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Motor: Substituição do kit de distribuição do Chevrolet Celta 2012

 

Processo, embora simples, requer alguns cuidados que devem ser observados pelo mecânico

Texto: Fernando Naccari
Foto: Lucas Porto

 

Um dos maiores pesadelos para o proprietário é quando o sistema de sincronismo do motor apresenta defeito. A quebra da correia dentada geralmente acarreta em danos severos ao motor e, neste Chevrolet Celta 2012, que estava com 149 mil km rodados, o prazo para a substituição do kit de distribuição completo já havia chegado.
A correia de sincronismo tem a importante função de fazer a ligação entre o virabrequim e o comando de válvulas, basicamente, de maneira sincronizada (como o próprio nome diz), permitindo que as válvulas de admissão e de escapamento se abram e se fechem no momento correto. Por isso, quando a correia quebra, o sincronismo é perdido e o movimento desordenado das peças móveis faz com que ocorra o atropelamento de válvulas, e consequentes danos aos pistões e ao cabeçote.
No caso da bomba d’água, sua troca é recomendada sempre que a correia dentada for substituída, pois se deixarmos este procedimento para ser realizado em outro momento, é muito comum ver o cliente retornar à oficina reclamando de um ruído incomum no motor após a troca. Este incômodo ruído, na verdade, é proveniente da bomba d’água que está no fim de sua vida útil. Assim, aproveite a mão-de-obra, pois será melhor também para o cliente e para a extensão da vida útil da unidade motriz.
Quem realizou o procedimento foi o consultor técnico da Continental, José Roberto Silveira, e a Concessionária Nova Chevrolet, localizada no bairro da Vila Olímpia/SP, foi quem nos cedeu o espaço para a realização da matéria. O kit de distribuição recomendado para o veículo é representado pelo código CT 874 WP10.

 

 

 

Desmontagem:

 

1. Solte as abraçadeiras que fixam o duto de ar de admissão à caixa do filtro de ar.

 

 

2. Solte as abraçadeiras que fixam o duto de ar de admissão à caixa do filtro de ar.

 

 

Obs.: Observe que sua parte frontal é só encaixada.

Obs.2: Observe que sua parte frontal é só encaixada.

 

3. Remova a parte inferior do conjunto da caixa do filtro de ar.

 

 

4. Com o auxílio de um pino-trava e uma chave estrela 14, movimente o tensionador da correia de acessórios e trave-o para liberar a respectiva correia.

 

 

5. Remova a correia de acessórios.

 

 

Obs.: Este veículo possuí direção hidráulica e, na análise visual da correia, não apresentava desgaste, mas ao conferir seu real estado com uma ferramenta/gabarito da Contitech, mostrava-se com os dentes levemente desgastados.

 

6. Agora, com uma chave torx 10 (ou estrela de 8 mm), solte os três parafusos da capa superior da correia dentada.

 

 

7. Com um soquete torx 18 e uma chave pneumática, solte o parafuso que fixa a polia dentada do virabrequim e remova-a.

 

 

8. Também com um soquete torx 10 e uma catraca, solte os três parafusos da capa inferior da correia dentada.

 

 

9. Antes de remover a correia, deixe o motor no ponto de sincronismo, baseando-se na seta presente na polia dentada do virabrequim e apontando-a para o chanfro presente no bloco do motor. Na parte superior do motor, há uma marcação na polia do comando que também deve coincidir com uma marcação na capa interna da correia dentada.

 

 

10. Em seguida, solte a regulagem do tensor com uma chave Allen 6 mm.

 

 

11. Agora, solte o parafuso de fixação do tensor da correia dentada com um soquete torx interno T50.

 

 

12. Retire a correia dentada.

 

Obs.:

No caso desta correia, já na análise visual era possível notar a presença de microtrincas em sua estrutura e desgaste nos dentes.

 

 

13. O próximo passo é a remoção da polia do comando de válvulas. Para tal, utilize uma chave sextavada de 15 mm para a remoção do respectivo parafuso de fixação.

 

Obs.:

Para evitar que, no processo de soltura do parafuso o comando se movimente e ocorra a perda do sincronismo, utilize a chave especial para manter o comando travado.

 

 

14. Solte os parafusos torx 30 que fixam a capa traseira da correia dentada em sua parte superior com o auxílio de chave catraca.

