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Raio X – Ford Fusion EcoBoost

Motor do novo Fusion recebe alterações

 

Modificações no turbo, injeção direta, coletor de escape integrado, são algumas das novidades. As suspensões ganharam amortecedores e molas com nova carga

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Vanderlei Vicário

 

A linha 2017 do sedã grande Fusion foi lançada em outubro de 2016. O motor EcoBoost 2.0L turbo passou por atualização. Para melhorar a eficiência do propulsor incluíram um novo turbo pulsativo “twin-scroll” e coletor de escape integrado ao cabeçote com duas câmaras independentes, além de taxa de compressão elevada.

 

Aprimoraram o sistema de injeção direta e componentes de baixo atrito. O balanceador dinâmico de alumínio é novo, ele contribuiu para reduzir em 2,75 kg no seu peso. Conta também com sistema de desligamento e acionamento automático nas paradas (Auto Start-Stop) para economizar combustível. O equipamento não desliga o motor se o ar-condicionado estiver no máximo ou a bateria apresentar baixa.

 

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Entrega potência de 248 cv e o torque de 38,04 kgfm a 3.300 rpm. Segundo divulgado pela Ford, o carro ficou 7% mais econômico.

 

A grade dianteira é nova, recebeu controle ativo para melhorar a eficiência aerodinâmica. Suas aletas abrem ou fecham automaticamente de acordo com a necessidade de refrigeração do motor. Quando a entrada de ar não é exigida, o fechamento ajuda a reduzir o arrasto do vento.

 

O bloco e cabeçote são de alumínio, com duplo comando de válvulas variável, a Ford divulga consumo de 8,6 km/l na cidade e 11,7 km/l na rodovia.

 

Quando um motor passa por modificações obriga o mecânico a se atualizar, no caso do Fusion não é diferente. “A eletrônica embarcada exige que o mecânico tenha equipamento de diagnose atualizado, neste motor, por exemplo, para verificar o sistema que comanda a grade móvel é necessário o equipamento, assim como outros itens”, fala Roberto Montibeller, diretor do Centro Automotivo High Tech, localizado no bairro da Lapa em São Paulo (SP).

 

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Sobre os itens que exigem troca durante as revisões, ele fala que, “as velas com boninas individuais do lado direito são de fácil acesso, as do lado esquerdo têm o duto do ar que passa por cima, assim é necessário remover a peça para facilitar, já para o filtro do ar não há obstáculos, assim é prático para substituir”.

 

Por ter o sistema Auto Start-Stop, o qual desliga o motor quando o carro para no semáforo e volta a ligá-lo ao retirar o pé do freio, alguns cuidados são necessários. “O mecânico precisa ficar atento, no caso de substituição da bateria ou motor de partida, pois eles são específicos para este sistema”, argumenta Roberto.

 

O diretor da High Tech fala sobre os itens que são mais trabalhosos para acessar. “No caso do servo freio é necessário retirar a bateria, a correia de acessórios tem um tensionador e para acessar o alternador, antes precisa movimentar as duas mangueiras do liquido de arrefecimento”.

 

Já a injeção direta de combustível exige cuidados. “A injeção direta necessita de conhecimento técnico, o mecânico precisa fazer curso específico para trabalhar com este sistema”, alerta ele.

 

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Outra mudança promovida pela Ford na linha 2017 do Fusion foi na transmissão automática de 6 marchas. O comando ocorre por seletor rotativo E-shifter, ele substitui a alavanca de câmbio no console, tem a função Sport, com trocas em rotação mais alta e “paddle shift” para trocas manuais. “O acesso ao câmbio é fácil, basta deslocar o sub-chassi”, comenta Roberto.

 

As suspensões são independentes, na dianteira do tipo McPherson e na traseira Control Link. Elas foram recalibradas e levemente elevadas em 12 mm. Essa revisão incluiu também a adoção de novas molas e amortecedores. Os freios são a discos na dianteira e traseira. “Para realizar a troca dos amortecedores dianteiros o mecânico precisa soltar na parte superior o acabamento. Na parte inferior as ferramentas são as de uso comum na oficina, também é necessário ficar atento à especificação das peças, pois a calibração é diferente do modelo lançado em 2012, o mesmo ocorre com os freios”, avalia.

 

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A linha 2017 do Fusion traz soluções tecnológicas como o assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres. O sistema é operado por radar e sensores que auxiliam a evitar atropelamentos e colisões.

 

Tem ainda, piloto automático adaptativo com “stop and go”, alerta de colisão com assistência de frenagem autônoma, estacionamento automático de segunda geração. E o novo sistema de conectividade SYNC 3 com tela de 8 polegadas e acesso a Apple CarPlay e Android Auto.

 

No visual, o Fusion teve a grade dianteira redesenhada, ganhou faróis Full LED, as lanternas traseiras cresceram e as rodas passam a ser de 18 polegadas. O interior recebeu novo acabamento e combinação de cores, com a opção Soft Ceramic, em preto e branco, na versão Titanium AWD.

 

Com o motor 2.0 EcoBoost, a versão topo de linha Titanium AWD sai por R$154.500, entre outros itens tem a tração integral inteligente, piloto automático adaptativo, “stop and go”, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de detecção de pedestres, estacionamento automático de segunda geração e teto solar.

 

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Ficha técnica

Ford Fusion Titanium AWD 2.0L turbo
Motor
Tipo: EcoBoost turbo
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.999 cm³
Injeção de combustível: Injeção direta
Número de válvulas: 16v, duplo comando variável
Combustível: Gasolina
Potência: 248 cv a 5.500 rpm
Torque: 38,04 kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: automático, seis marchas

 

Direção
Assistência elétrica

 

Suspensões
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Independente Control Link

 

Freios
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Disco sólido
Tração: integral
Pneus: 235/45 R18

 

Dimensões
Comprimento (mm): 4.871
Largura (mm): 1.852
Altura (mm): 1.493
Distância entre eixos (mm): 2.850

 

Capacidades
Porta-malas: 514 litros
Tanque de combustível: 68 litros

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