Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Eletricidade: Esquema do arrefecimento da família Gol G4

 

Confira todo o esquema elétrico do sistema de arrefecimento com ar condicionado para VW Gol, Parati e Saveiro da Geração IV somente com motores TotalFlex

 

Em 2005, a VW lançou a quarta geração da linha Gol, com desenho externo mais limpo, em que se destacava o desenho em “V” na frente. Todas as versões do hatch já tinham motores bicombustível (Total Flex). Seu lançamento foi acompanhado mais tarde da nova geração da Parati, também com novos para-choques e traseira com lanternas e vidros maiores. Em 2006, todas as versões da perua passaram a ser equipadas com motor Total Flex e direção hidráulica de série. Na mesma época, surgiu a Saveiro de quarta geração. Nesta matéria você encontra o circuito elétrico do sistema de arrefecimento com ar-condicionado para os três modelos dessa família de automóveis, válido para as unidades produzidas a partir de julho de 2005 e equipadas com motor Total Flex.

 

ed-268-motor
POSIÇÃO DOS RELÉS NA PLACA DE RELÉS: R5 – relé da 2a vel. do ventilador do radiador R6 – relé p/ ventilador de ar natural e ventilador do radiado Nota: o número entre parênteses indica o número de controle de produção impresso no relé.

 

SISTEMA DE ARREFECIMENTO COM AR CONDICIONADO (SOMENTE MOTORES TOTALFLEX – GERAÇÃO IV)

 

ed-268-motor

 

BATERIA, MOTOR DE PARTIDA, GERADOR (ALTERNADOR), REGULADOR DE TENSÃO

 

A – BATERIA
B – MOTOR DE PARTIDA
C – GERADOR (ALTERNADOR)
C1 – REGULADOR DE TENSÃO
K – INSTRUMENTO COMBINADO
T1AG – CONECTOR DE ENCAIXE, SIMPLES, NO MOTOR DE PARTIDA
T2BO – CONECTOR DE ENCAIXE, DUPLO, NO GERADOR (ALTERNADOR)
T2V – CONECTOR DE ENCAIXE, DUPLO, PRÓX. À BATERIA
T16C – CONECTOR DE ENCAIXE, 16 PÓLOS, (AMARELO) AO LADO DA PLACA DO RELÉS
T32A – CONECTOR DE ENCAIXE, 32 PÓLOS, NO INSTRUMENTO COMBINADO
1 – CABO-MASSA, BATERIA – CARROCERIA
49 – CONEXÃO À MASSA, PRÓXIMO À BATERIA
D26 – LIGAÇÃO POSITIVA (B+) NO CHICOTE DO ALTERNADOR
P1 – LIGAÇÃO POSITIVA (30) NO PORTA-FUSÍVEIS DA BATERIA

 

WS = BRANCO
SW = PRETO
RO = VERMELHO
BR = MARROM
GN = VERDE
BL = AZUL
GR = CINZA
LI = LILÁS
GE = AMARELO
OR = LARANJA

 

ed-268-motor

 

COMUTADOR DE IGNIÇÃO, LIGAÇÃO DE CABOS P/ TERMINAL 30

 

D – COMUTADOR DE IGNIÇÃO
E1 – INTERRUPTOR DAS LUZES
J59 – RELÉ ALIVIADOR P/ CONTATO X
J623 – UNIDADE DE CONTROLE DO MOTOR
SA5 – FUSÍVEL 5 DO PORTA-FUSÍVEIS A
SA23 – FUSÍVEL 23 DO PORTA-FUSÍVEIS A
T6A – CONECTOR DE ENCAIXE, SÊXTUPLO, NO RELÉ ALIVIADOR PARA CONTATO X
T7C – CONECTOR DE ENCAIXE, SÉTUPLO, NO COMUTADOR DE IGNIÇÃO
T16C – CONECTOR DE ENCAIXE, 16 PÓLOS, (AMARELO) AO LADO DA PLACA DO RELÉS
T16G – CONECTOR DE ENCAIXE, 16 PÓLOS, (VERMELHO) ATRÁS DO PORTA-LUVAS
T17A – CONECTOR DE ENCAIXE, 17 PÓLOS, NO INTERRUPTOR DAS LUZES
TV2 – LIGAÇÃO DE CABOS P/ TERMINAL 30
A2 – LIGAÇÃO POSITIVA (15) NO CHICOTE DO PAINEL DE INSTRUMENTOS
A40 – LIGAÇÃO POSITIVA 1 (30) NO CHICOTE DO PAINEL DE INSTRUMENTOS
A49 – LIGAÇÃO 1 NO CHICOTE DO PAINEL DE INSTRUMENTOS
A52 – LIGAÇÃO POSITIVA 2 (30) NO CHICOTE DO PAINEL DE INSTRUMENTOS

