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Alimentação: Instalação do Kit GNV de 5ª Geração

 

Confira o processo de conversão de combustível líquido para gasoso em um Honda Civic EXL 2018

Texto: Gustavo Sá
Foto: Lucas Porto

Economia é o principal atrativo para quem opta pela conversão de veículos para utilização do Gás Natural Veicular, o GNV. Apesar de ainda ter custo elevado (R$ 4 mil, em média), a transformação pode ter o investimento amortizado em apenas um ano para motoristas que rodam cerca de 1.800 km/mês, de acordo com dados da Comgás.

 

Atualmente, o Kit GNV de 5ª geração é um dos mais modernos do mercado, pois traz atualizações que reduzem a perda de potência e diminui a necessidade de manutenção constante.

 

Os cuidados com a manutenção de um veículo com Kit GNV instalado são, basicamente, os mesmos de um veículo comum. “O proprietário deve seguir os prazos de revisões indicados no manual do proprietário. Para o sistema de GNV, a recomendação é fazer inspeção do sistema a cada 10 mil km e realizar a troca do filtro de GNV a cada 30 mil km rodados”, explica o gerente Comercial de GNV da Comgás, Ricardo Vallejo. Também é preciso atentar aos períodos de reteste hidrostático obrigatório dos cilindros (a cada 5 anos), que deve ser realizado por órgão acreditado pelo Inmetro durante a vida útil do mesmo (15 anos).

 

O Kit de 5ª geração é composto por um redutor, que é responsável pela diminuição da pressão do gás natural do cilindro para uma pressão mais baixa, que atuará diretamente nos bicos injetores. Isso faz com que a perda de potência seja menor em relação aos antigos kits – a estimativa da empresa é de redução de apenas 3% da potência com o atual modelo.

 

A geração mais recente também elimina problemas como o ressecamento de mangueiras ou a necessidade de troca constante de velas – este problema estava associado a misturas pobres produzidas pelos sistemas mais antigos. A partida do veículo é realizada pelo combustível líquido. Somente após o motor atingir a temperatura ideal é que o gás entra em operação de forma automática (uma chave comutadora no painel permite a troca entre os combustíveis).

 

Outro benefício do GNV é a menor emissão de poluentes, com redução de 20% de CO2 na comparação com a gasolina e 15% a menos de CO2 em relação ao etanol. Os principais pontos negativos ainda são o espaço ocupado pelo cilindro no porta-malas (ou caçamba, em picapes) e a consequente perda da garantia de fábrica da montadora.

 

Além disso, o peso dos cilindros de aço pode sobrecarregar a suspensão traseira em veículos leves, exigindo por vezes o uso de molas especiais, de acordo com o professor de Engenharia e consultor técnico da Revista O Mecânico, Fernando Landulfo. “Se a instalação for muito próxima à extremidade traseira, pode haver comprometimento da dirigibilidade”, reitera o consultor.

 

Se você é consumidor e deseja realizar a instalação de GNV em seu carro, deve ter cautela ao escolher a oficina de conversão. Procure sempre por empresas certificadas pelo Inmetro, que informa em seu site (inmetro.gov.br) a relação de oficinas registradas.

 

INSTALAÇÃO

 

Nesta reportagem, mostramos o passo a passo da instalação do Kit GNV de 5ª geração em um Honda Civic EXL 2018. O sedã médio traz motor 2.0 flex, que produz 150 cv (G)/155 cv (E) de potência. O câmbio é automático do tipo CVT, com simulação de 7 marchas.

 

A média de tempo total para a instalação de um Kit de 5ª geração é de 8 a 12 horas. O preço do processo de conversão (com peças e mão de obra inclusas) é de R$ 4 mil, de acordo com a empresa. O conjunto possui garantia de 1 ano.

 

O procedimento de instalação foi realizado por Leonardo Basseti, coordenador Técnico da Comgás, e Anderson Lima Cavalcante, técnico da Instala GNV Comgás.

 

DIAGNÓSTICO

 

1. A primeira fase ao receber o carro do cliente na oficina é fazer a análise do estado do veículo e o diagnóstico básico da mecânica. Em veículos zero-quilômetro, verifique filtro de ar, níveis do óleo e demais fluidos. Em automóveis com quilometragem entre 10 mil km e 50 mil km, é importante checar ainda o estado das velas de ignição. Acima de 50 mil km, é indicada também a medição da compressão dos cilindros e a inspeção visual do corpo de borboleta. Caso haja alguma não conformidade na mecânica do carro, é recomendado que seja realizado o reparo por completo antes do início da instalação do Kit GNV.

