Confira a representação do circuito elétrico do sistema de airbag nas unidades do Volkswagen Gol G5 fabricadas a partir de março de 2008
Lançada em junho de 2008, a quinta geração do Gol na verdade era a terceira plataforma diferente do modelo – antes, os modelos de segunda, terceira e quarta geração tiveram a mesma base. Esta nova plataforma era semelhante a dos Fox e Polo de então. Os motores eram ambos flex da gama EA111: VHT 1.0 8V de 76/72 cv (E/G) e VHT 1.6 8V 104/101 cv (E/G). Na transmissão, o câmbio era manual de cinco marchas (o mesmo do Fox, com relação do diferencial alongada). Em 2009, surgiu o automatizado I-Motion. Esta versão foi fabricada até 2012 sem alterações significativas.
A seguir, confira o esquema do circuito de corrente do sistema de airbag nas unidades do Volkswagen Gol G5 fabricadas a partir de março de 2008.
ESQUEMA DE CIRCUITO DE CORRENTE
BATERIA, MOTOR DE PARTIDA, GERADOR (ALTERNADOR), REGULADOR DE TENSÃO
A – BATERIA
B – MOTOR DE PARTIDA
C – GERADOR (ALTERNADOR)
C1 – REGULADOR DE TENSÃO
J623 – UNIDADE DE CONTROLE DO MOTOR
S162 – FUSÍVEL 1 (30) DO PORTA-FUSÍVEIS NA BATERIA
S163 – FUSÍVEL 2 (30) DO PORTA-FUSÍVEIS NA BATERIA
T1B – CONECTOR DE ENCAIXE, SIMPLES, NO MOTOR DE PARTIDA
T2N – CONECTOR DE ENCAIXE, DUPLO, NO COMPARTIMENTO DO MOTOR
T2U – CONECTOR DE ENCAIXE, DUPLO, NO GERADOR (ALTERNADOR)
CABO-MASSA, BATERIA-CARROCERIA
CONEXÃO À MASSA, PRÓX. À BATERIA
LIGAÇÃO APARAFUSADA (30) NA PORTA-FUSÍVEIS DA BATERIA
WS = BRANCO
SW = PRETO
RO = VERMELHO
BR = MARROM
GN = VERDE
BL = AZUL
GR = CINZA
LI = LILÁS
GE = AMARELO
OR = LARANJA
ESQUEMA DE CIRCUITO DE CORRENTE
BATERIA, MOTOR DE PARTIDA, GERADOR (ALTERNADOR), REGULADOR DE TENSÃO
D – COMUTADOR DE IGNIÇÃO
E1 – INTERRUPTOR DAS LUZES
J393 – UNIDADE DE CONTROLE CENTRAL P/ SISTEMA DE CONFORTO
R – RADIO
SA2 – FUSÍVEL 2 DO PORTA-FUSÍVEIS A
T8B – CONECTOR DE ENCAIXE, ÓCTUPLO, NO RÁDIO
T8C – CONECTOR DE ENCAIXE, ÓCTUPLO, NO COMUTADOR DE IGNIÇÃO
T12C – CONECTOR DE ENCAIXE, 12 PÓLOS, NO INTERRUPTOR DAS LUZES
T23A – CONECTOR DE ENCAIXE, 23 PÓLOS, NA UNIDADE DE CONTROLE CENTRAL P/ SISTEMA DE CONFORTO
TV2 – LIGAÇÃO DE CABOS P/ TERMINAL 30
LIGAÇÃO AO POSITIVO 3 (30) NO CHICOTE PRINCIPAL
LIGAÇÃO 2 NO CHICOTE PRINCIPAL
LIGAÇÃO (86S) NO CHICOTE PRINCIPAL
* – PARA VEÍCULOS COM TRAVAMENTO ELÉTRICO
WS = BRANCO
SW = PRETO
RO = VERMELHO
BR = MARROM
GN = VERDE
BL = AZUL
GR = CINZA
LI = LILÁS
GE = AMARELO
OR = LARANJA
ESQUEMA DE CIRCUITO DE CORRENTE
CONECTOR DA BOBINA DO AIRBAG E MOLA DE RETORNO COM ANEL DESLIZANTE, UNIDADE DE CONTROLE P/ O AIRBAG, DISPOSITIVO DE IGNIÇÃO P/ AIRBAG DO CONDUTOR, DISPOSITIVO DE IGNIÇÃO 1 P/ AIRBAG DIANT. DO PASSAGEIRO
F138 – CONECTOR DA BOBINA DO AIRBAG E MOLA DE RETORNO COM ANEL DESLIZANTE
J234 – UNIDADE DE CONTROLE P/ O AIRBAG
J879 – UNIDADE DE CONTROLE PARA SISTEMA INTERATIVO
