Juntas homocinéticas diferentes para a Fiat Strada 1.4
Procedimento de substituição das homocinéticas da picape tem um truque: é necessário desmontar o componente do carro para saber qual é a peça nova que deve ser aplicada; saiba o motivo a seguir
Texto: Fernando Lalli
Fotos: Alexandre Villela
Nem sempre as fabricantes de automóveis esperam “virar” o ano/modelo de um veículo para mudar a especificação de determinadas peças na linha de montagem. Às vezes, uma correção de projeto ou mudança de fornecedor faz com que o componente não seja igual ao que estava sendo instalado até então e nem sempre essa informação chega até o mercado independente como deveria.
Quando isso acontece, o mecânico vai à loja de autopeças com a especificação certa da aplicação, mas a peça dá problema na hora da instalação. E ninguém sabe como resolvê-lo.
A Nakata Automotiva entrou em contato com a Revista O Mecânico justamente para relatar um desses casos. A Fiat Strada, quando equipada com motor 1.4, tem nada menos que três tipos de ponteiras homocinéticas diferentes na reposição. Para saber qual das três deve ser aplicada, o técnico da Nakata, Erick Souza, explicou que a única saída para o mecânico é desmontar o sistema, retirar a peça e examiná-la antes de comprar o componente novo. Não existe outra forma de saber qual é a peça correta. Nem mesmo o ano de fabricação serve como referência: trata-se de uma característica da picape.
Tipos de homocinética
As ponteiras homocinéticas destinadas à Fiat Strada diferenciam-se pela quantidade de estrias e também pela forma do encaixe com o semieixo. Os três tipos são: 22 estrias com trava na junta (trava interna), 22 estrias com trava no semieixo (trava externa) e 28 estrias com trava na junta (trava interna).
Erick Souza esclareceu que a quantidade de estrias na parte externa é padrão, já que o cubo de roda é igual para todos os veículos. “É internamente que muda a quantidade de estrias”, explica.
O técnico da Nakata reforçou: não compre a peça antes de verificar qual desses três tipos está instalado no veículo que está em sua oficina. “Não tem o que fazer. Tem que desmontar, retirar a junta homocinética e contar a quantidade de estrias. Se você não desmontar, você não consegue comprar o item correto”, avisou.
Caso seja instalada a peça errada, Erick afirmou que o acoplamento não será correto e o veículo não vai tracionar, pode até causar danos ao câmbio. “Se desmontar o sistema antes, não se corre esse risco e você vai comprar a peça certa”, concluiu.
Para as três opções de junta homocinética, o cubo de roda é padrão. Portanto, a quantidade de estrias externas é a mesma. O que muda são as estrias internas e a forma da trava.
Diagnóstico da suspensão
1. Em qualquer operação que envolva a suspensão e um veículo, comece o procedimento verificando se o sistema está em boas condições. Com as mãos posicionadas paralelamente na horizontal e na vertical, movimente a roda observando se há folgas na região, principalmente, em pivôs e terminais axiais. Se houver folga, inspecione as peças danificadas e providencie a troca.
2. Siga o diagnóstico levantando o carro e examinando a condição de buchas e coxins. Se as borrachas estiverem estouradas, providencie a troca.
Desmontagem
3. Com o carro no chão, solte o torque de aperto da porca da junta homocinética e aproveite para também aliviar o torque dos parafusos de roda.
4. Em seguida, remova a roda e, também, a porca da homocinética.
Obs.: Utilize a ferramenta pneumática apenas na hora de soltar os parafusos e porcas; nunca na hora de apertá-los.
5. Siga para o terminal de direção. Primeiro, remova a porca de fixação.
6. Logo após, faça uso de um sacador para soltar o terminal de direção de sua conexão com a suspensão.
7. Solte também o pivô da manga de eixo. Remova a porca de fixação e, com o auxílio de uma alavanca, force a bandeja de suspensão para baixo para deslocar o pivô. Caso necessário, use as mãos para fazer o procedimento.
8. Desencaixe a junta homocinética do cubo de roda. Se houver, utilize o sacador designado para a função.
Obs.: O cubo de roda é o mesmo para as três opções de junta homocinética. Portanto, a quantidade de estrias externas é padronizada. Por isso, continue a desmontar o sistema para saber qual é a peça correta a ser comprada (8a).
9. om uma chave de fenda, solte as abraçadeiras da coifa de proteção da junta homocinética, no semieixo e na própria junta homocinética.
10. Afaste a coifa para observar o tipo de trava da homocinética. Se necessário, utilize um pano (que não solte fiapos) para limpar um pouco da graxa e melhorar a visualização. Neste caso, trata-se de uma trava interna.
