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Substituição dos amortecedores no Chevrolet Onix

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Conheça em detalhes o passo a passo para substituir o amortecedor dianteiro e traseiro do carro líder em vendas do mercado brasileiro

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Fernando Lalli e Alexandre Villela

 

Lançado em 2012, o Chevrolet Onix é mais um sucesso em vendas da marca Chevrolet. Ele encerrou o ano passado e começou este como líder em vendas no mercado nacional.

 

Com três anos de garantia, as primeiras unidades vendidas no Brasil começam a chegar ao mercado de reposição independente.

 

Nesta edição, a reportagem da Revista O Mecânico esteve na unidade da Tenneco Automotive Brasil, em Mogi Mirim/SP, onde são produzidos os amortecedores da marca Monroe. Lá, acompanhou o processo de substituição dos amortecedores dianteiro e traseiro do Onix, realizado por Juliano Caretta, coordenador de treinamento da empresa.

 

O técnico lembra que os amortecedores devem ser verificados em todas as revisões. “Quando falamos em troca preventiva, temos que levar em conta as condições de uso do veículo. Se o carro trafega em pistas boas, a tendência é de que a durabilidade será maior. Em pistas com buracos, terra, asfalto ondulado, a durabilidade será menor, por isso não há como especificar uma quilometragem exata para a troca”.

 

Ainda segundo Juliano, testes feitos pela Monroe mostram que, “por quilometro rodado, em média, o amortecedor abre e fecha em torno de aproximadamente 1.200 vezes, ou seja, com 40.000 km ele já abriu e fechou por cerca de 104 milhões de vezes, o que é suficiente para causar desgaste dos componentes internos”.

 

O carro utilizado foi fabricado em 2015. Com quase 46.000 km rodados apresentou fadiga nas peças. “A superfície metálica esta com um brilho diferente, isso porque a borracha do retentor sofreu desgaste. Se o proprietário do veículo continuar rodando, por mais 10.000 km a haste ficará amarelada e depois azulada. Neste momento o amortecedor perde a eficácia e pode comprometer a segurança dos ocupantes”, avalia.

 

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Obs.: Na versão 2016/2017, o Onix passou por reestilização visual e acertos de suspensão. Os amortecedores e molas receberam nova carga, assim as peças de reposição não são compartilhadas.

 

Desmontagem do amortecedor dianteiro

 

Antes de iniciar o processo, coloque os EPI (equipamento de proteção individual), óculos e luvas.

 

1. Com o carro apoiado no chão, solte os parafusos, a chave é de 19 mm para remover roda e pneu.

 

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2. Solte os limpadores do para-brisa e a capa de proteção, também conhecida como “grade churrasqueira”. Para proteção dos limpadores, evite utilizar como alavanca a chave de fenda. O recomendado é um saca-polia.

 

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3. Com o carro no chão, pois o peso ainda é sustentado pela mola, retire a tampa plástica de acabamento e afrouxe a fixação superior. Utilize uma chave allen 6 e sextavada 21 mm. Confirme se o carro está bem apoiado no elevador.

 

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4. Para auxiliar na montagem, faça uma marcação. Após retirar o pneu, colocar a porca alinhada com a válvula. Assim, na montagem, mantém a mesma posição que a roda foi balanceada.

 

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5. Manualmente, solte os flexíveis do ABS e do freio.

 

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6. Solte a bieleta. Para evitar danificar o pino esférico, não utilize a pneumática. Com a chave Torx 30 e sextavada 17 mm, tire a pressão de aperto e solte a porca de fixação.

 

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7. Com duas chaves de 21 mm (estrela ou combinada), soltar a fixação inferior do amortecedor que prende a peça na manga de eixo. O parafuso tem um sistema de estrias que encaixa no corpo do amortecedor e na manga de eixo. Quando for apertar ou soltar, o processo deve ser realizado pela porca de fixação.

 

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8. Para apoiar o sistema de roda, bandeja e pivô, coloque um cavalete na base do cubo, isso evita danificar outros componentes.

 

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9. Solte a base superior. Remova a porca, no processo segure o amortecedor com a mão para não cair nos componentes da suspensão.

 

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10. Remova a arruela superior de fixação do amortecedor.

 

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11. Prenda a coluna do amortecedor na bancada. Tire a pressão de aperto da fixação superior.

 

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12. Comprima as molas com o encolhedor hidráulico. As garras devem estar posicionadas a 180°, sempre do lado oposto para comprimir por igual. Durante a compressão, verifique se o posicionamento está correto.

 

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13. Retire os periféricos. Com a mola livre do conjunto, solte a porca da fixação superior. Retire o coxim de fixação superior, o prato superior, batente de poliuretano e retire a mola.