 

 

2. Verifique o funcionamento da injeção eletrônica com o auxílio de um scanner. Conecte-o à porta OBD do carro para buscar por anomalias e códigos de falha no sistema. O modelo utilizado nesta reportagem, um Honda Civic EXL 2018/2018, estava com apenas 2.000 km rodados e passou sem observações pela fase de diagnóstico.

 

 

INSTALAÇÃO NA DIANTEIRA

 

3. O Kit de GNV de 5ª geração é composto pelos seguintes itens: redutor de pressão, válvula de abastecimento, manômetro, filtro de GNV, sensor de pressão e fluxo, sensor de temperatura, bicos injetores de GNV, chicote, módulo eletrônico, chave comutadora e mangueiras de gás e água. Importante: A instalação deve sempre atender às normas do Inmetro. A pré-montagem das peças do Kit GNV, por sua vez, deve ser feita de acordo com o manual do fabricante do conjunto. Neste modelo, foi utilizado o Kit produzido pela empresa Stag Autogas Systems.

 

 

4. Para início da instalação do Kit na parte dianteira, é necessário fazer a remoção do coletor de admissão. Antes, porém, retire o conjunto de bicos injetores com a ajuda de um canhão de ¼ de polegada e um soquete de 10 mm.

 

 

5. Na sequência, utilize um soquete longo de 19 mm, uma extensão curta de 1/2 polegada e outra longa de mesma medida para remover o coletor de admissão. Com o carro no elevador, é necessário ainda fazer a remoção do protetor de cárter pela parte inferior.

 

 

6. É recomendada que a furação dos injetores de GNV seja feita o mais próximo possível do local onde é realizada a injeção do combustível líquido. Como neste motor 2.0 da Honda os injetores não são fixos no coletor de admissão, a furação será feita diretamente no cabeçote. Para fazer a furação dos 4 bicos injetores de GNV no cabeçote, utilize uma broca de 5 mm lubrificada com vaselina para reduzir as fagulhas de alumínio. Para que a fuligem de alumínio não caia dentro do motor, tampe a entrada de admissão com um pano limpo.

 

 

7. O próximo passo é a instalação dos niples dos injetores de GNV dentro do cabeçote, para que faça a conexão entre
a mangueira do injetor ao conjunto de injetores de GNV. Antes disso, porém, faça uma rosca para fixação com um macho de 6 mm e uma catraca.

 

 

8. Com um canhão de 8 mm e uma cola trava rosca (8a), faça a instalação dos niples de injeção. A norma é um niple por cilindro (8b) – neste veículo, portanto são 4 niples (4 cilindros).

 

 

 

9. Reinstale o coletor de admissão.

 

 

10. Instale o redutor de pressão com um soquete de 10 mm com encaixe de ¼ de polegada para fazer a fixação do suporte acoplado ao redutor na carroceria. Siga a norma do fabricante do Kit GNV para fazer a instalação na posição correta e garantir a eficiência do componente.

 

 

11. Instale a válvula de abastecimento (acoplada ao manômetro) na própria estrutura do carro. O componente deve ser posicionado a, no mínimo, 200 mm de distância da bateria do carro, conforme norma do Inmetro. Para a fixação, use uma catraca com soquete 13 mm e uma chave combinada de 13 mm.

 

 

12. Faça a instalação dos bicos injetores de GNV. Fixe-os na chapa protetora da flauta de injeção original do carro. Para isso, faça um pequeno furo na chapa e fixe com um parafuso M6x10 e uma porca M6. Faça o aperto com um canhão com encaixe de ¼ pol., soquete de 10 mm e uma chave combinada de 10 mm.

 

 

13. Hora de fazer a ligação entre os componentes. Para isso, instale as mangueiras ligando o redutor, filtro, sensor de pressão e bicos injetores de acordo com as indicações do fabricante do Kit GNV. É preciso atentar-se ao layout de instalação e roteiro para cada carro, tomando o cuidado para que as mangueiras não tenham atrito com outros tubos e componentes do veículo. As mangueiras são conectadas com abraçadeiras metálicas (apertadas com chave phillips).

 

 

14. É preciso fazer a ligação do sistema de água original do carro para o redutor. Isto é necessário pois o redutor precisa de aquecimento. Devido à baixa temperatura do fluxo de pressão do GNV, pode haver congelamento do redutor. Faça a ligação com um conector em forma de T e obedeça às normas do Inmetro para o roteiro de instalação.

 

 

15. Faça a ligação dos bicos injetores para os niples da injeção de GNV. Cuidado para que não haja dobras que interrompam o fluxo nas mangueiras, o que pode atrapalhar a calibração e eficiência do sistema.

 

 

16. É importante fazer o anilhamento do tubo de alta pressão com o niple a fim de prevenir vazamentos. Para isso, coloque uma anilha na ponta e, em seguida, o anilhador.

