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Ford lança quatro novos caminhões da linha Cargo

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A Ford está lançando quatro novos caminhões que ampliam as opções do transportador. São eles o Cargo 1419, o Cargo 1519, o Cargo 3129, incluindo a versão Mixer. Com esses lançamentos, a linha de caminhões Ford passa a contar com 29 opções, cobrindo desde o segmento de semileves ao de extrapesados.

“Oferecer o produto certo para cada aplicação, com maior capacidade de carga, menor consumo de combustível, menos custos de manutenção e mais robustez e durabilidade fazem parte do nosso compromisso para que o transportador tenha o melhor resultado no seu negócio, com a disponibilidade do veículo”, diz João Filho, chefe de Engenharia da Ford Caminhões. “O desenvolvimento dos novos modelos Cargo também foi feito em parceria com fornecedores que são líderes em seus segmentos, garantindo a qualidade dos principais componentes dos veículos e do produto final”, continua João. São parte desse time a Cummins (motores), Eaton (transmissões), Meritor (eixo traseiro motriz), Racine e Suspensys (suspensões), Maxion (chassi) e Master (freios).

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Como toda a linha Cargo, os novos modelos trazem banco com suspensão a ar de série e cabine moderna e ergonômica para aumentar o conforto do motorista. Além disso, contam com a assistência pós-venda da Rede Ford Caminhões em todo o Brasil, com pacotes completos de serviços e estrutura de apoio.

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Cargo 1419
O Ford Cargo 1419, novo modelo médio com peso bruto total de 14.500 kg, substitui o Cargo 1319 nessa faixa com a adição de 1.500 kg. A sua capacidade máxima de tração também foi ampliada para 27.000 kg (4.000 kg a mais que o modelo anterior), otimizando o rendimento em aplicações de distribuição urbana e rodoviária de curta e média distância.

O novo Cargo 1419 tem peso bruto total de 14.500 kg e capacidade máxima de tração de 27.000 kg. É equipado com motor Cummins ISB4.5, de 4 cilindros, com potência de 189 cv a 2.300 rpm e torque de 61,2 kgfm a 1.500 rpm. Tem transmissão Eaton de seis marchas e eixo motriz Meritor de dupla velocidade (4,45/6,36:1).

Com distância entre-eixos de 4.800 mm, é indicado pela Ford para aplicação em distribuição urbana e rodoviária de curta e média distância, como “milk-run”, para bebidas, material de construção e com implemento tipo baú ou carga seca. Seu chassi reforçado tem longarinas produzidas em aço de especificação superior (LNE 600) e travessas duplas. Tem também um novo eixo traseiro de dupla velocidade mais robusto e durável, da Meritor (MS 23-235).

Longarina reforçada é um dos trunfos dos modelos 1419 e 1519, de acordo com a Ford
Longarina reforçada é um dos trunfos dos modelos 1419 e 1519, de acordo com a Ford

O freio também traz componentes novos de maior durabilidade, que reduzem o custo de manutenção. Tanto a câmara de freio (de 20”) como as sapatas (com largura de 15×7”) são mais robusta que as usadas no modelo anterior de 13 toneladas.

As rodas e pneus agora seguem o mesmo padrão dos modelos maiores da linha Cargo, permitindo a comunização na frota. As rodas são da medida 20×7,5, com dez furos (em vez de oito), com pneus 275/80 R 22,5 sem câmara. O tanque de combustível é de 275 litros, com reservatório de aditivo Arla 32 de 25 litros.

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Cargo 1519
O novo Cargo 1519 oferece 1 tonelada a mais de peso bruto total em relação ao modelo anterior – 15.400 kg –, mantendo o mesmo nome. Seus aprimoramentos incluem a longarina feita de aço especial LNE 600, novo eixo traseiro e novas suspensões dianteira e traseira. O novo Cargo 1519 é um caminhão de aplicação urbana, que, de acordo com a Ford, oferece grande versatilidade e eficiência no transporte de bebidas, material de construção, mudanças e coleta “milk-run”, além de transporte rodoviário de curta e média distância. Tem capacidade máxima de tração de 27.000 kg e carga útil mais carroceria de 9.726 kg. A distância entre-eixos é de 4.800 mm.

Suas longarinas de aço especial LNE 600 com travessas duplas garantem maior resistência ao chassi. É equipado com motor o mesmo motor Cummins do Cargo 1419, de 189 cv, transmissão Eaton de seis marchas e eixo traseiro motriz de dupla velocidade (4,56/ 6,21:1), da Meritor. Usa rodas 22,5×7,5 e pneus 275/80R 22,5.

Detalhe dos reforços da longarina
Detalhe dos reforços da longarina

Em relação à versão anterior, a suspensão dianteira traz amortecedores com nova calibração, além de suportes e componentes de fixação reforçados. A Ford explica que a suspensão traseira adota um novo conceito com molas parabólicas, em vez de molas semielípticas com auxiliar parabólico. A barra estabilizadora, amortecedores e suportes são igualmente novos. “Além de suportar mais peso, a nova suspensão é mais simples e durável, o que contribui para tornar a manutenção mais econômica. Junto com o aumento da capacidade, esse foi um dos pontos principais buscados no desenvolvimento do veículo”, afirma Flávio Costa, gerente de Marketing da Ford Caminhões.

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Novas opções 6×4
O Cargo 3129 chega para agregar à linha de caminhões Ford 6×4, que possui ainda os modelos Cargo 2623, Cargo 2629 e Cargo 3133. Com peso bruto total de 30.500 kg, capacidade máxima de tração de 42.000 kg, o novo caminhão é indicado pela fabricante para serviço pesado, como canavieiro, madeireiro e mineração. Também há a versão Mixer, preparada para betoneira, com escapamento vertical e tomada de força traseira, além de novo protetor do radiador.

Ambos são equipados com motor Cummins ISB 6.7 de 6 cilindros, com potência de 290 cv (@ 2.300 rpm) e torque de 96,9 kgfm (@ 1.200-2.100 rpm), e transmissão manual Eaton com 10 marchas à frente e 3 à ré. Seu eixo trator, da Meritor, é do modelo 50.168, de dupla velocidade (4,89:1/5,38:1). Usa rodas 22,5×7,5 e pneus 295/80R 22,5. O tanque de combustível é de 275 litros, com reservatório de Arla 32 de 50 litros.

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