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Raio X – Toyota Hilux 2.8 Diesel

Hilux estreia novo motor diesel de 177 cv

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Picape inova visual e powertrain para se firmar ainda mais no mercado e oferecer um conjunto robusto e de fácil manutenção

Texto: Fernando Naccari
Fotos: Divulgação

 

A Nova Toyota Hilux tem tudo para continuar na ponta das vendas entre as picapes do segmento. Com conjunto mecânico elogiável, mecânica robusta e visual atrativo, o fora de estrada agrada ao condutor e, principalmente, ao mecânico que atuará em sua manutenção.

 

Quando comparada à geração anterior, a nova Hilux é 7 cm maior (5.330 mm), 2 cm mais larga (1.855 cm) e 4,5 cm mais baixa (1.815 mm). A única coisa que permaneceu foi o entreeixos de 3.085 mm, garantindo espaço interno elogiável. A caçamba também aumentou, cerca de 0,5 cm maior (1.525 mm), 2,5 cm mais larga (1.540 mm) e 3 cm mais alta (480 mm).

 

A dianteira possui para-choque grande, faróis mais estreitos e alongados (que na versão SRX conta que luzes diurnas LED) e capô com vincos bem demarcados, conferindo ao veículo visual mais agressivo que das antigas versões. O intercooler foi deslocado para a frente do motor, enquanto a entrada de ar que antes existia no capô não existe mais.

 

O lançamento vem em seis versões: Chassi-cabine 4×4 e câmbio manual; Standard 4×4, nas configurações com cabine simples ou dupla, também com transmissão manual de seis velocidades; SR; SRV; e a top de linha SRX. As três últimas são equipadas com tração 4×4 e transmissão automática de seis velocidades.

 

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Suspensão diferenciada

 

Dianteira – Independente, braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora.

 

Traseira – Eixo rígido, molas semielípticas de duplo estágio

 

Confiabilidade e conforto são as marcas do novo conjunto da Hilux. Este novo conjunto permite uma melhora considerável na condução do veículo, deixando-a mais apto ao trânsito urbano.

 

Segundo a Toyota, o diâmetro dos cilindros dos amortecedores também foi melhorado, a fim de atenuar pequenas vibrações provenientes do conjunto. Da mesma maneira, a barra estabilizadora foi aumentada e as molas longitudinais da suspensão foram reposicionadas em 50 mm em direção às extremidades laterais, oferecendo maior segurança em curvas acentuadas.

 

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Freios

 

Dianteiros – Discos ventilados com ABS, EBD (Distribuição Eletrônica de Força de Frenagem) e BAS (Sistema de Assistência em Frenagem de Emergência).

 

Traseiros – Tambor com LSPV (válvula proporcional sensível à carga) e com ABS, EBD e BAS.

 

O sistema de freio também foi aprimorado. Mais preciso e suave no acionamento, propicia condução segura no tráfego urbano e no fora-de-estrada.

 

Powertrain de respeito

 

• Toyota Diesel 2.8L 16V Turbo
• Potência (cv/rpm): 177/3.400
• Torque (kgf.m/rpm)45,9/1600 (AT)
• Cilindrada (cm3) – 2.755
• Diâmetro x Curso do pistão (mm) 92,0 x 103,6
• Taxa de compressão – 15,06 +-0,2
• Sistema de injeção direta e eletrônica de combustível (tipo Common Rail)

A Toyota desenvolveu um novo projeto de motor diesel e o empregou na nova Hilux. O 1GD 2.8L possui quatro cilindros em linha, turbo compressor (TGV – turbo compressor com geometria variável) e intercooler. Mesmo com 200 cilindradas a menos do que o motor Toyota 1KD da geração anterior, este propulsor possui cerca de 6 cv a mais (177 cv a 3.400 rpm) de potência. Já com relação ao torque, houve aumento de 22% – isso na versão com transmissão manual (42.8 kgfm entre 1.400 e 2.600 rpm) – e um aumento de 25% na versão com transmissão automática (45.9 kgfm entre 1.600 e 2.400 rpm).

 

Segundo informações da Toyota, o desempenho foi aperfeiçoado graças às melhorias aplicadas ao sistema de injeção e de admissão. Quando se fala em durabilidade e facilidade na manutenção, a principal novidade é a utilização de corrente de sincronismo ao invés de correia dentada.

 

Os dados de consumo que são informados pelo Inmetro para a picape automática são 9,03 km/l em trecho urbano e 10,52 km/l em uso rodoviário. Para a nova Hilux com transmissão manual, os resultados são 9,3 km/l e 11,5 km/l, respectivamente.

 

A transmissão automática possui seis velocidades, equipando as versões SR, SRV e SRX. Com nova relação de marchas, está ajustada para privilegiar arrancada mais vigorosa em primeira marcha, e elevar a economia de combustível em sexta, de acordo com a fabricante. Esta transmissão traz a tecnologia Super ECT, que adequa o desempenho do veículo ao estilo de condução do motorista, quantidade de carga e à inclinação do terreno.

 

Já nas versões Standard com cabines simples e dupla, ou chassi-cabine, há disponibilidade de nova transmissão manual de seis velocidades, adequada ao propósito de uso, que é, prioritariamente, o trabalho. A capacidade de reboque da picape foi melhorada e pode suportar até 3,5 toneladas, com trailer, dependendo da versão.

 

Outra novidade é que o motorista pode adaptar seu estilo de condução à nova Hilux, selecionando os modos ECO – que suaviza a aceleração para condução mais econômica – ou Power, para uma direção mais vigorosa, proporcionando respostas mais rápidas para ocasiões de ultrapassagem ou quando o veículo transporta cargas pesadas por longos percursos ou aclives acentuados.

 

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Equipamentos

 

A gama de itens de série é ampla e, desde a versão de entrada, conta com direção hidráulica progressiva, ar-condicionado, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, medidor de economia de combustível, aviso sonoro de chave na ignição e luzes acesas, limpador do para-brisa com temporizador e nivelador dos faróis. Os freios contam com ABS com Distribuição Eletrônica (EBD) e Assistente de Frenagens Emergenciais (BA). No campo da segurança passiva, a picape possui airbags duplos dianteiros, airbag de joelho para o motorista, cinto de segurança de três pontos na dianteira com pré-tensionadores, limitadores de força e alarme que avisa o não-afi velamento do cinto. Adicionalmente, as versões cabine dupla trazem cintos de segurança de três pontos (com alarme de alerta) e três apoios de cabeça no banco traseiro; pontos de ISOFIX para ancoragem de
cadeira de crianças.

 

A estrutura do veículo foi projetada para suportar e absorver impactos frontais em até 15% mais do que na antiga versão. Esta melhoria trouxe resultados no crash-test do Latin NCAP, no qual a picape conseguiu 5 estrelas para proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças.

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