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Undercar: Troca dos Rolamentos Dianteiros Honda Fit 2008

 

Acompanhe o procedimento para a substituição dos rolamentos dianteiros do Honda Fit 2008, que vale para os veículos deste modelo fabricados desde 2003

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Vanderlei Vicário

 

O rolamento é um item de segurança. Sua eventual quebra pode provocar o travamento de roda e consequente acidente com prejuízos materiais e principalmente físicos. Como medida de segurança, recomendamos a inspeção periódica a cada 20.000 km e substituição destes rolamentos a cada 70.000 km e aos pares. Na manutenção de rolamentos com sistema ABS os cuidados devem ser redobrados”. Explica Cristiano Ferreira, consultor técnico da SKF do Brasil, fabricante de rolamentos automotivos.

 

Os sintomas anunciados pelos rolamentos quando não oferecem mais a performance necessária em trabalho são: os ruídos e estalos na região das rodas.

 

Por se tratar de um componente de precisão, o processo de substituição exige atenção e cuidado para não comprometer a peça nova e os outros componentes adjacentes que integram o conjunto.

 

Nesta edição, mostramos o passo a passo da troca dos rolamentos dianteiros em um Honda Fit 2008 com sistema de freio ABS. Este procedimento é válido
para os veículos deste modelo fabricados entre 2003 e 2008, com e sem auxilio de frenagem. O mecânico deve ficar atento ao lado que é colocado o rolamento no cubo nos veículos com ABS.

 

Desmontagem

 

1. Eleve o carro. Para detectar ruído ou folga no rolamento, utilize o estetoscópio.

 

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2. Aproxime o estetoscópio do amortecedor e gire a roda.

 

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3. Aperte o cavalete do freio e coloque o estetoscópio na base do rolamento localizada abaixo da pinça. Neste caso também apresentou ruído.

 

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Obs. Caso não tenha o estetoscópio, a avaliação pode ser feita com uma chave de fenda aproximando ao ouvido, porém, não é tão preciso.

 

4. Retire a roda.

 

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5. Com uma chave Philips, remova os parafusos do disco de freio.

 

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6. Solte a porca da homocinética com uma chave 32 mm estriada ou sextavada.

 

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7. Remova o cavalete completo com pinça de freio.

 

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8. Após soltar o cavalete, utilize arame ou barbante para segurar o cavalete. Assim ele não ficará balançando, o que pode comprometer o flexível.

 

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9. Depois, remova o disco de freio.

 

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10. Utilize um alicate para remover a trava do pivô e a cupilha do terminal de direção.

 

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11. Com uma chave 17 mm, solte a porca do terminal de direção e o pivô.

 

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12. Com o uso do sacador, remova o terminal de direção do knuckle (manga de eixo).

 

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13. Solte o parafuso de fixação inferior do amortecedor com duas chaves 17 mm.

 

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14. Com uma chave de 10mm solte o parafuso do sensor do ABS e desconecte-o.

 

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15. Remova a homocinética.

 

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16. Remova a porca do pivô e com o uso do sacador, remova o pivô e leve o knuckle (manga de eixo) para a bancada.

 

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17. Com a chave philips, remova os parafusos da chapa defletora.

 

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18. Utilize a prensa para sacar o rolamento. O processo é feito em duas etapas. Com o calço, apoie a manga de eixo. Cuidado para não danificar a chapa defletora.

 

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19. Com um alicate de trava interna, retire o anel elástico, em seguida, coloque na prensa.

 

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20. Na prensa, é necessário uma ferramenta que apoie o rolamento por completo. Neste caso, foi utilizado um prolongador.

