Nessa edição, mostramos os circuitos elétricos dos principais sensores do motor eletrônico MWM 6.10 TCA, que equipa os ônibus e caminhões Volkswagen 17.210E OD
Carolina Vilanova
Muitos mecânicos ainda se assustam quando detectam um problema elétrico no veículo do seu cliente, mas com conhecimento técnico, um esquema elétrico nas mãos e ferramentas adequadas, esse serviço pode ser fácil e até prazeroso de executar.
É fundamental que ele saiba interpretar corretamente. Esses diagramas elétricos de cada sistema ou conjunto. Além disso, a utilização de peças genuínas ou originais é imprescindível, assim como os instrumentos de medição apropriados para o trabalho (multímetro e osciloscópio).
Códigos e cores dos cabos |
br = branco am = amarelo vm = vermelho li = lilas az = azul vd = verde cz = cinza ma = marrom pt = preto |
Essa matéria traz o esquema elétrico do sistema dos seguintes sensores do motor MWM 6.10 TCA, que equipa os caminhões e ônibus Volkswagen 17.210E OD: sensor e indicador de pressão do óleo e da temperatura do motor; sensor do nível de água de arrefecimento e sensor de restrição de filtro de ar; sensor de velocidade; sensores de posição e rotação do motor e atuador de controle de combustível; sensores de pressão/temperatura no coletor e sistema de lubrificação do motor e sensores de pressão do Common Rail.
Com o diagrama elétrico do sistema a ser analisado, é possível acompanhar as ligações elétricas do veículo e saber precisamente onde começa e onde termina cada fio, além de mostrar se existe algum relé ou fusível no percurso da fiação.
Olá, Carlos! Não é possível fazer o diagnóstico a distância. Recomendamos levar o veículo a um mecânico para avaliação.
Boa noite, tenho um 8.150 da VW e de vez em quando está apitando alto, o que será?
Ola, tenho VW 9150 ano 2007
O mesmo na aceleração máxima na rotação do apinel so chega no maximo na parte verde não ultrapassa de forma alguma, passamos o computador nele e la mostra rotaçao maxima quase chegando a 3 mil.
E também ao andar com o micro ele também nao da aceleração maxima limitando na faixa verde do painel
Ja fiz bicos, turbina, parte elétrica do modulo, reprogramado o modulo por três vezes e nada de alterações.
Quem pode saber isso????
Estava com um 15180 cortando aceleração,resolvi o problema,era o nível do óleo de motor baixo,antes de chegar nisso eu tinha conferido toda parte Eletrica do veículo,mas graças a deus deu tudo certinho
Boa noite tenho um vw 5-140 . Estava cortando aceleração. Aí troquei o modulador vácuo aí resolveu o problema sumiu o defeito . .Agora acendeu denovo a luz da injeção. Acusou no aparelho sensor da temperatura pressão do óleo. .será q e ele . Obggggg
Tou com um caminhão VW constellesion que a corrente eletrica está chegando muito fraca nos bico o que pode ser
ele é ano 2011
Ola estou com um motor 15.190 D08. Man
ónibus. Nao da a partida conferi as parte eletrica e ta normal ja nao sei oq fazer
Tenho um delivery 8.150 ano 2010 ele ta subindo a temperatura mas dai quando vc verifica as mangueiras estao frias dai nao sei oq aconteceu?? Oque sera
Boa noite amigo
Conseguiu resolver esse problema, meu ônibus disparou um apito e essa luz de advertência não apaga. Mesmo caso que você evidenciou acima.
Tenho um VW 9 160,e tá acendendo o sensor de temperatura no painel as vezes(aquele no painel),mas o outro não aumenta fica normal nem na metade(no relógio)o que. Pode. Ser ? ZAP 998282842 (agradeço )
Tenho um VW MWm 26260e tá com a luz acesa de falhas leve e não apaga e a luz falhas grave da partida a luz a ecende.e corta aceleração..oque pode ser
Boa noite.meu caminhão e um 8120 e fica apitando direto quando estou viajando mais ou menos em 80km sendo que a temperatura esta baixa no Relogeo que marca temperatura a luz do painwl fica ascendendo direto e apitando, que pode ser?
Boa noite.tou.com.um.vw.mwm.26260e.eleacende.uma.luz.vermelha.com.x.e.uma.amarela.e.perdeua.aceleraçao.que.pode.ser.amigo.e.o.celso.
Boa noite.tou.com.um.vw.mwm.26260e.eleacende.uma.luz.vermelha.com.x.e.uma.amarela.e.perdeua.aceleraçao.que.pode.ser.amigo.e.o.celso.
Boa noite tenho 24280 motor man perdeu rendimento posso andar sem conectar o sensor de pressão turbo
Olá eu tenho um volks 9.150 2012 ele tem vezes que não quer dar a partida, ascende as luzes do painel mas não da o contato com o motor de partida eu piso na embreagem mexo na marcha sempre deixando no ponto morto dai ele da contato.
estou com 8120 esta cortando oleo e nao funciona poderia mim ajudar descobrir o defeito
Como eu adquiro o manual técnico da VW caminhão 31-330
Boa noite tenho um caminhão 31330 e ele apresenta um problema se ligar o chicote do sensor de velocidade ele bloqueia a5 e6 marcha se desligar o sensor ele engata normal alguém me da uma Luz obrigado
Ola Manoel conseguiu resolver o problema, estou com o mesmo problema!
Olá tenho um 15180 2005 4 cilindros ele está cortando a aceleração ex vc andando normal na rua de repente ele corta daí vc tira o pé e acelera de novo ele volta a aceleração só que anda acontecendo muito frequente oque pode se
É preciso escanear o veiculo.
Esse sensor mede a temperatura do óleo do motor. Fica próximo ao filtro de óleo, ou ao trocador de calor do óleo do motor (refrigerado a ar ou água).
sou tecnico em tacografo e tambem faço ensaios do imetro estou com um onibus caminho da escola wolks motor man fiz um reparo tecnico no chicote do sensor de velocidade resolvi mas ascendeu uma luz de advertencia do reservatorio de agua e nao consigo apagar ela alguem tem uma dica para me passar
Tenho ww18310 não sei onde fica sensor de temperatura
Oi o aparelho que eu comentei era para lê os sensores eu só queria uma informação do meu problema do caminhão OK.
Oi eu tenho um caminhão dá Volkswagen modelo (8-150) motor MWM Sprint ano 2006. Eli liga mas não anda e está cortando a e seleracao e a Sender um luz vermelha no painel, gostaria de uma a Judá de vocês serei muito grato a este favor eu moro no interior do Pará aqui não tem está tequinologia para modificar os sensores ok
Tenho VW 5140 e ele começou a cortar a aceleração ele não morre e fica só na lenta oque seria isso ou oque causa está falha
estou com o mesmo problema com multímetro e a tomada da solenoide desligada esta dando 17 vts mas quando conecto a tomada fica 0,20 e não aciona ela nao encontro o defeito.
[email protected] se alguém ter uma ideia e poder me salva att
Infelizmente, não dispomos desse material. Recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477). Um abraço.
Tenho um onibus vw comil svelto 2008 motor 17260. A luz do sistema acende e de vez em quando apaga ai o onibus volta ao normal más alguns minutos volta a acender. Não dar aceleração chega ao máximo a 15 rpm. Ja mandaram trocar filtro de combustivel, não resolveu, verificar bicos, não resolveu, freio motor, não resolveu. O que pode ser?
Agradeço a atenção
Tenho um 23220 2008 ele não tá chegando corrente no selenoide do freio motor queria saber se tem algum relé antes que possa queimar ou ter alguma avaria