Conheça em detalhes o passo a passo para substituir o amortecedor dianteiro e traseiro do carro líder em vendas do mercado brasileiro
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Fernando Lalli e Alexandre Villela
Lançado em 2012, o Chevrolet Onix é mais um sucesso em vendas da marca Chevrolet. Ele encerrou o ano passado e começou este como líder em vendas no mercado nacional.
Com três anos de garantia, as primeiras unidades vendidas no Brasil começam a chegar ao mercado de reposição independente.
Nesta edição, a reportagem da Revista O Mecânico esteve na unidade da Tenneco Automotive Brasil, em Mogi Mirim/SP, onde são produzidos os amortecedores da marca Monroe. Lá, acompanhou o processo de substituição dos amortecedores dianteiro e traseiro do Onix, realizado por Juliano Caretta, coordenador de treinamento da empresa.
O técnico lembra que os amortecedores devem ser verificados em todas as revisões. “Quando falamos em troca preventiva, temos que levar em conta as condições de uso do veículo. Se o carro trafega em pistas boas, a tendência é de que a durabilidade será maior. Em pistas com buracos, terra, asfalto ondulado, a durabilidade será menor, por isso não há como especificar uma quilometragem exata para a troca”.
Ainda segundo Juliano, testes feitos pela Monroe mostram que, “por quilometro rodado, em média, o amortecedor abre e fecha em torno de aproximadamente 1.200 vezes, ou seja, com 40.000 km ele já abriu e fechou por cerca de 104 milhões de vezes, o que é suficiente para causar desgaste dos componentes internos”.
O carro utilizado foi fabricado em 2015. Com quase 46.000 km rodados apresentou fadiga nas peças. “A superfície metálica esta com um brilho diferente, isso porque a borracha do retentor sofreu desgaste. Se o proprietário do veículo continuar rodando, por mais 10.000 km a haste ficará amarelada e depois azulada. Neste momento o amortecedor perde a eficácia e pode comprometer a segurança dos ocupantes”, avalia.
Obs.: Na versão 2016/2017, o Onix passou por reestilização visual e acertos de suspensão. Os amortecedores e molas receberam nova carga, assim as peças de reposição não são compartilhadas.
Desmontagem do amortecedor dianteiro
Antes de iniciar o processo, coloque os EPI (equipamento de proteção individual), óculos e luvas.
1. Com o carro apoiado no chão, solte os parafusos, a chave é de 19 mm para remover roda e pneu.
2. Solte os limpadores do para-brisa e a capa de proteção, também conhecida como “grade churrasqueira”. Para proteção dos limpadores, evite utilizar como alavanca a chave de fenda. O recomendado é um saca-polia.
3. Com o carro no chão, pois o peso ainda é sustentado pela mola, retire a tampa plástica de acabamento e afrouxe a fixação superior. Utilize uma chave allen 6 e sextavada 21 mm. Confirme se o carro está bem apoiado no elevador.
4. Para auxiliar na montagem, faça uma marcação. Após retirar o pneu, colocar a porca alinhada com a válvula. Assim, na montagem, mantém a mesma posição que a roda foi balanceada.
5. Manualmente, solte os flexíveis do ABS e do freio.
6. Solte a bieleta. Para evitar danificar o pino esférico, não utilize a pneumática. Com a chave Torx 30 e sextavada 17 mm, tire a pressão de aperto e solte a porca de fixação.
7. Com duas chaves de 21 mm (estrela ou combinada), soltar a fixação inferior do amortecedor que prende a peça na manga de eixo. O parafuso tem um sistema de estrias que encaixa no corpo do amortecedor e na manga de eixo. Quando for apertar ou soltar, o processo deve ser realizado pela porca de fixação.
8. Para apoiar o sistema de roda, bandeja e pivô, coloque um cavalete na base do cubo, isso evita danificar outros componentes.
9. Solte a base superior. Remova a porca, no processo segure o amortecedor com a mão para não cair nos componentes da suspensão.
10. Remova a arruela superior de fixação do amortecedor.
11. Prenda a coluna do amortecedor na bancada. Tire a pressão de aperto da fixação superior.
12. Comprima as molas com o encolhedor hidráulico. As garras devem estar posicionadas a 180°, sempre do lado oposto para comprimir por igual. Durante a compressão, verifique se o posicionamento está correto.
13. Retire os periféricos. Com a mola livre do conjunto, solte a porca da fixação superior. Retire o coxim de fixação superior, o prato superior, batente de poliuretano e retire a mola.