 

WS = BRANCO
SW = PRETO
RO = VERMELHO
BR = MARROM
GN = VERDE
BL = AZUL
GR = CINZA
LI = LILÁS
GE = AMARELO
OR = LARANJA

 

ed-268-motor

 

RELÉ DA 2A VEL. DO VENTILADOR DO RADIADOR, RELÉ P/ VENTILADOR DE AR NATURAL E VENTILADOR DO RADIADOR

 

J101 – RELÉ DA 2A VEL. DO VENTILADOR DO RADIADOR
J209 – RELÉ P/ VENTILADOR DE AR NATURAL E VENTILADOR DO RADIADOR
SA6 – FUSÍVEL 6 DO PORTA-FUSÍVEIS A
T9F – CONECTOR DE ENCAIXE, NÔNUPLO, NO RELÉ PARA VENTILADOR DE AR NATURAL E VENTILADOR DO RADIADOR
T9G – CONECTOR DE ENCAIXE, NÔNUPLO, NO RELÉ DA 2A VELOCIDADE DO VENTILADOR DO RADIADOR
T16E – CONECTOR DE ENCAIXE, 16 PÓLOS, (MARRON) AO LADO
DA PLACA DOS RELÉS
135 – LIGAÇÃO À MASSA 2 NO CHICOTE DO PAINEL
B135 – LIGAÇÃO AO POSITIVO 1 (30A) NO CHICOTE PRINCIPAL

 

WS = BRANCO
SW = PRETO
RO = VERMELHO
BR = MARROM
GN = VERDE
BL = AZUL
GR = CINZA
LI = LILÁS
GE = AMARELO
OR = LARANJA

 

ed-268-motor

 

INTERRUPTOR TÉRMICO DO VENTILADOR DO RADIADOR, VENTILADOR DIR. DO RADIADOR

 

F18 – INTERRUPTOR TÉRMICO DO VENTILADOR DO RADIADOR
L2 – LÂMPADA DE FILAMENTOS DUPLO P/ FAROL DIR. SELADO
R – RÁDIO
SA32 – FUSÍVEL 32 DO PORTA-FUSÍVEIS A
T3M – CONECTOR DE ENCAIXE, TRIPLO, VENTILADOR DIR. DO RADIADOR
T3N – CONECTOR DE ENCAIXE, TRIPLO, NO INTERRUPTOR TÉRMICO DO VENTILADOR DO RADIADOR
T3X – CONECTOR DE ENCAIXE, TRIPLO, NA LÂMPADA DE FILAMENTOS DUPLO PARA FAROL DIREITO SELADO
T8H – CONECTOR DE ENCAIXE, ÓCTUPLO, NO RÁDIO
T16E – CONECTOR DE ENCAIXE, 16 PÓLOS, (MARRON) AO LADO DA PLACA DOS RELÉS
V35 – VENTILADOR DIR. DO RADIADOR
44 – CONEXÃO À MASSA, NA REGIÃO INFERIOR DA COLUNA A ESQ.
108 – LIGAÇÃO À MASSA 2 NO CHICOTE DIANT. ESQ.
A166 – LIGAÇÃO (VELOCIDADE DO VENTILADOR) NO CHICOTE DO PAINEL DE INSTRUMENTOS

 

WS = BRANCO
SW = PRETO
RO = VERMELHO
BR = MARROM
GN = VERDE
BL = AZUL
GR = CINZA
LI = LILÁS
GE = AMARELO
OR = LARANJA

7 comentários em “Eletricidade: Esquema do arrefecimento da família Gol G4

  1. Bom dia pessoal gostaria de saber qual seria a funcionalidade dos conectores q ficam instalados embaixo do carro no lado do motorista sao 2 conectores marrons e 2 pretos qual e a sua funcao? Fiquem com Deus grande abraco!

  2. Olá, tudo bem?
    As imagens da publicação estão repetidas e precisaria das que estão faltando, poderia me enviar via e-mail?

    Obrigado!

  3. Estou com problemas de baixa tensão no terminal T30 e nenhum mecânico ou eletricista sabe que terminal é esse. Me ajudem por favor, sou apenas motorista.
    Muito grato

  4. Estou com problema no relé da 1 da ventoinha do radiador do gol g3 más gostaria de saber a numeração do relé gol com ar condicionado obrigado

  5. Por uma questão de respeito ao consumidor todos os aparelhos eletromecânicos deveriam acompanhar seus diagramas. Portanto vossa publicação tem uma importância para mim imensurável. Obrigado!

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php