Entrevista – Investir para Crescer

Por: Edison Ragassi

Com instalações no Paraná, a Koube Indústria de Produtos Químicos Automotivos iniciou as atividades em 2002. Ela fornece para o mercado de reposição produtos químicos que atendem a área automotiva nos segmentos de veículos leves, pesados e agrícola. No final de 2018, inaugurou uma nova unidade produtiva e pretende crescer a participação de mercado, inclusive passar a fornecer para as fabricantes de veículos. A companhia tem o Raimundo no 2º Congresso Brasileiro do Mecânico comando de Raimundo Santana Queiroz, exproprietário de um grupo de oficinas mecânicas. Ele baseou-se na experiência adquirida durante o período que trabalhou na manutenção de automóveis para desenvolver e comercializar os produtos oferecidos atualmente

Revista O Mecânico: Sabemos que nos últimos anos o Brasil passou por uma severa crise. Mesmo assim a Koube acaba de inaugurar uma unidade produtiva. Qual o potencial de crescimento dos produtos químicos no setor automobilístico?

RAIMUNDO SANTANA QUEIROZ: Entendemos que a partir do advento da inauguração de mais uma unidade, nosso potencial de crescimento deve atingir 10% em participação de mercado no ano de 2019.

O Mecânico: : Atualmente a empresa conta com quantos colaboradores? Há possibilidade de outras contratações?

RAIMUNDO QUEIROZ: A empresa tem 35 colaboradores, com possibilidade de dobrarmos o número de contratações ainda este ano.

 

“(…) Estamos em fase final de implantação da ISO 9001 e ISO/TS 16949, certificações exigidas pelas fabricantes de veículos”

 

O Mecânico: A Koube exporta? Para quais países?

RAIMUNDO QUEIROZ: Ainda não estamos explorando o mercado internacional de forma direta, no entanto os produtos da Koube já podem ser encontrados nos EUA, Chile, Bolívia. Isso é contemplado através de divulgações dos nossos produtos nas redes sociais, como por exemplo o canal
no YouTube, Facebook e Instagram.

 

O Mecânico: : A Koube atende as montadoras?

RAIMUNDO QUEIROZ: Os produtos da Koube possuem tecnologia suficiente para atender às montadoras, no entanto estamos em fase final de implantação da ISO 9001 e ISO/TS 16949, certificações exigidas pelas fabricantes de veículos. A partir da implantação desses processos de qualidade, com toda certeza estaremos fornecendo nossos produtos para diversas montadoras.

 

O Mecânico: A evolução dos motores exige que os produtos químicos e óleos lubrificantes evoluam na mesma velocidade. Como é o processo para desenvolver estes produtos? Em média, desde o início do desenvolvimento até chegar ao consumidor, qual é o tempo desse processo?

RAIMUNDO QUEIROZ: Os produtos comercializados pela Koube são idealizados e desenvolvidos na empresa, e atualmente contamos com quatro laboratórios bem equipados, os quais realizam pesquisa, desenvolvimento, atuam em nossos processos de qualidade e nos testes práticos. Normalmente, o prazo médio é de seis meses desde o desenvolvimento até a chegada às prateleiras.

 

O Mecânico: A distribuição dos produtos é feita em todo o Brasil? Em quais pontos de venda eles são encontrados?

RAIMUNDO QUEIROZ: Através de parcerias firmadas com médios e grandes distribuidores estamos presentes em autopeças, centro automotivos, postos de combustíveis, supermercados e outras lojas do segmento, em várias regiões do Brasil.

 

O Mecânico: Os profissionais que comercializam os produtos necessitam de treinamento. A Koube faz ações de treinamentos com lojistas e balconistas?

RAIMUNDO QUEIROZ: A Koube oferece um suporte exclusivo em treinamentos teóricos e práticos para profissionais, seja ele lojista, balconista ou aplicador.

 

O Mecânico: : Como a empresa se relaciona com o mecânico independente? Realiza ações direcionadas para estes profissionais?

RAIMUNDO QUEIROZ: Através do departamento de marketing a Koube executa ações pontuais com o objetivo de levar informações técnicas e precisas para o mecânico.

 

“(…) Nosso potencial de crescimento deve atingir 10% em participação de mercado no ano de 2019”

 

O Mecânico: Temos um novo regime automotivo o Rota 2030. Com ele incentivos para veículos híbridos e elétricos. A empresa está preparada para esta nova
realidade de mercado?

RAIMUNDO QUEIROZ: A Koube está e sempre estará preparada para essa e outras evoluções que virão. Estamos em constante empenho com o objetivo de oferecer produtos de última tecnologia e de qualidade incomparável.

 

O Mecânico: Qual a expectativa para este ano que começa com um novo governo?

RAIMUNDO QUEIROZ: Estamos bem otimistas com o ano que se inicia, acreditamos que o cenário político e econômico mudará para melhor, e assim todos nós
brasileiros vamos colher frutos saudáveis, e não podres.

 

O Mecânico: E o mecânico independente, o que pode esperar da Koube para auxiliá-lo no dia a dia de trabalho?

RAIMUNDO QUEIROZ: A Koube possui uma filosofia peculiar onde o objetivo principal é levar soluções de problemas em forma de produtos químicos, com isso o mecânico é beneficiado diariamente ao utilizar nossa linha de produtos, solucionando problemas com mais facilidade e tendo uma elevação no ticket médio da sua empresa.