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Escola da Restauração | Fluído de direção hidráulica – mitos e verdades


Por Márcio Zoppi*
Pode não parecer mas esse é um item que se não estiver em ordem, destrói o sistema de direção independente se o veículo é atual ou dos anos 50. Ruídos, vazamentos e/ou perda de assistência ao esterçamento são apenas alguns dos sintomas de problemas relacionados a fluido de direção hidráulica contaminado (ou até mesmo inerente a falta dele). Com o objetivo de sanar uma série de dúvidas muito comuns sobre esse tema separamos algumas das perguntas mais frequentes de nossos alunos da Escola de Restauração de Veículos Antigos e listamos abaixo com respostas.
1) Qual é óleo de direção hidráulica que devo utilizar? Para começo de conversa: não existe óleo de direção hidráulica. Todo óleo tem a função de lubrificação. E na direção hidráulica o fluido é utilizado para produzir a força hidráulica que auxilia o motorista no momento de esterçar esse veículo. Não tem nada a ver com lubrificação. Por isso ,a denominação correta é fluido de direção hidráulica.
2) Tá…então… qual fluido de direção hidráulica que devo utilizar? Sempre utilizar o fluido hidráulico especificado no manual do proprietário do veículo. Se no manual não tiver essa informação (pasmem… acontece!), para veículos antigos vale a consulta aos manuais de serviço (prática essa sempre recomendada na restauração de veículos). Para veículos atuais, os atendentes técnicos das concessionárias certamente poderão informar corretamente qual é o fluido que deve ser utilizado em seu veículo.

3) Quais são os tipos de fluido de direção hidráulica? Como reconhecê-los?: Existe o fluido mineral e o fluido sintético. O fluido mineral normalmente possui uma coloração vermelha e o sintético verde. Além disso, ambos possuem odores distintos bastante fortes.
4) Quais são as diferenças entre esses fluidos? A principal diferença está na resistência a temperaturas extremas (tanto baixas como elevadas). Normalmente, veículos produzidos no Brasil para o mercado brasileiro são desenvolvidos para trabalhar com fluido mineral já que não temos temperaturas extremas (quando digo extremas falo de até -40ºC ou até +50ºC), enquanto que carros importados ou fabricados no Brasil para exportação para países muito frios ou muito quentes são desenvolvidos para trabalhar com fluido sintético. Para atender às temperaturas mais extremas obviamente a formulação química do fluido sintético é cara e por isso o preço do litro deste tipo fluido é mais alto que do fluido mineral.
5) O que acontece se eu utilizar fluido hidráulico sintético em um veículo com sistema de direção desenvolvido para fluido mineral? A curtíssimo prazo o sistema de direção de seu veículo estará mais protegido contra a ocorrência de danos inerentes a temperaturas muito altas ou muito baixas. Já a curto, médio e longo prazo é possível que as borrachas utilizadas nos componentes do sistema de direção de seu veículo não tolerem a composição química do fluido sintético e isso causará a degradação de componentes internos das partes do sistema de direção, o que refletirá em aumento do ruído inerente ao funcionamento do sistema de direção, possibilidade de vazamento de fluido hidráulico e em casos extremos até a perda da assistência ao esterçamento (o que reflete no aumento do esforço para se virar o volante de direção do veículo).
6) E se eu utilizar fluido hidráulico mineral em um veículo com sistema de direção desenvolvido para trabalhar com fluido sintético? A única vantagem será a curtíssimo prazo na hora de pagar pelo litro do fluido. Mas a curto, médio e longo prazo os mesmos efeitos inerentes a troca do fluido mineral pelo sintético podem ocorrer… e acredite: a economia que você fez lá atrás será insignificante comparada com o gasto que você terá para reparar o sistema de assistência hidráulica da direção.

