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Geometria dos veículos Peugeot

Acompanhe nessa matéria os procedimentos para encontrar os valores de referência para acertar a geometria da suspensão dos modelos Peugeot 206, 207, 307 e 407, que tem a operação mais complexa

Carolina Vilanova

 

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Rodar com segurança e estabilidade é uma premissa para o motorista, e para isso, é necessário manter em ordem os sistemas de suspensão e direção do veículo, além de utilizar os pneus adequados e com a calibragem específica. É importante lembrar que a geometria de suspensão, também chamado de alinhamento de direção, garante que o veículo em movimento mantenha as rodas dianteiras e traseiras perfeitamente apoiadas no solo e paralelas entre si.

 

Por isso, o alinhamento deve ser verificado preventivamente a cada 10 mil km ou em casos de forte impacto nas rodas, quando for substituído algum componente da suspensão ou direção, quando houver desgaste irregular dos pneus e se o carro apresentar instabilidade em curvas e frenagens.

 

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Nessa matéria, apresentada com sucesso em O Mecâniconline, realizamos os procedimentos corretos para acertar a geometria de suspensão, ou seja, o alinhamento de direção dos veículos Peugeot 206, 207, 307 e 407.

 

O técnico Hans Weiss Filho, instrutor do módulo Peugeot do SENAI-Ipiranga, explica que antes de realizar as intervenções na geometria dos veículos é necessário fazer uma inspeção geral no sistema de suspensão para ver se não há folgas e outros danos. “Verifique também as rodas e os pneus instalados no veículo, consultando a etiqueta localizada na coluna das portas dos veículos, que traz as especificações corretas de pneus e roda para cada modelo da marca, além dos valores adequados para a calibração dos pneus”, completa.

 

Importante: como podemos ver na etiqueta do 307, os valores de pressão dos pneus são apresentados em Bar.

 

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No caso dos veículos mais modernos, como o 207, os valores corretos para a calibragem dos pneus são apresentados em duas unidades: Bar e PSI.

 

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O 407 também traz a etiqueta de especificação correta para os pneus e rodas, juntamente com os valores de calibragem.

 

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Hans afirma que é muito importante seguir as especificações das etiquetas para evitar transtornos no alinhamento, desgaste excessivo dos pneus, consumo excessivo de combustível e ainda comprometer a dirigibilidade do veículo.

 

Pneus em ordem

 

Para realizar a calibragem de forma correta, devemos seguir algumas recomendações: em primeiro lugar, os pneus devem estar frios e o veículo deve estar no solo. Os calibradores podem apresentar os valores de calibragem em uma ou várias unidades de medida.

 

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No nosso exemplo, o aparelho apresenta os valores em kgf/cm2 e lbs/pol2. Como os veículos Peugeot têm as pressões descritas em Bar e Psi, é necessário atenção especial na conversão das medidas.

 

“As unidades kgf/cm2 e Bar são praticamente equivalentes, ou seja, 1bar equivale a 1 kgf/cm2. Portanto, como a etiqueta do 407 recomenda 2,5 bar de pressão nos pneus dianteiros e 2,3 bar nos traseiros, podemos adotar 2,5 e 2,3 kgf/cm2, respectivamente, para acertar a pressão dos pneus do veículo. Outra dica interessante é multiplicar o valor em bar por 14,7. O resultado apresentado será o equivalente em lbs/pol2”, analisa.

 

Procedimentos para o acerto da geometria

 

Com a verificação das rodas, pneus e sua calibragem correta, o veículo deve ser colocado na plataforma de alinhamento. É importante lembrar que os veículos da marca Peugeot necessitam de uma operação especial para o acerto da geometria, que consiste em colocar o veículo na altura de referência recomendada pelo fabricante.

 

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“Não é recomendado realizar qualquer intervenção na suspensão do veículo sem que se encontre na altura indicada para o procedimento, pois os valores apresentados não serão corretos e o diagnóstico e manutenção estarão comprometidos”, comenta Hanz. Para chegar a essa altura, denominada pelo fabricante de “Plataforma de referência”, devemos utilizar ferramentas especiais e procedimentos específicos.

 

1) Cada modelo da marca necessita de um valor de “Plataforma de referência” específico, tanto para o eixo dianteiro (H1) quanto para o traseiro (H2). Para isso, podemos utilizar uma régua para realizar a medida da altura em relação ao solo. É importante lembrar que cada veículo possui uma altura de referência, que deve ser verificada em pontos específicos determinados pelo fabricante.

 

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No caso do 307, os locais para a verificação dos eixos dianteiro e traseiro estão acima.

 

2) Pontos de fixação para tração da carroceria até a altura de referência do Peugeot 307.