Obs.: Para evitar que o amortecedor substituído volte ao mercado como peça recondicionada, passe a haste no esmeril e amasse o tubo externo com uma marreta ou martelo.
Montagem do amortecedor dianteiro
14. Antes de iniciar a montagem, verifique o código de aplicação para confirmar que é a peça correta, pois há casos de amortecedores semelhantes, porém a carga aplicada é diferente. Uma aplicação errada compromete a dirigibilidade e garantia do produto.
15. Faça o processo de equalização, também conhecido como sangria ou escorvamento, para que a peça tenha a performance ideal nos primeiros momentos de uso. Ao retirar da embalagem, a haste está aberta. Vire o corpo do amortecedor e feche. Depois, segure a haste, retorne para a posição de trabalho e espere abrir totalmente. Repita o processo por três ou quatro vezes (3 ou 4 ciclos).
16. Para realizar a remontagem, prenda a peça na bancada. É recomendado substituir os kits que acompanham o amortecedor (guarda pó, rolamento, batente e coxim). Isso garante eficiência maior ao conjunto. Recoloque o batente de poliuretano, o qual tem a função de limitar o curso do amortecedor e evitar ruídos. Deve ser inserido com o furo maior para
baixo.
17. Analise as condições da mola. Observe se há ferrugem, tinta descascada, se está quebrada, cortada ou se há marcas de toque entre elas. Caso apresente este sintoma é sinal de que está desgastada, “cansada”. Se não, elas podem ser reaproveitadas. O recomendado é substituir mola e amortecedor juntos, pois as peças trabalham em conjunto.
18. Monte a mola com o guarda-pó e prato de fixação superior.
19. Isole a mola para evitar o contato de ferro com ferro e ruídos, com uma mangueira de borracha no primeiro elo. Instale a mola e ajuste o guarda pó para não o danificar.
20. Verifique se o posicionamento da mola no prato inferior está correto. A montagem errada provoca barulho.
21. Monte o coxim de fixação superior, coloque a arruela e a porca de fixação e dê aperto prévio. O aperto total será feito com o carro no chão.
22. Descomprima as molas.
23. Coloque o amortecedor por dentro da caixa de roda e posicione na manga de eixo.
24. Na parte superior, coloque o prato e a porca de fixação.
25. Monte a fixação inferior. Localize o amortecedor próximo à manga de eixo, guie os furos e passe os parafusos de fixação. A cabeça do parafuso deve estar apontada para a dianteira do veículo.
26. Aperte a fixação inferior, siga a recomendação de torque da fabricante do veículo.
27. Fixe e faça o aperto final da bieleta, siga a recomendação de torque da fabricante do veículo.
28. Encaixe o flexível do freio e do ABS. Após a montagem, faça a checagem de verificação para confirmar se todos os itens foram recolocados
29. Recoloque a roda. Baixe o carro até o solo e balance para que todos os componentes se ajustem. Faça o aperto final da fixação superior seguindo a recomendação da montadora
30. Recoloque a tampa de acabamento plástico, a capa de proteção e os limpadores
31. Faça o aperto final nas fixações inferiores e da roda com o carro no chão
Desmontagem do amortecedor traseiro
1. Repetir o procedimento da parte dianteira. Com o carro apoiado no chão solte os parafusos. Levante o veículo. Faça a marcação após retirar o pneu, coloque a porca alinhada com a válvula.
2. Coloque o eixo no cavalete. Solte o parafuso da fixação inferior. Solte os parafusos que prendem a fixação superior.
3. Retire o amortecedor traseiro e prenda na bancada. Solte a fixação superior. Remova a porca, retire o top mount e o batente junto com o guarda-pó.
Montagem do amortecedor traseiro
4. Confira o código de aplicação. Faça o processo de equalização.
5. Prenda a peça nova na bancada. Coloque o batente, guarda pó e top mount.
6. Faça a fixação com a porca. A embalagem do amortecedor traz a porca nova, assim não é necessário reaproveitar a usada. O aperto final deve ser feito com a ferramenta seguindo a recomendação de torque da fabricante do veículo.
7. Condicione a parte inferior na direção do eixo. Coloque os parafusos superiores e faça o aperto final. Respeite a recomendação da fabricante.
8. Prenda a fixação inferior, o torque é o recomendado pela fabricante do veículo.
9. Revise as fixações inferior e superior. Recoloque a roda, baixe o carro e faça o aperto final na roda.
Na fixação superior do amortecedor, a chave não é a 21 mm. No meu prisma joy 2018 o soquete 21 mm não entrou na porca.
gostei das dicas são bem prática a