7) Numa emergência posso misturar os dois fluidos, só para levar o carro até a oficina? Nunca! Conforme dito acima as borrachas dos componentes do sistema de direção hidráulica de seu veículo podem não suportar certos componentes químicos presentes no outro fluido. Se precisar mover o veículo e estiver sem fluído reboque o veículo sem funcioná-lo ou (se possível) retire a correia de acionamento da bomba de direção hidráulica para que o motor possa ser ligado sem que a bomba de direção hidráulica seja acionada. Jamais acione um veículo com direção hidráulica sem que haja fluido no sistema de direção hidráulica sob pena de danificar a bomba da direção hidráulica.
8) Na falta de fluido hidráulico, posso utilizar óleo de motor, fluido de freio ou outro tipo de fluido? Nunca! Primeiro, que óleo é feito para lubrificar componentes e não para fazer atuação hidráulica. Segundo, que os materiais empregados nos componentes do sistema de direção do seu veículo foram desenvolvidos, validados e certificados para trabalhar com o fluido hidráulico recomendado pela montadora de seu carro.
9) O que fazer com o fluido hidráulico retirado do veículo? Posso reaproveitá-lo? Ao retirar o fluido hidráulico o mesmo deve ser armazenado em recipiente específico para esse fim e posteriormente descartado. Durante o uso do veículo acontece o desplacamento de materiais particulados diversos dos componentes do sistema direção (partículas de alumínio, plástico, borracha e aço) que vão contaminando o sistema de direção hidráulica. Então no momento do reabastecimento do sistema de direção hidráulica sempre utilize fluido de direção hidráulica novo.
10) Como fazer o descarte de fluido hidráulico usado? Fluido hidráulico é tóxico, inflamável e poluente. Então armazene todo o fluido em um vasilhame fechado específico somente para esse tipo de descarte. Não misture com outros fluidos. Para fazer o descarte chame empresas especializadas no recolhimento de fluidos industriais usados, ou consulte sua prefeitura pois há municípios com sistemas de coleta/tratamento habilitados para tratar este tipo de resíduo.
11) O fluido de direção hidráulica deve ser trocado preventivamente? Sim somente se o manual do proprietário ou o manual de oficina recomendar a troca preventivamente. Caso contrário apenas faça a verificação do nível e da coloração do fluido nas manutenções rotineiras de seu veículo. Caso numa verificação de nível seja verificado baixo nível de fluido hidráulico ou mesmo fluido com coloração diferente da normal certamente o veículo estará apresentando ao menos ruído elevado no sistema de direção hidráulica. Isso obrigará no mínimo que o sistema hidráulico seja esgotado e reabastecido com fluido novo.
No caso da restauração de um veículo equipado com assistência hidráulica da direção a troca do fluido será inevitável pois durante a desmontagem do veículo haverá a desmontagem do sistema de assistência hidráulica da direção. Nesse caso abastecer com fluido de direção hidráulica novo (da mesma especificação liberada pelo fabricante daquele veículo para aquele modelo).

20 comentários em “Escola da Restauração | Fluído de direção hidráulica – mitos e verdades

  1. Olá, Wanderson! Para direcionar sua pergunta para nosso consultor técnico, por favor, envie a dúvida pelo formulário no link https://omecanico.com.br/contato/. Selecione “dúvida técnica” no assunto e inclua o link da reportagem a que se refere, se for o caso. Assim que tivermos retorno enviaremos a resposta por e-mail.

  2. Boa noite, fui olhar o nivel do óleo do motor e como estava baixo fui completar e por engano coloquei 100 ml de oléo de direção no motor por engano, posso rodar até a oficina ou não devo rodar. qual a consequência se não trocar até o vencimento do óleo atual do motor?
    a minha previsão de trocar o óleo do motor é no próximo final de semana

  3. Posso utilizar óleo hidráulico no óleo DIESEL de uma caminhonete a diesel para lubrificar a bomba

  4. Paraaabens. Depois de ver 100 videos idiotas no Youtube. Tem um mandando trocar com 30k. Achei a luz. A maioria que trocou precocemente o oleo de direçao teve problemas futuros. Meu focus está com 140k fluido sinteticoo. E nao vaza e esta macia como nova. O mec de DH. Me aconselhou a nao trocar. Ele mesmo falou. Que depois de varias trocas mesmo com fluido certo a bomba apresentou problemas. De vazamento e ate queima de bomba. Me recomendou a cuidar do nivel e se vazar ou endurecer passar lá. Ele mesmo disse que seria improvavel acontecer.Isso mesmo não é oleo é Fluido. Nunca troquei fluido de direçao em nenhum carro meu nunca em 35 anos com carros tive problemas na direçao…nunca nada.

