Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Filtro de ar ajuda na economia de combustível, afirma especialista

De acordo com o gerente de qualidade e serviços da Wix, Jair Silva, o filtro de ar, quando saturado de sujeira, pode elevar a emissão de gases no meio ambiente, perder rendimento e ocasionar falhas ou danos no motor. Porém, realizando a manutenção preventiva e mantendo o filtro de ar em boas condições, o motorista pode ter como resultado economia de combustível.

18037

“O filtro de ar de boa qualidade, com o tempo, passa por um processo de saturação acarretando, emissão exagerada de gases, prejudicando não só o meio ambiente, mas também a saúde das pessoas”, afirma Jair. A peça em boas condições pode gerar economia representativa no consumo de combustível.

Composto por fibra de papel celulose especial, o filtro de ar promove a limpeza do ar proveniente do ambiente externo que será misturado com o combustível e assim fazer o motor funcionar. É um componente que deve ser substituído dentro do período recomendado pela montadora do veículo.

Quando saturado, o componente dificulta a passagem de ar, podendo ocasionar perda de rendimento, falhas no funcionamento e danos ao motor do automóvel, além de desfavorecer em questões ambientais e econômicas.

O gerente da Wix, marca da Affinia, adverte sobre uma prática não recomendável. “Jamais se deve jogar jato de ar comprimido para tentar limpar o filtro de ar, pois a partícula de sujeira dificilmente sai do papel e se cria a falsa impressão de que o motor está protegido. Além disso, o jato de ar pode elevar o diâmetro dos microporos do papel filtrante, fazendo com que o mesmo perca a sua função”, alerta.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php