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Manutenção do sistema de freios do Honda Fit

Veja como fazer a correta substituição dos discos, pastilhas e fluído hidráulico do sistema de freios do monovolume da Honda, além de analisar as condições de outros componentes do conjunto.

Victor Marcondes

Manutenção do sistema de freios do Honda Fit
Manutenção do sistema de freios do Honda Fit

A avaliação das condições de manutenção de um veículo vai muito além da simples apreciação de potência, digiribilidade, e conforto. A verificação dos sistemas responsáveis pela segurança (ativa e passiva) é crucial na hora da revisão. O conjunto de freios é um dos mais importantes, afinal é responsável pela redução da velocidade e / ou imobilização do automóvel em caso de frenagem, o que vai evitar um acidente que coloque em risco a integridade física dos passageiros.

Formado por diversos itens que trabalham efetivamente juntos, o sistema de freios é frequentemente exposto a condições severas de trabalho, como temperatura e pressão, além de várias situações de risco. Por conta disso, merece atenção especial do mecânico na hora da revisão, para que possa sempre oferecer o máximo desempenho e, consequentemente, segurança aos ocupantes do veículo.

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Componentes como discos, pastilhas e tambores, por atuarem diretamente com forças de atrito, estão sujeitos a desgaste. Logo, precisam ser verificados periodicamente. Inclusive o fluido de freio, que por sua vez, absorve água com o passar do tempo. Isso faz com que se deteriore, perdendo suas propriedades iniciais (diminuição do ponto de ebulição). Por essa razão, também deve ser examinado e substituído de tempos em tempos.

Já os componentes do sistema hidráulico (tubos, bombas, atuadores, multiplicadores de força, válvulas e flexíveis) estão sujeitos a deterioração e /ou desgaste dos seus componentes internos. Logo, devem ser examinados quanto a vazamentos. Cabos, alavancas e pedais de comando também precisam ser verificados, quanto à deterioração e folgas excessivas.

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No entanto, é importante frisar que qualquer procedimento de manutenção exige consulta das recomendações do fabricante do veículo contidas no manual do proprietário. Um passo realizado fora do padrão estipulado pode comprometer a eficiência do conjunto e comprometer a segurança de muitas pessoas.

Confira nesta matéria a substituição dos discos, pastilhas e fluido de freio de um Honda Fit, ano 2005, com 45 mil quilômetros rodados. A revisão e os diagnósticos foram realizados por José Roberto, técnico da Affinia Automotiva. É importante lembrar que para a execução deste tipo de trabalho é indispensável o uso de equipamentos de proteção individual apropriados (calçados, luvas e óculos de segurança).

Inspeção

Antes de começar a substituição dos componentes, faça uma inspeção e avaliação do desgaste de todos os itens que compõem o sistema: discos, pastilhas, cilindro-mestre, cilindro de roda, servo-freio, cabos, pedais e alavancas de comando, fluido de freio, válvulas equalizadoras e de compensação, flexíveis, tubulação e conexões. Esta verificação evita que as peças novas sofram algum tipo de deformidade prematura por conta da ineficácia de outros componentes do conjunto.

Para que o sistema de freios funcione corretamente, após a revisão, também é preciso verificar cuidadosamente a suspensão. Desgastes e folgas excessivas podem provocar trepidações ou mudança da direção durante uma frenagem.

1) Verifique também se não há folgas excessivas nos cubos e rolamentos das rodas dianteiras e traseiras. Inicie a desmontagem pelo eixo traseiro, tomando o cuidado de, após remover a roda, marcar a posição de dois furos roscados de 6 mm. É neles que serão inseridos parafusos M6 necessários para a remoção do tambor. Faça uma avaliação dos tambores, lonas, cilindros de roda e conjunto de molas de retorno.

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2) Examine, em primeiro lugar, o estado e a espessura das lonas. Depois, verifique se o tambor apresenta trincas e deformações, assim como, o estado da pista de atrito das lonas. Em seguida, meça o diâmetro interno do tambor. A pista de atrito não deve apresentar ranhuras radiais ou rebarbas. O diâmetro interno deve estar abaixo do máximo especificado pelo fabricante.

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3) Agora, verifique o estado do cilindro de roda, retirando parcialmente o guarda-pó que envolve as extremidades. Em caso de vazamento de fluido, substitua o componente. Avalie o estado dos kits de molas e faça a substituição em caso de deformações ou deteriorações.

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4) Se os componentes estiverem em boas condições, limpe todo o conjunto e reinstale o tambor, que deve ser montado retirando os parafusos de 6 mm utilizados para removê-lo. Em seguida, verifique se as lonas estão reguladas corretamente, e se necessário, realize o ajuste.

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5) Ao passar para o eixo dianteiro, lembre-se de verificar se existem folgas na suspensão e no rolamento de roda. Em seguida, observe o estado geral de conservação da pinça de freio, disco, pastilhas, pinos deslizantes e flexíveis do sistema.

