Acompanhe o passo-a-passo da montagem de um eixo diferencial duplo, equipamento utilizado pelos caminhões pesados.
Carolina Vilanova
O diferencial é um conjunto mecânico de engrenagens que tem funções distintas e de extrema importância para a estabilidade e segurança dos caminhões. Transmitir a potência do motor para as rodas de tração, mesmo em alta velocidade fazendo girar mais rapidamente a roda externa em uma curva, compensando as diferentes distâncias do veículo, são algumas das finalidades do eixo diferencial.
Os principais itens de um diferencial são as engrenagens satélites,planetárias e semi-eixos. Os satélites são instalados na cruzeta do diferencial e engrenados nas planetárias, que por sua vez são acopladas nos semi-eixos, fazendo girar as rodas.
“O funcionamento difere conforme o percurso do veículo: se está rodando em linha reta, as rodas estão girando na mesma velocidade, os satélites não se movem. Por outro lado, em uma curva, a velocidade das rodas são diferentes e obrigam os satélites a girarem na cruzeta, o que permite velocidades diferentes entre as planetárias e, consequentemente, entre as rodas”, explica Marcelo Gabriel da ArvinMeritor.
O eixo cardan é a conexão para transmitir a potência do motor para a transmissão, esta para o diferencial para as rodas . A peça é acoplada ao pinhão ou eixo de entrada do diferencial, que está engrenado com a coroa e este a caixa dos satélites. Esse conjunto transmite o movimento dos semi-eixos e estes para as rodas.
Coroa e pinhão
A coroa e o pinhão são itens que merecem muita atenção na hora da manutenção, principalmente, se o veículo opera em condições severas. Esse conjunto é formado por duas engrenagens que permitem a redução do torque vindo do motor para as rodas, devido as combinações de dentes do par coroa e pinhão. A divisão entre o número de dentes da coroa e do pinhão é a redução, que significa as voltas que o pinhão precisa dar para a coroa completar uma volta. Quanto maior for a redução mais força e menos velocidade terá o veículo e quanto menor for a redução mais velocidade e menos força terá o veículo.
“Os dentes da coroa e do pinhão podem ser fabricados com diferentes formas de geometria. A ArvinMeritor utiliza o tipo hipóide, mais resistente, silencioso e leve, além de contar com dimensões possíveis da coroa e do pinhão”, comenta Gabriel. “Devido ao tipo de engrenamento, o tipo hipóide possui uma característica chamada “off-set”, que é a distância entre a linha de centro da coroa e a linha de centro do pinhão no sentido vertical”, completa.
Manutenção
A lubrificação é um dos itens mais importantes para manter o conjunto do diferencial em boas condições porque reduz desgaste do atrito, protege o metal de oxidação e corrosão, e dissipa o calor excessivo.
Utilizar o lubrificante correto (SAE 85W 140 API GL 5), e no nível indicado, é indispensável. O nível e a viscosidade do óleo devem ser checados a cada 2 mil km e a troca é recomendada quando o veículo atinge 160 mil Km ou um ano de uso. Em condições severas de trabalho, esse prazo diminui para 50 mil km ou a cada seis meses.
A falta de lubrificação, nível baixo, óleo vencido, não apropriado, e vazamento do vedador do pinhão ou dos cubos de roda, podem causar sérios danos ao componente do diferencial. Todos os torques e ajustes aplicados deverão seguir as especificações da montadora.
Diagnóstico de falhas
Danos no conjunto do eixo diferencial podem ser causados pelos seguintes fatores: aplicação, operação do motorista, falta de manutenção, modificação do veículo ou do trem de força, uso incorreto do Peso Total Bruto (PTB) e do Peso Total Bruto combinado (PTBC). O componente mais sujeito a sofrer avarias é o semi-eixo.
Os problemas podem ser causados por fadiga do eixo, fadiga por choque, dentes quebrados e quebra no anel do ajuste do lado da flange, entre outros defeitos provocados por desgaste natural ou por fatores externos.
A quebra por carga de choque causa fratura instantânea ou trinca (a parte danificada é visível) e pode acontecer devido ao acionamento incorreto do bloqueio na passagem para tração. Outros defeitos são fadiga do eixo traseiro e fadiga de superfície. Rolamentos avariados também prejudicam o conjunto. Alguns fatores são: falta de lubrificação, manuseio incorreto, lubrificante contaminado e carga excessiva.
O contato e a folga entre os dentes do par coroa e pinhão são muito importantes, pois podem aparecer trincas prematuras ou provocar ruído nos componentes.
Desmontagem e montagem
Utilizar ferramentas adequadas e equipamentos de proteção, como luvas e óculos, principalmente, se estiver manuseando peças quentes ou martelo são essenciais para sua segurança. Nessa matéria mostramos o processo de montagem de um modelo de duas velocidades, utilizado em caminhões com bloqueio de diferencial.
1) Comece desmontado a caixa de satélites, onde trabalham as 2 planetárias e os 4 satélites em forjado de precisão. Em seguida retire a cruzeta, os planetários e os satélites.