N95 – DISPOSITIVO DE IGNIÇÃO P/ AIRBAG DO CONDUTOR
N131 – DISPOSITIVO DE IGNIÇÃO 1 P/ AIRBAG DIANT. DO PASSAGEIRO
T2W – CONECTOR DE ENCAIXE, DUPLO, NO DISPOSITIVO DE IGNIÇÃO P/ AIRBAG DO CONDUTOR
T2X – CONECTOR DE ENCAIXE, DUPLO, NO DISPOSITIVO DE IGNIÇÃO 1 P/ AIRBAG DIANT. DO PASSAGEIRO
T5A – CONECTOR DE ENCAIXE, QUÍNTUPLO, NO CONECTOR DA BOBINA DO AIRBAG E MOLA DE RETORNO COM ANEL DESLIZANTE
T5D – CONECTOR DE ENCAIXE, QUÍNTUPLO, NO CONECTOR DA BOBINA DO AIRBAG E MOLA DE RETORNO COM ANEL DESLIZANTE
T16A – CONECTOR DE ENCAIXE, 16 PÓLOS, NA UNIDADE DE CONTROLE PARA SISTEMA INTERATIVO
T75A – CONECTOR DE ENCAIXE, 75 PÓLOS, NA UNIDADE DE CONTROLE P/ O AIRBAG
LIGAÇÃO AO POSITIVO (15) NO CHICOTE PRINCIPAL
LIGAÇÃO 1 (CAN-BUS / COMANDO ” HIGH”) NO CHICOTE PRINCIPAL
LIGAÇÃO 1 (CAN-BUS / COMANDO ”LOW”) NO CHICOTE PRINCIPAL
* – PARA VEÍCULOS COM SISTEMA INTERATIVO
WS = BRANCO
SW = PRETO
RO = VERMELHO
BR = MARROM
GN = VERDE
BL = AZUL
GR = CINZA
LI = LILÁS
GE = AMARELO
OR = LARANJA
ESQUEMA DE CIRCUITO DE CORRENTE
UNIDADE DE CONTROLE P/ O AIRBAG, RELÉ PRINCIPAL P/ ACIONAMENTO ELÉTRICO
J234 – UNIDADE DE CONTROLE P/ O AIRBAG
J437 – RELÉ PRINCIPAL P/ ACIONAMENTO ELÉTRICO
J623 – UNIDADE DE CONTROLE DO MOTOR
J879 – UNIDADE DE CONTROLE PARA SISTEMA INTERATIVO
SA44 – FUSÍVEL 44 DO PORTA-FUSÍVEIS A
T2R – CONECTOR DE ENCAIXE, DUPLO, NO RELÉ PRINCIPAL P/ ACIONAMENTO ELÉTRICO
T3D – CONECTOR DE ENCAIXE, TRIPLO, NA TOMADA 12 VOLTS
T16A – CONECTOR DE ENCAIXE, 16 PÓLOS, NA UNIDADE DE CONTROLE PARA SISTEMA INTERATIVO
T16B – CONECTOR DE ENCAIXE, 16 PÓLOS, NO DIAGNÓSTICO
T30A – CONECTOR DE ENCAIXE, 30 PÓLOS, NO RELÉ PRINCIPAL P/ ACIONAMENTO ELÉTRICO
T75A – CONECTOR DE ENCAIXE, 75 PÓLOS, NA UNIDADE DE CONTROLE P/ O AIRBAG
U5 – TOMADA 12 VOLTS
367 – LIGAÇÃO À MASSA 2 NO CHICOTE PRINCIPAL
606 – PONTO DE MASSA SOB O CONSOLE CENTRAL PRÓX. À ALAVANCA SELETORA
B300 – LIGAÇÃO AO POSITIVO 4 (30) NO CHICOTE PRINCIPAL
B467 – LIGAÇÃO 3 NO CHICOTE PRINCIPAL
B625 – LIGAÇÃO (CABO DE DIAGNÓSTICO K) NO CHICOTE PRINCIPAL
* – PARA VEÍCULOS COM SISTEMA INTERATIVO
WS = BRANCO
SW = PRETO
RO = VERMELHO
BR = MARROM
GN = VERDE
BL = AZUL
GR = CINZA
LI = LILÁS
GE = AMARELO
OR = LARANJA
ESQUEMA DE CIRCUITO DE CORRENTE
UNIDADE DE CONTROLE COM INDICADOR NO INSTRUMENTO COMBINADO, INSTRUMENTO COMBINADO, LÂMPADA DE CONTROLE DO ALTERNADOR, LÂMPADA DE CONTROLE DO AIRBAG
J285 – UNIDADE DE CONTROLE COM INDICADOR NO INSTRUMENTO COMBINADO
K – INSTRUMENTO COMBINADO
K2 – LÂMPADA DE CONTROLE DO ALTERNADOR
K75 – LÂMPADA DE CONTROLE DO AIRBAG
SA34 – FUSÍVEL 34 DO PORTA-FUSÍVEIS A
T32A – CONECTOR DE ENCAIXE, 32 PÓLOS, NO INSTRUMENTO COMBINADO
B277 – LIGAÇÃO AO POSITIVO 1 (15A) NO CHICOTE PRINCIPAL
WS = BRANCO
SW = PRETO
RO = VERMELHO
BR = MARROM
GN = VERDE
BL = AZUL
GR = CINZA
LI = LILÁS
GE = AMARELO
OR = LARANJA