 

 

15. Repita o processo na parte inferior da capa.

 

 

16. Com uma chave estrela 15 mm, solte a polia do virabrequim.

 

 

17. Remova a capa interna da correia dentada.

 

 

18. Solte os três parafusos Allen 5 de fixação da bomba d’água.

 

Obs.:

Ao ser removida, notou-se que a bomba d’água apresentava início de corrosão interna e ruído proveniente do seu eixo, mesmo quando movimentada somente com as mãos.

 

 

19. Deixe o líquido do arrefecimento escoar em um recipiente sem que este vaze em local inapropriado. Montagem dos componentes

 

 

MONTAGEM DOS COMPONENTES

 

20. Iniciamos o processo de montagem com a instalação da bomba d’água. Com a peça em sua sede, aperte os três parafusos de fixação Allen 5 com torque de 7 Nm.

 

Obs.:

Atente-se que a bomba d’água tem uma posição correta de montagem e, caso isso não seja obedecido, o tensor da correia dentada não conseguirá funcionar adequadamente. Há uma ferramenta específica para realizar este ajuste.

Obs.2:

A Contitech recomenda que não sejam utilizadas colas, graxas e outros componentes para auxiliar na lubrificação/montagem da peça em sua sede.

 

 

21. Monte a capa interna da correia dentada e aperte os seus respectivos parafusos torx 30 de maneira cruzada, assim evita-se um possível empenamento do item. O torque de aperto é de 12 Nm.

 

 

22. Instale o tensor da correia dentada e dê um pré-aperto, apenas com a chave catraca e o soquete torx interno T50. Confira que este também possui posição de montagem e deve ser encaixado de forma que se aloje perfeitamente ao lado da face externa da bomba de óleo.

 

 

23. Encaixe a polia dentada do virabrequim, aponte os parafusos e aperte-os levemente com uma chave estrela de 15 mm, sem dar o torque final.

 

 

24. Torquímetro com soquete sextavado de 15 mm, aperte a polia do eixo comando de válvulas com torque de 45 Nm. Lembre-se que esta, apesar de um chanfro que evita o erro na instalação, deve ser instalada e fixada somente com a marcação do sincronismo direcionado a marcação correspondente na face interna da capa da correia.

 

 

25. Coloque a correia dentada, iniciando pela parte inferior e obedecendo a seguinte ordem de instalação: virabrequim, tensor, bomba d’água e comando de válvulas.

 

 

26. Dê o aperto de 20 Nm no parafuso estrela 14 mm do tensor e ajuste-o de forma que seu ponteiro se posicione em direção ao chanfro existente na mesma peça.

 

 

27. Monte a capa inferior externa da correia e aperte os seus parafusos torx 10 com 4 Nm de torque.

 

 

28. Aplique o torque de 100 Nm no parafuso torx 18 de fixação da polia do eixo do virabrequim. Não esqueça de conferir se esta encontra-se em sincronismo antes de fixá-la em definitivo.

 

 

29. Monte a capa superior da externa da correia dentada e aperte os seus parafusos torx 10 com 4 Nm de torque.

 

 

30. Com cabo de força e um soquete torx 18, gire o motor através do parafuso do virabrequim a fim das partes móveis se acomodarem antes da partida na chave.

 

 

31. Instale a correia de acessórios obedecendo a seguinte ordem: polia do virabrequim, polia da bomba da direção hidráulica, tensor da correia de acessórios e alternador.

 

 

32. Para soltar o tensionador da correia de acessórios, utilize uma chave estrela de 14 mm, movimente o tensor e libere o pino-trava mencionado no passo 4.

 

 

33. Abra o reservatório do líquido de arrefecimento e abasteça-o com a mistura de 60% de aditivo orgânico para radiadores e 40% de água desmineralizada.

 

 

34. Instale os componentes do sistema de admissão de ar removidos no início do procedimento. Se necessário, substitua o filtro de ar do motor.

 

 

Mais informações
Contitech: (11) 5070-1100
[email protected]

3 comentários em “Motor: Substituição do kit de distribuição do Chevrolet Celta 2012

  1. Eu gostaria muito de aprender mecânica parabéns pra vcs que mostra como é feito as mecânica parte a parte gosto muito de ver como é feito eu ainda tenho comigo um dia eu vou fazer um curso de mecânica

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