Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Raio X – Chevrolet S10 High Country

Novo visual e mais tecnologia

 

S10, Picape média da Chevrolet recebe atualização visual, componentes feitos em matérias mais leves, acertos de suspensões e melhora as condições de reparabilidade

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Vanderlei Vicário

 

Em maio de 2016, a Chevrolet lançou a picape média S10 linha 2017. A versão topo é a High Country. Ela é equipada com motor 2.8 Turbo Diesel de 200 cv a 3.600 rpm e 51,0 kgfm de torque a 2.000 rpm. Completa o trem de força o câmbio automático de 6 marchas.

 

O propulsor recebeu inovações para melhor eficiência energética, entre elas, um novo alternador, inclusive o posicionamento mudou. Cléber Alves, mecânico da oficina Peghasus (Zona Norte de São Paulo), gostou das modificações. “O acesso aos principais componentes foi facilitado. O alternador antes estava na parte inferior do motor, agora veio para a superior, isso facilita o manuseio no caso de substituir o alternador e também para trocar a cordirigireia. Ficou mais fácil substituir o filtro do óleo do motor que é do tipo ecológico. Já as partes moveis do motor que mudaram os materiais para ficar mais leve não interferem, o cuidado a ser tomado no caso de reposição é comprar as peças especificas para este motor. Outro detalhe que o mecânico deve prestar atenção é a especificação do óleo que está marcada na tampa (5W30). O óleo do motor atua em uma série de componentes, com a especificação errada vai gerar barulho e pode até danificar as partes móveis”.

 

ed-268-motor

 

ed-268-motor

 

ed-268-motor

 

ed-268-motor

 

ed-268-motor

 

Para a Chevrolet S10 ficar mais eficiente incluíram direção com assistência elétrica por correia.

 

Segundo a General Motors, o acionamento por correia se refere ao tipo de interface entre o motor elétrico e a cremalheira do mecanismo de direção. Dentre outros tipos de REPS (“Rack Electric Power Steering” ou Direção Elétrica com assistência na cremalheira), o acionado por correia é mais comumente aplicado em veículos maiores, pois consegue suportar cargas de esterçamento maior que outros sistemas de direção elétrica. Outras vantagens do sistema acionado por correia são menor atrito e maior rigidez (o que provê um desempenho de dirigibilidade superior) e maior eficiência na transmissão de torque do motor elétrico para a cremalheira do sistema de direção.

 

ed-268-motor

 

Novos conjuntos de suspensão e de freio também foram adotados. A dianteira tem suspensão independente com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados. A traseira utiliza feixe de molas semi-elípticas de dois estágios e o mesmo tipo de amortecedores da dianteira. “Visualmente não há diferença ao comparar com a S10 anterior, porém, as cargas de molas e amortecedores mudaram, isso significa que o mecânico necessita de atenção ao comprar as peças, tem que ser da versão 2017”.

 

ed-268-motor

 

O sistema de frenagem é hidráulico com duplo circuito em paralelo. Integrados estão o anti-blocante (ABS) distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de emergência (BAS) nas rodas traseiras e dianteiras. Os discos possuem caliper flutuante e na traseira tambor. “As travas são novas, isso auxilia a reduzir barulho, mas não necessitam de ferramentas especificas, o mesmo acontece com as pastilhas dos freios. Na traseira os tambores são convencionais”, fala ele

 

ed-268-motor

 

Além das modificações no motor, freios e suspensões, a nova Chevrolet S10 recebeu equipamentos de auxílio
ao motorista.

 

ed-268-motor

 

O computador de bordo oferece velocímetro digital e parâmetros de manutenção do veículo, como a vida útil do óleo. Função ECO, que auxilia o motorista a dirigir de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. Ele consegue ainda consultar a pressão dos pneus, alerta quando algum deles sai da especificação mínima recomendada pelo fabricante e número de horas trabalhadas pelo motor. Tem ainda alerta de saída da faixa, alerta de colisão frontal, comfort closing (abre o vidro dianteiro para evitar pressão interna e facilitar o fechamento das portas), acionamento remoto da ignição e o OnStar que auxilia o motorista através da central de atendimento. “Estas informações são enviadas graças a eletrônica embarcada, assim para fazer o diagnóstico é imprescindível que o mecânico tenha o equipamento de diagnose atualizado”, complementa Cléber.

 

No visual as mudanças concentraram-se na dianteira. A grade foi alongada até os faróis, eles foram redesenhados, dependendo da versão, há opções com uma guia de luz em LED (DRL). A grade central é cortada por uma barra onde foi colocado o símbolo em formato de gravata dourada. O para-choque agora tem apêndices aerodinâmicos nas extremidades, eles emolduram as luzes auxiliares, no meio, uma grade mais fina, logo abaixo da moldura da placa, reforça o estilo musculoso do carro.

 

Não modificaram o desenho das laterais. O vinco começa na metade do para-lama, passa pelas maçanetas e termina na lanterna traseira. Os retrovisores são com repetidores de pisca e as rodas de alumínio foram desenvolvidas para a linha 2017.

 

A Nova S10 High Country com motor
turbo diesel e transmissão automática
de 6 velocidades tem preço sugerido
de R$ 175.990.

 

ed-268-motor

 

Ficha técnica

Chevrolet S10 High Country
Motor
Tipo: Turbo diesel, longitudinal, na frente do eixo dianteiro
Combustível: Diesel
Número de cilindros: 4 em linha
Taxa de compressão: 16.5: 1
Número de válvulas: 6
Potência: 200 cv a 3.600 rpm
Combustível: Gasolina
Torque: 51,0 kgfm a 2.000 rpm
Transmissão: Automática 6 velocidades
Tração: Traseira 4X4

 

Direção
Assistência elétrica

 

Freios
Dianteiros: A disco com caliper flutuante
Traseiros: Sistema de tambor

 

Suspensões
Dianteira: Independente com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados
Traseira: Feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados

 

Pneu
265/60 R18”

 

Roda
Alumínio 7,5J x 18

Dimensões
Comprimento (mm): 5.408
Comprimento da caçamba(mm): 1.484
Distância entre eixos (mm): 3.096
Largura (mm): 2.132
Altura (mm): 1.839

 

Capacidades
Tanque de combustível: 76 litros

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php