Artigo – Novo pneu da Michelin

 

Fabricante francesa lança pneu que freia com o piso molhado antes que os similares concorrentes, mesmo depois de desgastado

Por: Edison Ragassi, de Clermont-Ferrand, França

Clermont-Ferrand, no interior da França é a cidade onde está a sede da fabricante de pneus Michelin. No local, além das instalações industriais, a empresa tem o campo de provas com várias pistas, onde são testados os produtos desenvolvidos pela marca.

 

A mais recente novidade da fabricante francesa é o pneu Primacy 4, que foi mostrado para a imprensa especializada latino americana neste campo de provas.

 

construção do pneu a última geração de composto de borracha para proporcionar excelente frenagem em piso molhado, sem comprometer a sua vida útil. A banda de rodagem foi otimizada, recebeu um novo desenho o qual traz o fundo da escultura com um perfil mais quadrado, o que potencializa em 22% o escoamento de água, e consequentemente proporciona mais segurança. Além disso, os compostos proporcionam menor resistência a rolagem, o que auxilia a diminuir o consumo de combustível.

 

Os testes mostraram que o Primacy 4 quando novo, freia em piso molhado 5,4 metros antes que a média dos principais concorrentes. E quando está usado, a frenagem ocorre 7,4 metros antes.

 

Os jornalistas presentes tiveram oportunidade de confirmar as informações divulgadas, pois a empresa realizou vários tipos de ensaios, tanto no piso seco como no molhado, inclusive comparando com os outros concorrentes.

 

O Michelin Primacy 4 é fabricado no Brasil e está disponível a partir da dimensão 185/60 R15 até 235/45 R18, o que atende vários tipos de veículos nacionais e importados.

 

*Viagem feita a convite da Michelin