 

 

17. Para finalizar a ligação mecânica entre os componentes na parte dianteira, faça a conexão do tubo de alta pressão entre a válvula de abastecimento e o redutor. A modelagem do tubo pode ser feita à mão. Cuidado para não haver dobras, que podem diminuir o fluxo de gás e prejudicar o funcionamento do sistema.

 

 

18. Defina o roteiro de instalação do chicote elétrico do Kit GNV, que deve ficar o mais próximo do componente original do carro.

 

 

19. O módulo de gerenciamento deve ser instalado em posição onde o conector fique no alto, a fim de evitar o acúmulo de água. Outro cuidado é para que a posição dele não atrapalhe a manutenção básica do carro (como a troca de lâmpadas do farol, por exemplo).

 

 

20. Faça a captação dos sinais dos bicos injetores originais para realizar a emulação do sistema de GNV. Com a caneta de polaridade, identifique o pulso negativo dos bicos injetores de combustível líquido. Dessa forma, é feita a ligação do chicote elétrico que gerencia o funcionamento do sistema. O chicote possui uma identificação de acordo com a ordem em que deve ser conectado aos cilindros.

 

 

21. Passe o chicote da chave comutadora de combustível e o leitor de diagnose do OBD para o interior do carro por meio da parede corta-fogo.

 

 

22. Encaixe os conectores nos bicos injetores de GNV na ordem indicada pelo manual do fabricante.

 

 

23. Na sequência, conecte os chicotes ao sensor MAP.

 

 

24. Faça a ligação do sensor de temperatura do redutor.

 

 

25. Conecte os terminais do Kit na eletroválvula do gás. Faça também a solda dos bicos injetores e da primeira bobina.

 

 

26. Com parafusos M6X20, porca M6 e chave 10 mm combinada com canhão e soquete de ¼, instale uma chapa de aterramento, que é obrigatória para o momento do abastecimento. Fixe-a em espaço mais livre no cofre do motor. Neste Civic de décima geração, a chapa foi instalada no próprio suporte da válvula de abastecimento. Por fim, adicione um colante amarelo a fim de sinalizar ao frentista o local de aterramento.

 

 

INSTALAÇÃO DO TANQUE NA TRASEIRA E UNDERCAR

 

27. Na parte traseira do carro, é hora de fazer os furos de fixação para o suporte do cilindro de GNV. O suporte é proporcional ao tamanho
do cilindro e do porta-malas. Ele deve ser fixado em ao menos 2 pontos da longarina do automóvel para uma instalação segura. Ao todo, são 4 furos de fixação do suporte e mais 2 furos de fixação das traqueias, que são tubos de ventilação das válvulas de cilindro e a passagem do tubo de alta pressão. Os furos da traqueia são feitos com uma serra copo. O parafuso deve ser de 8.8, conforme norma do Inmetro. Utilize porcas autotravantes.

 

 

28. Com o carro no elevador, passe a tubulação desde o local onde será instalado o cilindro até a parte frontal. No undercar, ela deve seguir o roteiro das linhas de combustível líquido e de freios, sempre mantendo distância segura da tubulação de escapamento. Faça a fixação de acordo com as normas do Inmetro.

 

 

29. Utilize um guincho hidráulico (conhecido popularmente como girafa) para instalar o cilindro no porta-malas. O modelo utilizado nesta reportagem possui 70 kg de massa e capacidade para 17,5 m³.

 

 

30. Faça a fixação das cintas de amarração do cilindro, de acordo com a norma ABNT de classificação 8.8. Para isso, use uma pneumática com soquete de impacto de 17 mm e uma chave combinada de 15 mm.

 

 

31. A chave comutadora é instalada em local de fácil acesso e manuseio por parte do motorista. Com ela, o condutor pode realizar a mudança do combustível líquido para o gasoso (e vice-versa)./p>

 

 

CALIBRAÇÃO

 

32. Terminada a instalação, é hora de realizar a calibração e ajuste final do sistema. O primeiro abastecimento de GNV no veículo é realizado por meio de um cilindro externo para iniciar o teste.

 

 

33. Na primeira etapa, é feita uma calibração básica, com o veículo estático.

 

 

34. Na instaladora da Comgás, há uma etapa adicional de calibração, no dinamômetro, que permite ajuste mais preciso e a realização de um teste de emissões de poluentes – segundo a empresa, isso garante a pré-aprovação na inspeção veicular.

 

 

30 comentários em “Alimentação: Instalação do Kit GNV de 5ª Geração

  1. Instalei o kit 5 geração no meu carro Renaut Logan tem uns 2 meses, ontem fui ligar ele de manha e a chave comutadora estava apagada, o carro funcionou perfeitamente porem com etanol. Somente a tarde quando eu ia sair do trabalho para me dirigir a oficina ele voltou a funcionar normalmente com gnv. Mesmo assim eu fui na oficina, porem o tec. responsavel disse que era normal acontecer isso em mudanças de temperatura, ele alegou que por esta fazendo frio o sistema pode falhar, e causar essa pane. Hoje aconteceu a mesma coisa. Nunca vi nada parecido nos outros carros que tive com GNV. Essa informação dada por ele procede? Me ajude ai por favor.