 

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Obs: O recomendado é substituir o cubo junto com o rolamento. Caso seja necessário reaproveita- lo, é preciso fazer a medição com um micrômetro (25 mm até 50 mm), para isso, o anel interno deve ser retirado. Utilize ferramenta específica para este fim. Caso a ovalização ultrapasse 0,05 mm, é necessário substituir o cubo. “Toda a ovalização do cubo será passada para o anel interno e vai comprometer o funcionamento do rolamento. O mesmo ocorre com a manga de eixo (knuckle), a ovalização no furo vai refletir no anel externo do rolamento. Ao retirá-lo, se estiver com manchas escuras em 180° dos dois lados, é sintoma de que a manga de eixo está ovalizada. O interior do furo também apresentará manchas e, para confirmar, é necessário fazer a medição com o súbito. Antes de medir, verificar eventuais oxidações no alojamento do rolamento na coluna, na existência deverão ser removidas com auxílio de uma lixa d’água de grana 300 ou 400 embebida em querosene, diesel ou guarrás afim de retirar as impurezas. Na medição, se a ovalização for superior a 0,05 mm, a peça deverá ser substituída”, explica Cristiano.

 

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Montagem

 

Obs: O processo de montagem é o inverso da desmontagem, porém, alguns cuidados devem ser tomados. No momento de instalação verificar se as ferramentas de montagem (ferramentas para prensagem do rolamento) estão imantadas, caso estejam, não utilizar
as mesmas, pois caso as use, a placa magnética do rolamento será danificada.

 

21. Verifique o lado do ABS, para os rolamentos que possuem sensores ABS integrados (encoders placa na cor marrom). Deve-se montá-lo com essa placa voltada para o lado do sensor ABS na torre (lado da homocinética). Caso contrário, a luz do ABS no painel permanecerá acesa e com o ABS inativo.

 

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22. Ao usar a prensa para pressionar o rolamento na manga de eixo, a ferramenta tem que ter o mesmo tamanho do anel externo. Se for pressionado pelo anel interno, irá comprometer a pista do rolamento.

 

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23. Coloque a manga de eixo de ponta-cabeça na prensa. Coloque ferramenta redonda de apoio que serve de suporte para a prensa. Mantenha o conjunto alinhado e depois prense. Quando sentir a resistência pare a prensagem.

 

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24. Coloque a chapa defletora.

 

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25. Apoie o cubo e certifique-se de que está bem alinhado.

 

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26. A ferramenta de auxilio a prensagem deve estar apoiada na parte circular. Não apoie nos prisioneiros, pois, pode danificá-los.

 

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27. Vire a peça e utilize uma ferramenta que pressione pelo anel interno.

 

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28. Verifique se o conjunto está alinhado e faça a prensagem.

 

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29. Leve ao veículo, monte o pivô.

 

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30. Coloque a homocinética.

 

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31. Coloque o disco de freio.

 

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32. Coloque e aperte os parafusos do cavalete de freio.

 

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33. Coloque o terminal de direção.

 

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34. Aperte a torre do amortecedor.

 

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35. Encoste o terminal de direção, pode ser feito com a pneumática. O aperto final deve ser feito com a chave.

 

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36. Aperte o pivô.

 

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37. Coloque a cupilha de travamento do pivô.

 

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38. Coloque a cupilha no terminal de direção.

 

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39. Aperte o cavalete do freio.

 

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40. Com uma chave 10 mm, conecte o sensor do ABS.

 

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41. Confira todos os apertos.

 

42. Aperte a porca da homocinética até encostar.

 

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43. O aperto final deve ser feito com o torquímetro
(180 Nm).
do ABS.

 

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44. Com o punção, faça a travagem da porca.

 

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45. Coloque a roda e aponte os parafusos.

 

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46. Antes de abaixar o carro, gire a roda e verifique se não aparece barulho. Verifique também a folga.

 

47. Para finalizar, abaixe o carro e torqueie a roda, neste caso utilize 100 Nm.

 

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48. Bombeie o freio do veículo, já que foi recolhida a pinça e as pastilhas podem estar separadas do disco de freio.

 

49. Realize o procedimento de alinhamento da suspensão, afim de corrigir a geometria recomendada pelo fabricante do veículo.

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