Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Fórum de inovação DPK antecipa revolução tecnológica no mercado

626-DPK-FORUM-INOVAÇÃO

No dia 6 de outubro em São Paulo/SP, a DPK reuniu diretores de algumas das principais fabricantes de autopeças do Brasil dentro do 1º Fórum de Inovação DPK. No evento, Frederik Eilers, consultor sênior da prática automotiva da Roland Berger na América Latina, fez a apresentação “Novas tecnologias e tendências no mercado brasileiro de reposição”. Segundo o estudo, o mercado brasileiro de reposição está crescendo apesar da crise e será fortemente impactado pela digitalização.

A projeção da Roland Berger estima que o valor gasto pelo consumidor no mercado de reposição atingirá R$ 142 bilhões em 2020, com a tendência de aumento da participação de serviços. Esse crescimento em serviços seria devido à crescente demanda por conveniência e necessidade de aumento da qualificação dos profissionais de reparo. Além do comportamento do consumidor, o crescimento do mercado será impulsionado pelas características da frota. Com a crise no mercado de carros novos, a tendência é a que a idade média de cerca de 10 anos aumente, criando oportunidades para a reposição.

Mesmo com essa projeção, se comparado com mercados internacionais, o faturamento médio por veículo no Brasil ainda é muito baixo, afirmou Frederik Eilers. Segundo o especialista da empresa de consultoria, a digitalização, especialmente dos canais online de vendas, faria com que a cadeia do pós-venda alavancasse os níveis de distribuição, mas as vendas online ainda enfrentam desafios no Brasil.

Além do e-commerce de peças, a Roland Berger enxerga o impacto da digitalização nos players de peça de reposição em ouras duas dimensões: o oferecimento online de serviços, onde o canal online para reposição é ainda pouco maduro, e em modelos de negócios orientados por novas tecnologias de carros conectados, no qual os players de reposição e novos entrantes estão competindo por acesso a dados de consumidores, desenvolvendo modelos de negócio a alta velocidade.

Após apresentação da Roland Berger, seguiu-se um debate sobre inovação com a participação de diretor de empresas como a Bosch, Magneti Marelli, Mahle, Mann-Filter, Nakata, Petrobrás, Valeo e TRW.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php