Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Excesso de itens eletrônicos pode prejudicar a bateria do carro, afirma especialista

Mecânicos devem orientar os motoristas que os itens eletrônicos em seus veículos, como GPS, câmera de ré e sistema de som, podem causar impacto na parte elétrica do automóvel. De acordo com Adelmo Leite, coordenador de assistência técnica da Heliar, “a principal causa de pane na bateria é o excesso de consumidores nela instalados, provocando a descarga de energia. Em geral, isso ocorre quando esses acessórios são usados com o veículo parado ou quando os itens são instalados de maneira incorreta, provocando uma alta fuga de corrente, mesmo quando estes equipamentos estão desligados”.

18074

O especialista da fabricante de baterias automotivas explica que o automóvel sai da montadora com capacidade elétrica para os itens originais de fábrica. Por essa razão, antes de qualquer adição de itens eletrônicos ao veículo, é prudente verificar a capacidade do alternador, que é a peça responsável por gerar a energia elétrica para manter os acessórios funcionando e carregar a bateria.

A capacidade média do alternador e da bateria de um veículo popular, quando sai da fábrica, é entre 60 e 90 Ah (amperes). Para se locomover, o automóvel consome cerca de 30 Ah. Já itens convencionais, como vidro elétrico e ar condicionado, quando acionados, demandam respectivamente, 10 e 13 Ah. Sistema de som, câmera de ré, aparelho de DVD, GPS, e TV, consomem 1,5 Ah, cada.

Adelmo ressalta que um dos primeiros sintomas de que algo está errado com a bateria é a dificuldade no momento de dar a partida no veículo. Outra causa frequente de pane são problemas relacionados ao funcionamento do alternador, que irá sobrecarregar a bateria e, como consequência, reduzir sua vida útil. “Caso a soma do consumo de energia dos itens instalados ultrapasse a capacidade da bateria e do alternador originais, o proprietário deve trocar os equipamentos por outros com capacidade adequada”, ressalta Leite.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php