  2. Quer ter for de cabeça, estresse e muito prejuízo, instala seu Kit GNV aqui no RJ na INOVE GÁS, pronto, prejuízo garantido.
    Mas se quiser prejuízo dobrado, deixa instalarem no seu carro, o Kit da Bigas, não vende peças para conserto, somente as peças completas, que é bem mais caro, e a Bigas não responde e-mails.
    Também é difícil achar alguém que troque só peças, e não o Kit completo.

  3. Boa tarde alguém poderia me dizer qual medida da furação do bico injetor da flauta para corsa classic 1.0 2015?

  4. A orientação de furo no cabeçote está totalmente errada… Muitos carros estão apresentando problemas serios devido a isso, no youtube ta cheio desses problemas e só corrigem quando passo o furo a ser feito no coletor… Fiquem atento a issso.

  5. Tenho um New Fiesta 2016 motor Sigma com Kit gás, estou tendo dificuldades para apagar a luz de injeção, vou a oficina eles passam o aparelho e daí 2 ou 3 dias volta a acender de novo!! Qual o procedimento correto?

  6. COMO E FEITO A LEITURA DA SONDA ORIGINAL DO CARRO?

    GOSTARIA DO ESQUEMA ELETRICO LANDIRENZO EVO.

    GRATO…

  7. Olá, Marcos, infelizmente não conseguimos fazer o diagnóstico a distância. Recomendamos que você procure um mecânico especializado para avaliar o veículo.

  8. Comprei um carro comgeracao 5 tava indo bem quandocomecei amudar o gas manualmente passou a senti um forte cheiro de gas sera que devo so mudar no altomatico

  9. Instalei um kit de gnv no meu carro ele tem bloqueador ante furto isso interfere na estalacao do gnv g5 pq meu carro as vezes fica estancando.

  10. Parabéns pela aula , alto padrão .GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA : É NORMAL SOBRAR FIO POR EXEMPLO MARROM E UM PRETO QUE SAI DA CAIXA DO MODULO DE COMANDO ?

  11. Olá, Magno, isso é um indício, sim. Mas só é possível saber conferindo o carro de perto.

  12. Tenho um prisma , qnd comprei percebi que ele tem 2 furos na mala , isso ocasionaria que ele já teve kit gás? Os furos são do lado esquerdo da mala perto do banco

  13. Olá, Alexandre, o ideal é consultar um mecânico, que poderá avaliar o veículo e dar um diagnóstico preciso.

  14. Instalei um 5a. Geração num Grand Vitara Suzuki 2015. Já uso há 3 anos. Agora, estou sentindo os freios sem eficiência e pedais duros, principalmente com o carro frio. Levei o carro na concessionária e eles falaram que não há problemas no sistema de freios do carro e o problema está sendo causado pelo kit GNV, que por algum problema está “roubando” vácuo do carro.
    O que vocês orientam?

  15. Bom dia instalei o kit gás 5 geração,e está me dando dor de cabeça,pois o carro apresenta bloqueio na sonda lambda ,”Nissan march 2016 manual 1.0,levei ele em uma oficina especializada em injeção,quando levei para jogar o gás de novo quando estava perto de casa apresentou o mesmo problema luz de injeção acesa e o carro perde aceleração,o que pode ser isso?

  16. Sergio, recomendamos que você consulte um mecânico especializado para verificar a necessidade de alguma adaptação para o uso de gasolina.

  17. bom anoite! acabei de adquirir um honda civic 2014 com gas injetavel, segundo o antigo dono ele o segundo combustivel esta no etanol. posso optar pela gasolina em vez de etanol ou tem que fazer algum ajuste. des de ja agredeço.

  18. Olá, você pode tirar suas dúvidas na nossa nova ferramenta, o MecânicoPro. Acesse https://mecanicopro.com.br. Você encontrará uma biblioteca de materiais para consulta sobre problemas recorrentes, além de contar com o atendimento de técnicos qualificados, via chat, em tempo real.

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  21. Ótimo. A visualizacao de todo o processo de instalação. Sou de Natal e pena que não tem aqui uma empresa desse gabarito. Se tivesse, faria uma instalacao. Vocês estão de parabéns. Pelo cuidado e profissionalismo demonstrado em todo o processo.

    Matias Neto

  22. Notei que nesta instalação não foi introduzido o Variador de Avanço. A minha instalação g5 também não tem. É comum isso? Ele faz falta?

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