2) Para tirar o eixo, o profissional deve sacar o pino trava e bater com cuidado para destravar.
3) Tirar o pino-trava. Esse componente é descartável, substitua por um novo. Retire as engrenagens. Atenção ao retirar a peça pois o rolete pode cair.
Montagem da engrenagem
1) Na hora de montar as arruelas, tenha certeza de que estão em simetria correta para encaixar o eixo. Obs.: cuidado para não montar o diferencial faltando roletes, para não ter falhas prematuras.
Profundidade do pinhão
Use um pinhão falso ( dispositivo) para medir sua profundidade em relação à coroa. Meça a distância da linha de centro do mancal até o rolamento, com a cota nominal determinada de acordo com o fabricante.
a) Instale a caixa do pinhão, já com a capa do rolamento traseiro montada no dispositivo. Coloque a outra face da caixa do pinhão o rolamento dianteiro. Em seguida, encaixe a caixa do pinhão na caixa do diferencial.
b) Acople o dispositivo da caixa do diferencial e com um relógio comparador ajustado para a leitura zero e com uma pré-carga de aproximadamente 1 volta, deslize-o sobre o eixo até obter uma medida máxima. Esta leitura será a quantidade de calços a ser colocada, tendo no pinhão a gravado o número zero. Caso no pinhão esteja gravado outro número. Ex: + 6, adicionar 0,06mm ou – 6, retirar 0,06mm de calços.
c) Meça os calços. Depois, retire a caixa do pinhão e o dispositivo. Agora aplique junta líquida na caixa do diferencial, instale os calços seletivos determinados e aplique a junta líquida em cima.
d) Monte os calços de pré-carga e o rolamento externo do pinhão com o auxílio de uma prensa. Verifique o torque de arraste com uma balança.
e) Monte o vedador.
f) Monte a caixa do pinhão na caixa do diferencial. Monte a porca do pinhão e aplique o torque especificado.
g) Coloque a caixa de satélites conjunto dentro da carcaça. Monte a capa do rolamento e o anel de ajuste. Coloque os dois mancais.
Ajuste dos rolamentos do pinhão
A pré-carga é obtida por meio do posicionamento correto dos anéis de ajuste dos rolamentos e deve ser entre 6 e 10 Kg.
Método para ajuste da pré-carga
a) Aperte o anel de ajuste (lado direito) até eliminar a folga entre os dentes do par hipoidal (folga de engrenamento zero). Obs.: O aperto deve ser gradativo para evitar que o anel pressione o rolamento.
b) Aperte o anel de ajuste (lado esquerdo) até eliminar a folga axial do rolamento.
c) Solte o anel de ajuste (lado direito) 3 ou 4 dentes do castelo. (porca)
d) Verifique a folga de engrenamento conforme especificado pelo fabricante.
Área de contato
Pinte com pó xadrez ou óxido de ferro amarelo diluído em óleo, cinco dentes da Coroa. Com uma alavanca dê uma pré-carga e gire o pinhão com uma manivela. Depois gire do outro lado. Dessa maneira pode-se observar a área de contato do pinhão.
Os últimos procedimentos são:
– torquear os parafusos da capa do mancal.
Tenho um 1620 Mb reduzida e o mecânico trocou caixa satelite e as engrenagens da redução só que agora quando tiro a reduzida da um tranco no cardan
Bom dia amigo parabens sua explicação e muito clara e bem definida gostei .
Boa noite, tenho um Volkswagen 10160, mandei reforçar e arquear as molas. Ficou alem do que eu queria. Todas as vezes que vou dar uma ré carregado ele soqueava onde não podemos soltar a embreagem e preciso debrear e acelerar levemente até ele sair sem tremer. É como espremer em uma saída um pouco ingrime.
Agora apresentou na saída vazio quando vou tirando o pé da embreagem devagar. É um soqueamento que se persistir trela o diferencial. Sinto que é como a transmissão não estivesse encaixada perfeitamente no diferencial e quisesse escorregar!! Será se é embreagem baixa ou tenho que retirar algumas molas?
lembrando que não está tão alto também. Eu dei um pulo brusco em um quebramolas. Será se quebrou a base? E ela seria o motivo?
Olá, infelizmente não conseguimos fazer o diagnóstico a distância. Recomendamos que você procure um mecânico especializado para avaliar o veículo.
Atenciosamente,
Revista O Mecânico.
Trabalho com um 24250 e a reduzida está quebrada isto pode danificar o diferencial?
Olá, precisamos de mais detalhes para responder à sua pergunta. A qual ano/modelo/motorização de cada veículo você se defere?
Qusl é a diferença entre o diferencial da iveco daliy e o diferencial da F 1000
Estava solta a mangueira do suspiro do diferencial scania
Ao tentar colocar o plastico que encaixa quebrou cainda um pedaço pra dentro do diferencial
2centimetros aproximadamente sera que havera algum problema?
Trabalho em um constelation, é um caminhão varredeira dentro de uma grande empresa. Quebrou o diferencial, meu gerente afirma que foi erro de operação. Falei pra ele,que isso poderia vir de tempo e se agravou.Ele disse que diferencial,quebra e prosto. Que é coisa do momento.Pergunto:isso pode ser algo que se agravou?Ou ele está certo? Obrigado.