 

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Obs.: Para evitar que o amortecedor substituído volte ao mercado como peça recondicionada, passe a haste no esmeril e amasse o tubo externo com uma marreta ou martelo.

 

Montagem do amortecedor dianteiro

 

14. Antes de iniciar a montagem, verifique o código de aplicação para confirmar que é a peça correta, pois há casos de amortecedores semelhantes, porém a carga aplicada é diferente. Uma aplicação errada compromete a dirigibilidade e garantia do produto.

 

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15. Faça o processo de equalização, também conhecido como sangria ou escorvamento, para que a peça tenha a performance ideal nos primeiros momentos de uso. Ao retirar da embalagem, a haste está aberta. Vire o corpo do amortecedor e feche. Depois, segure a haste, retorne para a posição de trabalho e espere abrir totalmente. Repita o processo por três ou quatro vezes (3 ou 4 ciclos).

 

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16. Para realizar a remontagem, prenda a peça na bancada. É recomendado substituir os kits que acompanham o amortecedor (guarda pó, rolamento, batente e coxim). Isso garante eficiência maior ao conjunto. Recoloque o batente de poliuretano, o qual tem a função de limitar o curso do amortecedor e evitar ruídos. Deve ser inserido com o furo maior para
baixo.

 

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17. Analise as condições da mola. Observe se há ferrugem, tinta descascada, se está quebrada, cortada ou se há marcas de toque entre elas. Caso apresente este sintoma é sinal de que está desgastada, “cansada”. Se não, elas podem ser reaproveitadas. O recomendado é substituir mola e amortecedor juntos, pois as peças trabalham em conjunto.

 

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18. Monte a mola com o guarda-pó e prato de fixação superior.

 

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19. Isole a mola para evitar o contato de ferro com ferro e ruídos, com uma mangueira de borracha no primeiro elo. Instale a mola e ajuste o guarda pó para não o danificar.

 

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20. Verifique se o posicionamento da mola no prato inferior está correto. A montagem errada provoca barulho.

 

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21. Monte o coxim de fixação superior, coloque a arruela e a porca de fixação e dê aperto prévio. O aperto total será feito com o carro no chão.

 

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22. Descomprima as molas.

 

23. Coloque o amortecedor por dentro da caixa de roda e posicione na manga de eixo.

 

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24. Na parte superior, coloque o prato e a porca de fixação.

 

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25. Monte a fixação inferior. Localize o amortecedor próximo à manga de eixo, guie os furos e passe os parafusos de fixação. A cabeça do parafuso deve estar apontada para a dianteira do veículo.

 

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26. Aperte a fixação inferior, siga a recomendação de torque da fabricante do veículo.

 

27. Fixe e faça o aperto final da bieleta, siga a recomendação de torque da fabricante do veículo.

 

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28. Encaixe o flexível do freio e do ABS. Após a montagem, faça a checagem de verificação para confirmar se todos os itens foram recolocados

 

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29. Recoloque a roda. Baixe o carro até o solo e balance para que todos os componentes se ajustem. Faça o aperto final da fixação superior seguindo a recomendação da montadora

 

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30. Recoloque a tampa de acabamento plástico, a capa de proteção e os limpadores

 

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31. Faça o aperto final nas fixações inferiores e da roda com o carro no chão

 

Desmontagem do amortecedor traseiro

 

1. Repetir o procedimento da parte dianteira. Com o carro apoiado no chão solte os parafusos. Levante o veículo. Faça a marcação após retirar o pneu, coloque a porca alinhada com a válvula.

 

2. Coloque o eixo no cavalete. Solte o parafuso da fixação inferior. Solte os parafusos que prendem a fixação superior.

 

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3. Retire o amortecedor traseiro e prenda na bancada. Solte a fixação superior. Remova a porca, retire o top mount e o batente junto com o guarda-pó.

 

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Montagem do amortecedor traseiro

 

4. Confira o código de aplicação. Faça o processo de equalização.

 

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5. Prenda a peça nova na bancada. Coloque o batente, guarda pó e top mount.

 

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6. Faça a fixação com a porca. A embalagem do amortecedor traz a porca nova, assim não é necessário reaproveitar a usada. O aperto final deve ser feito com a ferramenta seguindo a recomendação de torque da fabricante do veículo.

 

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7. Condicione a parte inferior na direção do eixo. Coloque os parafusos superiores e faça o aperto final. Respeite a recomendação da fabricante.

 

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8. Prenda a fixação inferior, o torque é o recomendado pela fabricante do veículo.

 

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9. Revise as fixações inferior e superior. Recoloque a roda, baixe o carro e faça o aperto final na roda.

2 comentários em “Substituição dos amortecedores no Chevrolet Onix

  1. Na fixação superior do amortecedor, a chave não é a 21 mm. No meu prisma joy 2018 o soquete 21 mm não entrou na porca.

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