo com uma moto com apenas 26000km dentro da garantia logo apos o recall feito pela concessionária.
Falta de responsabilidade da Harley Davidson e da sua rede de concessionarias.
Que legal.. muito bom esse conteudo.. ea primeira vez que vejo assunto sobre motos aqui depois que eu comecei a acompanhar a revista.. pois sou mecanico da marca honda e nao tenho visto materia sobre os assunto sobre motocicletas.. muito bom gostei de mais.. que venha mais assuntos assim como estes.. fazem muita diferença em varios aspectos abordados..