Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Estalos ao dirigir podem indicar problema nas juntas homocinéticas



A Nakata alerta sobre problemas na junta homocinética, componente responsável por transmitir de forma constante a força (torque) do motor e movimento às rodas. Segundo o gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva, quando houver estalos ao esterçar as rodas no momento da aceleração, o mecânico deve se atentar ao desgaste na pista de trabalho das esferas da junta homocinética do lado da roda, ou seja, da junta fixa. Já do lado do câmbio, há a junta homocinética deslizante, que pode apresentar ruído em linha reta, ao acelerar e desacelerar o veículo. “É um tranco ocasionado por folga excessiva”, comenta.

Jair destaca que um dos principais motivos do surgimento de estalos é provocado pela ruptura da coifa, que possibilita a entrada de sujeiras, como terra e areia, resíduos abrasivos que contaminam a graxa e geram desgaste excessivo sobre a pista de trabalho das juntas.

Para assegurar a durabilidade da peça, o gerente aconselha o mecânico orientar ao motorista a evitar alguns hábitos, como trancos em arrancadas, trafegar com excesso de carga, com as rodas desalinhadas e, no momento da manutenção e troca do componente, evitar excesso de torque na porca de fixação ao cubo. Realizar revisões do sistema de suspensão e condições do item com um mecânico de confiança também pode evitar problemas posteriores.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php