Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Estágio obrigatório ajuda alunos do SENAI a entrar no mercado de trabalho

Convênio com a indústria facilita a conquista do primeiro emprego. Ao final do curso, cerca de 83% dos estudantes continuam contratados

Victor Marcondes

Há um mês de se formar no curso de Técnico em Automobilística, o estudante do SENAI-Ipiranga Escola Conde José Vicente de Azevedo, David Silvério, 25 anos, se orgulha do início da sua carreira profissional. Atualmente, ele faz estágio de seis horas na Controlar como assistente: recepciona o veículo para a avaliação e fornece o laudo realizado pelo inspetor, cargo, aliás, que almeja desempenhar em breve.

Conseguir o primeiro emprego por meio de um bom estágio é a mesma expectativa dos mais de 22 mil alunos que participam dos 23 cursos na área de mecânica fornecida pela instituição em todo o Brasil. Na unidade Ipiranga, os cursos técnicos em geral possuem carga horária de 1.200 horas, com um terço do período destinado, obrigatoriamente, ao aprendizado em companhias do setor.

6613

Passar pela experiência dentro de uma empresa consolidada é requisito imprescindível para a conclusão do módulo. “A entidade realiza avaliações tanto da empresa contratante quanto do aluno. Ao término do programa, o estudante está habilitado a receber o seu diploma da respectiva área que cursou”, explica Eduardo Pedreira da Silva, representante da qualidade do SENAI-Ipiranga.

Definitivamente apaixonado por carros, David se mudou de Minas Gerais para São Paulo por incentivo do irmão, com o objetivo de prestar o exame do tecnólogo. Passou. Hoje, dois anos depois, o brasiliense trabalha de manhã e estuda a tarde. “Boa parte do tempo na Controlar estive envolvido no setor de inspeção de veículos Diesel. Mas o mais importante é que o trabalho me ensinou como ter  uma ótima relação interpessoal e de confiança com o cliente”, diz orgulhoso.

“A minha contratação só foi possível por causa do SENAI. O nome é forte e ajuda muito”, comenta David. Tanta positividade em relação a escola não é para menos. A entidade possui um índice alto de empregabilidade dos alunos que finalizam o curso. “De acordo com o SAPES, sistema criado para acompanhar a vida do egresso da instituição, aproximadamente 83% dos nossos alunos estavam trabalhando após a conclusão do curso”, afirma Eduardo.

6614

Para facilitar a busca por emprego, a instituição disponibiliza um quadro de vagas de estágio com as empresas cadastradas. O painel mostra todos os dados da oportunidade, como salário, benefício e horas de trabalho. “Os jovens do Técnico em Manutenção Automotiva em sua maioria são contratados por donos de oficina, companhias de seguro, seguimento de inspeção veicular, locadoras, algumas montadoras e concessionárias”, enumera Eduardo.

“Embora estas últimas, as concessionárias, apresentem um número pequeno de contratação, em função da limitação da carga horária imposta pela nova legislação de estágio. Hoje, aproximadamente, 5% dos nossos alunos fazem estágio neste segmento da indústria”, avalia.

O método da entidade visa preparar a mão de obra para o melhor desempenho no mercado de trabalho, valorizando o desenvolvimento prático do aluno que passa cerca da metade do curso em sala e o restante nos laboratórios e oficinas. Lucas Santiago, 18 anos, que frequenta as aulas de Eletroeletrônica faz estágio na Arion Tecnologia como técnico eletro, criando projetos de sinalização de trânsito sob a orientação de um engenheiro eletrônico. “Fui encaminhado pelo SENAI. A escola me amadureceu e ajudou a decidir a minha carreira profissional.”

A Escola SENAI Conde José Vicente de Azevedo é uma instituição que nasceu de um parceria firmada entre a Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga e o Departamento Regional do SENAI–SP, no ano de 1963. Atualmente é reconhecida nacionalmente como pólo de tecnologia na área automotiva e dispõe dos mais modernos equipamentos na área de reparação. A unidade conta também com um setor de eletroeletrônica, área tecnológica que permeia todas as cadeias produtivas.

Mais informações

Escola SENAI Conde José Vicente de Azevedo
Rua Moreira de Godoi, 226 – Ipiranga – São Paulo
Telefone: (11) 2066-1988

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php