 

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Observações:
– Lembre-se sempre de liberar as rodas para realizar a tração do veículo (freio de estacionamento solto e câmbio em ponto morto ou neutro).
– A altura de referência deve ser checada nos dois lados do veículo simultaneamente.

 

3) Para realizar a tração do veículo até a plataforma de referência (altura ideal especificada pelo fabricante) é necessário ter algumas ferramentas específicas, como cintas e ganchos, além de uma barra especialmente adaptada para tracionar o veículo. Fixe a barra na plataforma de elevação e, por meio dos pontos de tração encontrados no veículo, coloque as cintas e fixe-as nos ganchos, de modo que o sistema permita a tração até a altura recomendada.

 

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Obs.: Caso a verificação da geometria da suspensão seja feita sem os procedimentos de tração para a Plataforma de referência, os valores de diagnóstico (alinhamento, câmber etc) estarão fora do especificado.

 

4) Com o veículo tracionado, efetue a leitura de cáster, que no 307 apresenta um valor de 5º (4a). O especificado pelo fabricante é de 5 graus positivos ou – 30 min ou 1/2 grau.

 

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Obs.: Como exemplo, removemos o equipamento de tração para realizar novas leituras dos valores de cáster com o veículo fora da Plataforma de Referência. Fora da altura recomendada o valor é de aproximadamente 4º (4b), ou seja, diferente da recomendação do fabricante para esse procedimento, que é de 5º, com uma tolerância de 1/2 grau (de 4,5º até 5,5º), ou seja, essa leitura está incorreta.

 

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5) Altura de referência do Peugeot 206: deve ser feita de acordo com os pontos de verificação indicados e os seguintes valores:

 

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6) Altura de referência do Peugeot 207: deve ser feita de acordo com os pontos de verificação indicados e os seguintes valores.

 

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7) Altura de referência do Peugeot 407: para colocar o veículo na Plataforma de referência, o técnico deve seguir os pontos de verificação indicados e realizar a medição de altura dos pontos indicados na parte inferior do veículo e do centro das rodas.

 

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Do valor da altura encontrada nos pontos indicados na parte inferior do veículo (K1 e K2) devemos subtrair o valor do centro das rodas (R1 e R2) para poder chegar aos valores de referência para o veículo (H1 e H2). Checar os valores obtidos conforme a seguir.

 

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8) No caso da Boxer não existe a necessidade de tracionar o veículo até a Plataforma de Referência, basta realizar o diagnóstico com o veículo na altura de trabalho. A partir desses valores de plataforma de referência, específico para cada modelo, é que o técnico faz os procedimentos de cambagem, cáster, alinhamento e balanceamento com os equipamentos convencionais para essas operações e seguindo os valores determinados pela fábrica.

 

Colaboração técnica: módulo Peugeot – SENAI Ipiranga

9 comentários em “Geometria dos veículos Peugeot

  1. Boa tarde posso trocar as rodas do peugeot 206 51/2jx14 CH4 34, pelas do peugeot 307 6jX15 CH4 27 sem ter complicações e qual a medida adequada do pneu 15 para s rodas do 307 6jX15 no peugeot 206

  2. Fui fazer geometria no meu peugeot 206.ele fez a geometria quando saiu pra testar o carro ficava fora de alinhamento. Puxando pos lado
    Oq pode ser??

  3. Oi gostaeia de saberse bo alinhamento do peugout 207 os graus ficam zerado igual dos outros carros,ou fica algum grau negativo ou possitivo,pq o meu esta zerado e esta comendo o pneu por fora dos dois lados.

  4. Sobre esta ferramenta para quem trabalha com alinhamento da linha Peugeot e Citroen. Da para fazer.

    Eu usei dois suportes de motores. E fiz os pinos de tecnil já com as medidas.

  5. oi, tive o mesmo problema no meu peugeot 207 passion, só que ele puxava pra direita isso depois de ter feito a suspensão dianteira, na oficina que fiz o serviço não alinharam o carro e nem fizeram a cambagem de forma correta pois no aparelho deles estava ok, levei em outra oficina onde alinharam e fizeram a cambagem e pronto, o carro ficou zerado.

  6. gostaria de uma explicaçao : no peugeot 206 1.0 2001,percebi uma instabilidade provocada quando acelero o veiculo mesmo a cerca de 70/90 km/h, no caso puxando para a esquerda e ao soltar volta a direita,, é problema no ajuste ou transmissao? onde provavelmente? realmente assusta, grato desde ja

  7. Boa tarde…gostaria de saber onde posso conseguir esta barra ,correntes e cintas para fazer a geometria dos Peugeot.se alguém souber onde encontrar manda um email por favor.
    [email protected]

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