A Ford trocou a alavanca de câmbio do sedã Fusion 2017 por um novo seletor rotativo eletrônico, chamado E-Shifter. O comando rotativo E-Shifter tem três diferentes módulos eletrônicos que monitoram a transmissão e as trocas: para um comando de marcha ser aceito, todos devem estar de acordo. O sistema evita também situações como o engate da ré quando se está acima de 8 km/h.
Além de criar um espaço mais funcional no console, a fabricante explica que o sistema conta com uma função adicional de segurança: quando o motorista vai sair do carro, o seletor coloca o câmbio automaticamente no modo de estacionamento para evitar acidentes. O câmbio identifica quando o motorista sai do veículo usando vários sensores.
A tecnologia foi criada para colocar o carro automaticamente no modo de estacionamento se motorista desligar o veículo; se a porta do motorista for aberta quando o cinto de segurança estiver solto e o veículo parado; ou se o cinto de segurança for solto quando a porta do motorista estiver aberta e o veículo parado. O sistema não é acionado caso o motorista esteja com o cinto de segurança preso e abrir a porta com o carro em movimento para soltar o casaco preso na porta, por exemplo, ou se estiver estacionando e abrir a porta para ver as marcações na guia.
O Fusion 2017 traz esse novo recurso integrado na transmissão automática de seis marchas em todas as versões. A versão 2.5 Flex dispõe ainda da função Low, que, segundo a Ford, ajuda a segurar o carro em declives usando o freio-motor. Já a versão 2.0 EcoBoost tem a função Sport, com trocas em rotação mais alta para uma direção esportiva, além de “paddle shift” para trocas manuais.
O caso do Rogerio, descrito no email anterior, pode ter sido da bateria que descarregou.
Hj, meu câmbio travou, Fusion 2017 AWD, simplesmente não saiu do P, nem o guincho conseguiu, tiveram que arrastar o carro pra colocar no guincho. Manual não explica Nada.
Caso saiba de algo me comunique por favor.