  5. Olá, tenho conhecimento em lubrificação e sistemas hidráulicos industriais. Levando para o lado técnico, essa denominação de fluido para sistema hidráulico é conversa para quem não conhece de mecânica. Em sistemas hidráulicos se utiliza sim óleo e ele é específico para tal. O óleo seja ele sintético ou mineral (tipos), hidráulico ou lubrificante (aplicação).

  6. Queria que você ,se possível me respondesse essa minha pergunta.desde de já agradeço a sua atenção.Coloquei óleo de motor no lugar do hidráulico,foi só um pouco,mas estou preocupado.O que fazer??

  7. Olá boa noite,não sei se me consegue ajudar comprei um carro e o senhor disse me,que o carro com ele fazia um barulho na direcção ele meteu um óleo mais grosso e o barulho desapareceu agora eu mudei o óleo e o barulho voltou,se posso meter um óleo mais grosso qual o óleo que posso por.obrigado ????

  8. Tenho um tucson v6 2009 e acredite ja tive indicações de sintético e mineral nas concessionárias . Nao troquei ainda.
    Alguma dica de fluído para este carro ?

  9. Boa noite,me tira uma dúvida,
    como nao achei o oleo certo, completei o óleo da direção hidráulica do meu carro com gl-m e tava gl-a, mais ambos são mineral e a msm marca q ta no manual. Queria saber se tem algum problema.. dês de já agradeço.

  10. Boa noite,me tira uma dúvida, coloquei o óleo da direção hidráulica do meu carro gl-m depois q descobrir q o óleo a ser colocado pelo manual é gl-a, mais ambos são mineral e a msm marca q ta no manual. Queria saber se tem algum problema.. dês de já agradeço.

  11. Muito obrigado. Informações precisas, sofisticadas e bem cuidadas, e ainda bem explicadas de forma bem escrita. É isso que todos nós precisamos: o interesse no outro, o empenho no cuidado com o próximo.

  12. Olá Samuel. Respondendo suas perguntas:
    1) Utilizando óleo de transmissão na linha de freio: haverá o comprometimento da frenagem do veículo. E com o tempo ocorrerá a degradação dos componentes do sistema de freio. Lembre que você está utilizando um óleo (cuja função é fazer lubrificação entre partes móveis de uma transmissão) para função hidráulica. São aplicações totalmente distintas e que devem ser evitadas.

    2) Utilizando fluido de direção hidráulica na linha de freio: também haverá o comprometimento da frenagem (não tão grande quanto se comparado com a utilização de óleo de transmissão), mas a função de frenagem (espaço para frenagem e feeling no pedal por exemplo) serão comprometidos. Observe que embora no sistema de direção e no sistema de freio temos fluido que faz a função hidráulica, cada um desses sistemas possui suas peculiaridades, o que obriga que cada sistema tenha fluidos específicos (cada sistema tem requisitos específicos de temperatura, pressão, viscosidade, etc…).

    Em resumo: para cada sistema de um veículo sempre utilizar o respectivos fluidos homologados pela montadora.

    Na transmissão do Gol é utilizado óleo conforme especificação TL 52512. No sistema de freio do Gol é utilizado fluido hidráulico conforme especificação DOT4. E no sistema de direção hidráulica do Gol é utilizado fluido conforme especificação TL 58164BR

  13. Veiculo em linha reta e no plano. Desrosqueia a tampa. Limpa a vareta. Coloca a tampa de novo rosqueando até o final. Desrosqueia a tampa. Retire a tampa e verifique se a marca de fluido está na marca de nível da vareta. Não precisa ser com o veículo ligado.

  14. Bom dia André. Ficamos muito felizes que tenha sido esclarecedor . Significa que atingimos o objetivo do nosso propósito. Muito obrigado pelo seu comentário.

  15. Como verificou o nível ?

    É com o veículo ligado sem rosquear a tampa ou com veículo desligado com a tampa rosqueada ?

  16. aproveitando [a aula], todo óleo tem a função de lubrificação e fluido hidráulico para produzir força hidráulica, vai uma pergunta curiosa, que muitos gostarão de ver a resposta… *o que ocorrerá com o sistema de freios, por exemplo, de um vv gol mi, 1.0, disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras, se utilizarmos óleo de transmissão e direção hidráulica sae 10w gi/m nesse sistema? e a eficiência da frenagem?* [na especificação diz que é indicado para direção hidráulica].

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