Caros de O Mecânico, tenho uma Ranger CS 2008 motor a gasolina e câmbio manual. Percebi que o cardan consegue girar alguns graus sem movimentar o diferencial. Isto é normal?
Bom dia. Porque Vasa oleo pelo suspilo do diferencial no vw 19320 .
Bom dia tenho um 1113 que sugestão vcs me dão pra não estourar a ponta de eixo?
gia xe kia cerato
Boa tarde eu gostaria de saber sobre uma suposta técnica que o mecânico propôs ao chefe da oficina, marcar o semi-eixo em um dado lugar para não quebrar dentro do diferencial,algy sabe me dizer se isso é uma técnica comprovada?
Boa tarde tenho um vw 19320 e joga muito oleo pelo suspiro do diferencial alguem sabe o porque obrigado
boa tarde ,comprei uma f350 nova e a velocidade final dela e so 120 km ,sera que a coroa e pinhao da F250 dar nesse diferencial as furaçoes sao as mesmas ? essa coroa e pinhao deve ser reduzida pois e um veiculo pra forca e a coroa e pinhão da f 250 deve ser mais longa e andaria mais um pouco
Fica seguro o serviço de rosca da coroa nos mancais
boa tarde, aqui na empresa tem um wolks 24250 trassado e a ponta de eixo quebrou agora que motamos redução nao esta mais entrando, como o normal.
Quantos kilometros anda um ônibus sem óleo no diferencial
Meu caminhão motor 366, cambio ZF deitado 5 marcha pilotao e o diferencial 1519/ 8/45. Morrendo no tope com 20 tonelada. Na roça preciso mais força.
Tenho um wv 23-320 É está vazando óleo do diferencial pelo suspiro… oque será q está acontecendo??
O q faz ocorrer a folga na luva do diferencial?
Amigo.gostaria de saber o seguinte montaram o diferencial da minha camionete hilux. E o diferencial ficou 5 centímetros fora do local normal comparado com outra caminhonete do mesmo modelo. Pode acarretar algum problema ?
Boa tarde. A insistência operacional e uma grande vilã. Também este tipo de quebra acontece Principalmente caminhões que não possui cubo redutor, onde este evita a torção do semi eixo.
Bom dia tenho constellation 25.370 com motor axor quero alongar ele de 80km está de 1500 fotos qual a relação ideal para estar usando
Tenho um Ford cargo 2428 e o mesmo fica ameaçando entrar a redução sozinho,já troquei o chicote completo junto com o botão, troquei a válvula e mesmo assim continua com o problema,teriam alguma ideia do que pode ser? Será q tem algo no diferencial??
Muito improvável. Só se a diferença fosse muito grande.
Roberto, o procedimento foi executado dentro da área de garantia da então ArwinMeritor, atual Meritor, em Osasco/SP.
Um abraço.
Excelente matéria…. mas porque não divulgaram o contato da empresa que faz o reparo nos diferenciais ??
O meu 1935 tá roncando eu fiz caixa de macha e deferência e continua rocando cardam ronca?
bom dia , eu gostaria de saber qual conjunto fica bom para andar e ao mesmo bom de forma 7×41 ou 10x 41 ou outro tipo.
Grato.
Pneu novo no eixo da traçao e pneu usado no eixo traçado cavalo mecânico 6×4, pode quebrar o cardãzinho devido a diferença de altura dos pneus?
Boa tarde sou Bruno de Barra da estiva BA tenho um caminhão 1113 e queria saber qual coroa e pinhao eu posso colocar pra ele ficar mas forte para subir por ando só na roça e tem muita Serra
É possível, dependendo do tipo de veículo e o uso. Um abraço.
Gistara de saber, se usar pneu novo de um lado e pneu usado do outro lado com um volume bem menor de borracha, pode causar problema no diferencial ?
Que tipo de folga? Todo cardã tem uma folga axial que existe devido à movimentação do eixo traseiro. Um abraço.
Não temos o catalogo de peças em mãos. Logo, é difícil opinar. Pode haver diferença na relação. O melhor a fazer é verificar no balcão de peças de uma concessionaria Toyota se os part numbers são os mesmos. Isso varia de número de chassis para chassis. Mas um intercambio entre modelos não é impossível. Um abraço.
Me diga uma coisa…qual a medida máxima da folga que pode existir no cardam da blazer?
Bom dia!
Eu gostaria de saber se o pião e a coroa da hilux ano 2000 é igual o da L200 ano 2000. Se posso fazer essa substituição. As peças da minha hilux deram problemas e não estou encontrando peças no mercado. Moro em são luis ma.
Luiz, por favor, entre em contato com o http://www.mercadodomecanico.com.br e verifique a disponibilidade da peça. Um abraço.
eu gostaria de saber se vcs tem o pinhão e a coroa 11×41 da s10 4.3 ano 99 e qual o valor
pq quebra ponta de eixo do caminhoes trazado
É bastante importante se atualizar para o profissional exercer seu serviço