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6) O próximo passo é remover o grampo de fixação da presilha da pastilha externa. Cuidado para que o grampo não sofra nenhum tipo de deformação. Caso apresente alguma irregularidade substitua a peça. Depois, retire os pinos deslizantes, verificando o seu estado de conservação. Retire então a pinça e a pendure com um gancho na suspensão, para não comprometer o flexível de freio. Remova as pastilhas. Caso apresentem desgaste excessivo faça a substituição. Remova o cavalete e fique atento sobre defeitos que possam comprometer o seu funcionamento.

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7) Para retirar o disco de freio, solte os parafusos que fixam o componente. Se tiver dificuldades na remoção, utilize um spray desengripante. Numa situação extrema, use um martelo de borracha ou de fibra. Utilize um micrômetro para medir a espessura do disco. Caso esteja abaixo do mínimo recomendado pelo fabricante, substitua o componente (sempre em ambos os lados). No nosso exemplo, o valor encontrado foi de 18 mm enquanto o mínimo é de 19 mm, ou seja, requer substituição.

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Obs.: Se os discos apresentam rebarbas, mas se encontram com espessura acima da mínima recomendada pelo fabricante, é possível realizar uma retifica. No entanto, ao final da operação ambos os lados dos discos devem apresentar a mesma espessura.

8) Em seguida, verifique o estado das pinças quanto a vazamentos no local do guarda-pó do êmbolo (8A). Substitua o kit de reparo da pinça se necessário. Com uma escova de aço e um pano limpo, faça uma limpeza na região de contato do cubo de roda com o disco, com o objetivo de retirar impurezas que possam provocar o assentamento incorreto do disco (trepidações) (8B).

 

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    8A
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    8B

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8C

Obs.: antes de serem instalados, os discos novos devem ser limpos com álcool ou detergente neutro e água para que a película protetora contra oxidação seja retirada. Instale o disco com os devidos parafusos de fixação. Depois, gire a peça para assegurar que está bem ajustada. Agora, com uma escova de aço, limpe o cavalete com atenção especial para o local onde as pastilhas deslizam. Instale o componente na manga de eixo e aperte os parafusos com o torque recomendado (8C).

9) Ao instalar as pastilhas, cuidado para não contaminá-las com óleo ou graxa, para que não percam a eficiência. Evite fazer qualquer alteração nas presilhas, localizadas na região do êmbolo da pastilha nova. Caso tenha sua forma alterada, este componente poderá gerar problemas, como: folgas, vibrações e ruídos. Para facilitar o encaixe das novas pastilhas, abra o sangrador e retorne o êmbolo à posição correta para fixação. Limpe o local, fixe a pastilha e encaixe o conjunto no disco de freio (9A).

 

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    9A
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    9B

Obs.: Na montagem da pinça, não se esqueça de limpar e lubrificar com graxa os pinos deslizantes (9B). Depois de instalar a pinça, reinstale cuidadosamente a mola que segura a pastilha externa. Por fim, limpe a parte de atrito do disco.

10) Com o passar do tempo, o fluido de freio absorve água e se deteriora, como consequência, sua temperatura de ebulição diminui. Além disso, essa umidade provoca a deterioração das partes ferrosas que ficam em contato com o fluido. Por conta disto, é muito importante fazer a substituição do fluido sempre de acordo com as recomendações estipuladas pelo fabricante.

11) Para a sangrar o sistema ou fazer a substituição completa do fluido, sobretudo nos veículos equipados com ABS, utilize o equipamento apropriado, realizando o procedimento conforme recomendado pelo fabricante do veículo. Finalize o serviço com a instalação das rodas. Aperte os parafusos de fixação, sempre em formato de cruz e com o torque especificado, para garantir o perfeito assentamento.

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Colaboração técnica: Fernando Landulfo, instrutor do SENAI-Vila Leopoldina

4 comentários em “Manutenção do sistema de freios do Honda Fit

  1. gostaria de saber qual a marca original dos discos e pastilhas de freio a serem instaladas no FIT 2014 automatico?

  2. BOM dia queria saber qual é o tempo que tem que fazer a troca das molas e se tem como saber se esta boa e outra pergunta meu honda fit 2005 aut CVT esta fazendo um barulho no motor quando esta parado pensei que fosse valvula não è eu no meu pensar que é tucho quando esta em marcha lenta parece esse barulho peguntei um mecanico e me perguntou se esta sem força eu disse que não mas ele disse que é tucho e el disse só vai fazer a troca se perde a força pra continuar andando quando eu notar par levar para fazer a troca dos tucho eu lhe pergunto é esse procedimento certo ou ele esta errado

  3. Boa noite amigo .tenho un honda fit exl 2009 e noto que qd uso con frequência un lado do freio começa a fazer un ruído forte . Só de un lado da roda já verifiquei pastilha e disco estão meia vida . Percebi que acontece isso qd o freio esquenta .oq poderia ser isso . ? Seria o caso de trocar disco e pastilha ou só pastilha?

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