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Evolução tecnológica com respeito ao planeta

Empresas automotivas mostram as últimas tendências na fabricação de componentes para carros e debatem o futuro do setor em relação ao meio ambiente no SAE BRASIL 2010

Victor Marcondes

Não restam dúvidas que as indústrias caminham para uma grandiosa mudança no processo de produção. Com muita frequência surgem novas tecnologias, produtos menos poluentes e muitos estudos a respeito da sustentabilidade. E neste sentido, um dos setores que mais avança é o da mobilidade. Prova disso são as centenas de convenções realizadas no mundo todo, em parceria com as companhias do segmento, sempre focadas em debater a redução dos níveis de emissão e de consumo.

No Brasil, o 19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade (SAE 2010) mostrou que por aqui há um forte movimento em torno do assunto e que se consolida cada vez mais na consciência das empresas. Promovido de 5 a 7 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, o evento registrou recorde com a visita de 11,9 mil pessoas, reuniu 89 companhias nacionais e internacionais e apresentou diversas propostas para o desenvolvimento de produtos menos agressivos ao meio ambiente.

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O destaque deste ano, de acordo com votação do público, ficou com as marcas Delphi, que mostrou os cabos de alumínio como alternativa aos tradicionais chicotes elétricos e modelos feitos com cobre; a Fiat, com os conjuntos Fire EVO do novo Uno, família de motores E.torQ e o inédito caminhão Iveco Vertis, adequado às leis de emissões Euro V; e a Plascar, que apresentou o carro conceito EV, totalmente fabricado a partir de plásticos recicláveis, com exceção do chassi e do motor elétrico.

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Não menos importantes foram as exposições da Arvimeritor, com a nova família de eixos, diferenciais e cardans; da Borgwarner, que apresentou a linha de turbocompressores, ventiladores e embreagens viscosas; e da Bosch, que demonstrou por meio de simulações virtuais o Sistema Antibloqueio de Frenagem geração 9, os estudos do e-DG Flex, que permite veículos movidos a diesel circular com gás natural, e o sistema Diesel-etanol, que torna o veículo diesel apto para o uso de etanol.

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A principal atração da Elring Klinger foram as palestras sobre as chapas defletoras de calor com novos materiais para proteção térmica e acústica e tecnologias para redução do CO2. A Ford reforçou as novidades incorporadas ao New Fiesta, como tela LCD multifuncional, sistema de absorção de energia de impacto e o exclusivo motor Sigma 1.6l Flex. No estande da Freudenberg-NOK foi possível encontrar retentores, o-rings e juntas, e uma equipe técnica falando sobre o conceito LESS (Low Emission Sealing Solutions), que é focado na criação de vedações que tornam o veículo mais eficiente e ecologicamente correto.

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O turbo de geometria variável desenvolvido para o VW Polo BlueMotion e o biturbo projetado para o BMW X6 foram alguns dos produtos da Honeywell Turbo Technologies no evento. A empresa também mostrou como o modelo MGT1238S, para os novos motores MultiAir da família Fiat e a linha GT2256S/Ti, desenvolvida para caminhões. O espaço da Johnson Controls contou com as grades de bateria elétrica PowerFrame, tecnologia inédita que garante mais energia, reduz a possibilidade de falhas e aumenta o fluxo elétrico destes produtos.

A Magneti Marelli levou o sistema Eco Driving instalado no Fiat Cinquecento, que avalia a forma de dirigir e permite o condutor corrigir possíveis falhas ao volante e usufruir melhor as qualidades do carro. A Man Latin América destacou os caminhões VW 15.190 VE-03R e os modelos B100. Já a MWM International mostrou a nova geração de motores MaxxForce 7.2 com o novo cabeçote de quatro válvulas por cilindro.

Além de novas propostas para a próxima geração de veículos, a Schaeffler levou o rolamento de suspensão instalado no Novo Fiat Uno, o diferencial compacto composto por engrenagens cilíndricas de dentes retos e o Uniair, sistema variável de comando de válvulas que ajuda o motor a reduzir o consumo e as emissões em até 25%. A SKF mostrou o conceito HKM (Hub Knuckle Module), tecnologia para a redução de peso do veículo com a utilização do alumínio em componentes da suspensão, além da família de rolamentos de alto desempenho E2, que diminui o uso de energia em até 30%.

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Por fim, a TRW apresentou a nova família de controle do sistema de frenagem e estabilidade, a última geração de airbags 3D e os freios elétricos de estacionamento. A Visteon ressaltou os principais sistemas de conforto e entretenimento da marca, como os rádios de alta conectividade, que integram dispositivos como USB e iPod e possibilita o acompanhamento em tempo real da situação  do trânsito. A montadora Volkswagen focou na exposição do câmbio DSG que reduz interrupções de potência e diminui a emissão em 20% e os sistemas ESP, ASR e ABS.

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Painéis

Nos três dias do congresso, representantes e profissionais de vários setores da indústria colaboraram com muita informação durante as palestras no SAE BRASIL. Logo após a cerimônia de abertura, as primeiras discussões foram em torno da evolução dos veículos leves e a redução de consumo de combustível. Outras propostas evidenciadas foram a eletrificação do carro e a aplicação desta tecnologia no Brasil.

O segundo dia teve como tema o mercado e a busca por profissionais qualificados, que abriu o fórum em conjunto com o tópico os desafios da excelência na manufatura. O paradoxo entre a qualidade, a agilidade e o alto volume na produção e as tendências da indústria nos mercados emergentes fecharam o ciclo de debates do dia.

Para finalizar, o último dia contou com especialistas analisando o futuro dos sistemas de transportes nas regiões metropolitanas, a inclusão da tecnologia da informação no mercado automotivo e o cenário para o segmento veicular nacional avançar no ranking mundial do setor.

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