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Fidelização de funcionários

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Investir num programa de motivação e retenção de funcionários pode custar menos do que você pensa e são muitos os benefícios que um profissional que trabalha num ambiente agradável traz para a empresa

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Grande razão para o sucesso de uma empresa é a fidelização de clientes. E todo empresário que lida com público faz das tripas coração para conseguir isso. Mas você já pensou que fidelizar os funcionários também pode ser um ótimo fomentador do seu negócio? Promover um ambiente no qual trabalham profissionais comprometidos e apaixonados traz como benefício um ambiente de trabalho ajuda na produtividade e no desenvolvimento da empresa.

Isso é possível traçando e colocando em prática um plano de retenção e motivação de colaboradores. Nesta edição, conversamos com o coordenador de serviços automotivos do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), José Palacio, sobre como utilizar essa estratégia dentro da oficina e fazer com que os dois lados ganhem: patrões e empregados.

“Foi feito um estudo que apontou o que estava afetando o negocio sob o ponto de vista dos próprios gestores e um dos motivos é a perda de funcionários para outras empresas, mostrando como pode ser frágil o vínculo entre o colaborador e o empresário”, explica Palacio.

Planejar

Em primeiro lugar, é necessário entender que um programa de retenção de funcionários é uma ação de gestão estratégica para promover a fidelização dos seus colaboradores, no qual cada empresa se ajusta conforme suas necessidades. Isso se dá através de políticas e procedimentos elaborados especificamente para cada negócio, oferecendo meios atrativos aos funcionários em relação a incentivo, desenvolvimento profissional e pessoal, além de crescimento.

Assim, criará um ambiente no qual os profissionais trabalham em equipe e mais motivados. Em contrapartida, ganham com redução de custos, menor rotatividade, retenção de conhecimento, colaboradores mais qualificados e, consequentemente, melhores resultados. “Como um dos objetivos do IQA é mostrar o caminho adequado para o sucesso da oficina, vamos dar algumas recomendações que hoje são avaliados por nós através dos requisitos da certificação”, comenta.

De acordo com o coordenador, retenção de equipe numa oficina mecânica acolhe uma série de atitudes que, se levadas em consideração, podem mudar a atitude também dos funcionários. Palacio explica que o horário de trabalho tem que ser respeitado, contanto que o trabalho seja feito, ou se tenha um bom argumento para não fazê-lo.

Em relação aos cursos, ele incentiva o investimento na qualificação dos funcionários fazendo com que ele tenha mais competência para exercer suas responsabilidades e sinta-se mais valorizado, ou seja, ele trabalha melhor. Assim como é importante incentivar a participação em eventos e workshops do setor, o que rende benefícios também para a empresa. Se não pode fechar a oficina para que todos visitem o evento, faça escalas ou conceda premiações.

Um ponto de bastante importância é o salário e eventuais aumentos. “Para essa questão, o ideal é ter um plano de carreira, para que cada função tenha seu valor devidamente dimensionado. Essa prática, porém, não é sempre realizada. O mercado é quem dita o salário, dependendo da região, da função e do cargo. Isso gera variações consideráveis”.

Mas se o profissional se aperfeiçoar profissionalmente, a chance de ser reconhecido e melhorar o seu salário é maior, assim como tempo de casa e seu empenho pelo serviço executado. “Demonstrar interesse, comprometimento e integração como grupo vale a pena para quem tem um plano de carreira”, acredita.

Quando se fala em motivação e retenção de equipe tem que se trabalhar uma série de atividades, não apenas o salário. A falta de bom ambiente no trabalho também deixa o funcionário bastante desmotivado, assim como falta de planejamento e plano de carreira. “Além disso, aumentar o salário porque o custo de vida aumentou é errado, tem que ser por reconhecimento, empenho e atuação”, afirma Palacio.

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De acordo com Palacio, outra ação importante é fazer um plano de sugestão na empresa periodicamente para entender quais as dificuldades que estão tendo e sentir o descontentamento de cada um. “É uma pesquisa grátis em prol da própria empresa, o que cada um tem de sugestão de melhoria em relação a várias áreas, visando melhores condições de trabalho, facilidades e melhorias financeiras também, que pode ser através de uma premiação. São sugestões para todo o grupo, e assim, existe como saber exatamente o que está errado na empresa”.

O principal é dar conhecimento aos funcionários do resultado dessas sugestões, dessa pesquisa. Muitos empresários adotam a caixinha de sugestões, mas não continuam o trabalho de melhoria. “Faça uma eleição das melhores sugestões, forme uma comissão técnica formada pelos próprios funcionários e siga uma direção. As sugestões vão ser analisadas e implantadas dependendo do custo e da necessidade. Coloque as sugestões no quadro de aviso e estipule um tempo para implantação, isso é transparência”. Premie as melhores sugestões!”.

Trabalhar dentro de boas condições de trabalho – ferramentas adequadas, ambiente descontraído, temperatura e estrutura em ordem – sempre aumenta a produtividade. Às vezes, pequenos detalhes fazem a diferença. “Quando o dono trabalha junto é mais fácil, porque ele sofre junto com os outros funcionários. Mas quando é uma empresa maior, é importante que o empresário sempre visite as áreas para ver as dificuldades que o funcionário enfrenta”, orienta Palacio.

Em relação às ferramentas, , deve-se evitar más condições de utilização. “A dica nesse caso é fazer com que cada funcionário se responsabilize por sua caixa de ferramentas e fazer inventários a cada 15 dias ou a cada mês. Se quebrar será substituída, se sumir o colaborador se responsabilizará pelo prejuízo. Se houver um acordo assim, ninguém pode reclamar”.

Plano de carreira

É essencial oferecer um plano de carreira para o funcionário dentro da oficina, o que gera bastante entusiasmo e exemplo positivo para os outros colaboradores. Se ele começou lavando peça e abriu uma vaga de assistente, dê a ele essa chance. E promova a evolução profissional dentro da empresa. Isso vai ajudar numa eventual transição, no caso da saída de outro funcionário, alguém lá dentro é capaz de substituir. “A motivação sempre impulsiona a retenção”.

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Deixar o processo todo na mão de uma só pessoa é perigoso para a organização, por isso é interessante criar processos bem estruturados através de procedimentos e de fluxogramas com treinamento da equipe. Acima disso, oferecer sempre treinamento para os funcionários e passar o conhecimento para outros. “Não adianta treinar todo mundo, somente quem está no processo. Põe no papel o que ele faz, assim está sendo valorizado. Faça vários fluxogramas de vários processos, cada área da oficina tem o seu. Sempre que o empresário fizer alterações, mostre e discuta com o grupo”, comenta Palacio.

Trabalhar bem e em um ambiente agradável faz com que todo funcionário trabalhe melhor e mais satisfeito. Assim todo mundo sai ganhando, o profissional, o empresário e o cliente, que vai ter uma qualidade melhor no serviço que foi executado em seu veículo. “É importante lembrar que cada empresa é diferente e essas dicas podem e devem ser ajustáveis para cada caso, tendo sempre em vista o bem comum, o que infelizmente ajuda a alcançar bons resultados também”, finaliza.

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