Ranger com novo visual e tecnologia embarcada
Além do novo desenho, a picape média da Ford recebe sensores de proximidade, controle adaptativo de carga, coxins hidráulicos e mantém condições de reparabilidade
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Alexandre Villela
Em abril, a Ford lançou a picape média Ranger 2017. A versão topo de linha é a Limited, com preço sugerido de R$ 179.900. Ela é equipada com o propulsor diesel Duratorq 3.2 TDCi, de 5 cilindros com 200 cv de potência e 47,93 kgfm de torque. Completa o trem de força a transmissão automática de 6 velocidades. O sistema 4X4 é de acionamento eletrônico.
Para maior conforto dos ocupantes, a engenharia incluiu novos coxins hidráulicos e materiais de isolamento acústico.
Além disso, passa a ter controlador de velocidade adaptativo, alerta de colisão, farol alto automático e sistema de permanência em faixa, sistema auxiliar de estacionamento com câmera de ré e sensor de monitoramento de pressão dos pneus. Em conjunto com o sistema ABS funcionam o AdvanceTrac, que reúne o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS), assistente em frenagem de emergência (EBA), assistente de partida em rampas (HLA), controle automático em descidas (HDC), controle adaptativo de carga (LAC) e controle de estabilidade anticapotamento (ROM).
Para a direção, a Ford optou por assistência elétrica progressiva. Na versão anterior, a assistência era hidráulica.
Novas tecnologias exigem conhecimento por parte do mecânico ao realizar revisões e manutenções, é o que afirma Edson Roberto De Ávila, conhecido no meio como Mingau, da Mingau Automobilística, localizada em Suzano (SP). “Ao comparar com a versão anterior da Ranger, o profissional mecânico não tem necessidade de investir em ferramentas para realizar serviços. O que deve ser atualizado é o equipamento de diagnóstico. Com a evolução da eletrônica embarcada, o equipamento de diagnóstico é fundamental em uma oficina”, afirma.
O sistema de freios da nova Ranger é composto por discos na dianteira e lonas na traseira. “Para substituir os discos e pastilhas as chaves são universais, mas é necessário seguir os procedimentos: abrir o sangrador, colocar um reservatório para evitar que o fluido retorne e cause danos e afastar a pinça com a ferramenta adequada. Já na traseira os freios utilizam lonas e o (acionamento do freio) de estacionamento é a cabo, ou seja, muito conhecido nas oficinas, não tem dificuldades para o mecânico”, fala Mingau.
A suspensão dianteira é independente com molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira, utiliza eixo rígido com feixe de molas longitudinais. “A suspensão é conhecida, utiliza as ferramentas normais de uso em uma oficina. Os pivôs são independentes, para alinhamento não é necessário fazer cambagem com equipamento hidráulico que força a haste do amortecedor. O sistema oferece regulagem frontal e traseira, isso economiza tempo. E, para substituir amortecedores e molas, retira-se o conjunto. Na parte traseira, os amortecedores estão posicionados de maneira diferente. É uma estratégia de engenharia para aproveitar melhor o espaço e aprimorar as condições de estabilidade, porém não dificulta reparo e substituição de peças”, avalia Mingau.
A Ford mudou o desenho dianteiro da Ranger, a grade cresceu, o conjunto ótico é novo, o capô recebeu vincos para deixar o visual robusto e esportivo.
A opção topo de linha vem de série com sistema de conectividade SYNC, retrovisores e travas elétricas, ar-condicionado, rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 265/65 R17 (All Season na flex e All Terrain na diesel), faróis de neblina, computador de bordo, piloto automático e chave canivete com controle remoto. No interior, novo painel de instrumentos.
Com estas modificações, a expectativa da Ford é disputar a liderança do segmento de picapes médias com motor diesel.
Ficha técnica
Ficha técnica |
Nova Ranger Limited Motor: 3.2 Duratorq Combustível: Diesel Número de cilindros: 5 em linha Potência: 200 cv Torque: 47,93 kgfm (470 Nm) Transmissão: Automática 6 velocidades Tração: 4X4 com opção reduzida Caixa de redução: 2,72 : 1 Diferencial traseiro: Blocante (LRD) Direção: Assistência elétrica Freios dianteiros: A Disco Freios traseiros: A Tambor com válvulasensível à carga Suspensão dianteira: Independente com molas helicoidais e barra estabilizadora Suspensão traseira: Eixo rígido com feixe de molas longitudinais Pneu: 265/60 R18 Roda: Liga Leve 18” Ângulo de ataque: 28º Ângulo de saída: 26° Altura livre do solo: 232 mm
Dimensões
Capacidades |