11. Utilize alicate de bico curvo para abrir o anel-trava interno e, assim, remover a junta homocinética.
Análise e contagem das estrias
12. Com a junta homocinética finalmente fora do carro, limpe a graxa com o auxílio de um pano e faça a contagem da quantidade de estrias. Pegue um ponto de referência para não se perder e, se for o caso, conte mais de uma vez para ter certeza. No caso da Strada utilizada nesta reportagem, a junta tinha 22 estrias e trava interna. Somente com essa informação em mãos é possível fazer a compra da peça nova corretamente.
Obs.: Inspecione e limpe o semi-eixo
antes da montagem.
Montagem da homocinética
13. Aplique a graxa indicada na nova junta homocinética. Coloque graxa até que ela saia pelas esferas, o que significa que está uniformemente distribuída. A Nakata recomenda sempre o uso de graxa à base de bissulfeto de molibdênio. Nos kits vendidos pela empresa na reposição, a graxa vem na proporção correta para cada tipo de aplicação.
14. Aplique graxa por dentro da coifa, para que o sistema não trabalhe sem lubrificação e sofra desgastes. Em seguida, instale a nova coifa, juntamente com a abraçadeira menor no semieixo, para facilitar a montagem.
16. Instale a junta homocinética nova no semieixo. No caso desta junta, que possui com trava interna, a quantidade de graxa dificulta o acesso à trava. Portanto, antes de tentar encaixá-la no semieixo, verifique onde a fenda do anel se encontra e posicione ali o alicate. Faça a acomodação das estrias das peças abrindo a trava para facilitar o encaixe.
17. Coloque a regulagem correta da abraçadeira maior da coifa na homocinética. Não faça esse ajuste apertado demais porque pode danificar a abraçadeira em seu aperto, como mostraremos a seguir.
18. Faça o aperto das duas abraçadeiras com o alicate específico para essa função. De acordo com o técnico da Nakata, esse alicate evita a formação de vinco que possa diminuir a resistência do aperto e garante a aplicação correta. “O aperto com o alicate correto mantém a pressão da abraçadeira, para que não se solte com o passar do tempo”, explicou Erick.
19. Depois de instalada a junta e seus componentes no semieixo, limpe o excesso de graxa se houver. Esse resíduo pode contaminar os componentes da suspensão que ficam ao redor.
20. Faça a montagem do semieixo já com a junta instalada, no cubo de roda. Antes, caso haja sinais de oxidação no entalhado do cubo, para evitar travamento em uma manutenção posterior, passe uma lixa e lubrificante antioxidante.
21. Monte o pivô e o terminal de direção, primeiro encostando as porcas e depois dando o torque final. O parafuso de fixação do pivô tem torque de aperto de 70 Nm, enquanto o do terminal de direção é de 56 Nm.
Aperto da porca da homocinética
22. Enquanto o veículo está no alto, instale a porca da homocinética, mas não dê o aperto final. Com a roda no lugar e o veículo no chão, você terá um apoio melhor para você conseguir dar o torque, sem precisar de qualquer ferramenta inadequada para travar o conjunto. Isso poderia danificar componentes da suspensão e, até mesmo, do câmbio. Portanto, recoloque a roda e baixe o veículo ao chão.
23. O aperto da porca da junta homocinética deve ser feita em três passos. Primeiro passo: aperto de 70 Nm. Segundo passo: aperto angular de 55°. Terceiro passo: aperto angular de 62°. Os dois passos de torque angular devem ser aplicados com o auxílio de um goniômetro.
Obs.: A Nakata fornece com cada peça a bula técnica com os códigos e os torques das juntas homocinéticas. Confira com atenção os valores antes de fazer o aperto final (23a).
24. Para travar a porca, utilize uma punção e martelo para amassar as bordas da porca nos dois vãos da ponta da homocinética.
Boa noite , meu nome é Paulo , sou mecânico , tenho oficina em Diadema e hj me deparei com 1 defeito inusitado. , 2 cliente me trouxe 1 Fiat Strada 1.4 2014 para troca da homocinetica , como de costume desmotei para ter certeza do modelo , por opção foi comprada Nakata por ser 1 marca confiável , porem2na montagem reparei que o entalhado na desce até o fim não chegando a travar a ponteira , depois de muito tentar reparei que o alojamento da trava está muito justo e acredito que não está permitindo que o travamento aconteca , pedi a troca na loja porém não acreditaram no possível defeito da peça e me ofereceram a troca por outra marca dizando ser mais garantida e tbm mais cara !
Ficaram de me repor a peça mas estou em dúvida !!!
muito bom,, mande mais ok.