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Raio X – Renault Duster Oroch

Novo segmento no mercado

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Mais recente lançamento da Renault apresenta conforto e bom espaço interno, mas na oficina, possui alguns itens com difícil acesso à manutenção

Texto: Fernando Naccari
Fotos: Isabelly Otaviano

 

A picape Renault Duster Oroch inaugurou um novo segmento de picapes médias em nosso país. Com porte semelhante às antigas picapes grandes dos anos 90, mas com preço similar às picapes pequenas atuais, visa atingir um público diferenciado, que busca conforto e espaço de SUV, mas com um compartimento de carga superior.
Quem olhar para a Oroch e dizer que é somente um Duster com caçamba, está muito enganado. Toda a parte traseira, da coluna “C” para trás, é nova. As longarinas mudaram, a parede traseira da cabine (em concha para abrigar melhor cargas como motos e bicicletas) e o assoalho são diferenciados em relação ao SUV. O entre-eixos também é diferente e foi aumentado em 15,5 cm em relação ao Duster, permitindo a quem viaja nos bancos traseiros, principalmente, bom espaço para as pernas e distância confortável para o teto.

 

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A caçamba não é muito grande, mas é maior do que todas as picapes compactas de cabine dupla comercializadas no país. Com 683 litros de volume, permite ao veículo capacidade de carga de 650 kg. Se você achar que o tamanho é pouco, a Renault disponibiliza um extensor da caçamba que permite aumentar o comprimento em 603 mm e levar cargas de até 2 metros na diagonal, além de ampliar sua capacidade de carga em 306 litros.
Avaliamos a versão 2.0 16V (F4R) Dynamique, cedida gentilmente pela Renault e confirmamos: a posição de dirigir é boa e permite boa visão para manobras, por exemplo. Além disso, sua altura elevada em relação ao solo (206 mm), e os pneus de uso misto Michelin LTX Force 215/65 R17, permitem que a Oroch se dê bem nos mais diversos terrenos.

 

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Dirigindo a Oroch você acabará esquecendo que está a bordo de uma picape média. Com rodar macio, a carroceria não traz o clássico desconforto que uma caçamba vazia costuma trazer, graças ao monobloco ao qual é construída, não sobre chassis, como é de costume neste segmento. Méritos também ao eficiente conjunto de suspensão traseira Multilink independente e McPherson, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Apesar da suavidade durante os percursos, todos os componentes são reforçados para “aguentar o tranco” de uma caçamba cheia ou de um terreno fora-de-estrada, por exemplo.

 

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Na hora do reparo

O mecânico deve ter atenção na parte inferior. Remover o protetor de cárter não é nada fácil. A parte da frente do protetor é fixada com dois parafusos, um em cada lateral e um central que fixa o protetor junto ao para-choque e quebra-mato. Portanto, é preciso soltar todos estes parafusos e mais quatro que fixam o restante do protetor ao quadro de suspensão.

MOTOR

Motor 2.0 16V (F4R) •• Cilindrada: 1.998 cm³ •• Diâmetro x Curso (mm x mm): 82,7 x 93,0 •• Potência máxima: 143 cv (gasolina) @ 5.750 rpm / 148 cv (etanol) @ 5.750 rpm •• Torque máximo: •• 20,2 kgfm @ 4.000 rpm (gasolina) / 20,9 kgfm @ 4.000 rpm (etanol) •• Propulsor do tipo subquadrado (ou de curso longo), ou seja, o curso do pistão é maior que seu diâmetro. Na prática, isso significa que o motor tende a ter mais torque e potência à baixas rotações •• Filtro de ar fica logo atrás da bateria, instalado em forma de “gaveta em pé”. Para acessá-lo, solte as travas laterais que fixam sua tampa e puxe o conjunto para cima •• Válvula do blow-by fica na parte superior do motor, ligada a admissão de ar do motor, bem próxima ao conjunto de acelerador eletrônico •• Filtro de óleo fica em uma posição de difícil contato •• Reservatório do líquido de arrefecimento fica na lateral do cofre do motor, posicionado do lado do passageiro.

 

 

ALIMENTAÇÃO, INJEÇÃO E IGNIÇÃO

Injeção Eletrônica Multiponto Sequencial •• Segundo recomendação presente no manual do proprietário, o reservatório de partida a frio pode ser abastecido com gasolina tipo C ou aditivada •• Bico de injeção suplementar do sistema de partida a frio é fixado a lateral do conjunto de admissão de ar, próximo a tampa de abastecimento de óleo •• Central de injeção fica localizada entre a caixa de fusíveis e o compartimento do filtro de ar •• Conector para leitura do scanner fica dentro do porta-luvas, assim como a maioria dos veículos da marca •• Primeira sonda lambda tem acesso difícil, localizada na parte de trás do motor e bem próxima à parede corta-fogo •• Bobinas são individuais e tem acesso simples, bem como sua remoção •• Válvula do cânister fica atrás do farol do dianteiro do lado do passageiro •• Acelerador eletrônico também tem fácil visualização e, em caso de necessidade de reparo, sua remoção é fácil.

 

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TRANSMISSÃO

Transmissão manual de seis marchas •• Quando comparado ao Duster, o Oroch conta com as mesmas relações nas seis marchas, no entanto apresenta redução no diferencial de 4,44:1 contra 4,13:1 do SUV, permitindo um melhor torque em cada marcha selecionada •• Coxim inferior do câmbio é bastante semelhante aos utilizados na linha Sandero, Logan e Clio, porém tem aparência um pouco mais robusta. Como no restante da linha este coxim costuma quebrar, vale a atenção com o componente e incluí-lo na lista de itens de verificação recorrente •• Sistema de respiro do câmbio fixado próximo a tubulação de entrada de ar. Cuidado para não confundir com a vareta de medição do óleo do motor •• Bujão de óleo da transmissão fica na parte inferior, próximo à fixação do coxim.

 

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DIREÇÃO

Acesso à caixa de direção relativamente fácil, logo sobre o quadro de suspensão. Em caso de remoção, será necessário a retirada do quadro •• Diâmetro de giro: 10,7 m •• Reservatório do fluido da direção hidráulica fica na parte dianteira do motor, próximo à bateria.

 

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AR-CONDICIONADO

Válvulas de serviço do ar-condicionado são próximas e tem manuseio simples.

 

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FREIOS

O sistema de freios possui dois circuitos em “X” •• Acionamento hidráulico, com discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro •• Central de controle do sistema ABS fica localizada atrás do conjunto propulsor, do lado do passageiro e junto à parede corta-fogo. Para acessá-la, é necessário soltar as presilhas de fixação da proteção térmica, que fica à sua frente.

 

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SUSPENSÃO

Suspensão dianteira do tipo McPherson com triângulos inferiores (bandejas), com amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora •• Suspensão Traseira Multilink independente e McPherson, com amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora •• Como item de verificação, confira sempre as condições das buchas das bandejas, pivôs e bieletas •• Batentes superiores dos amortecedores dianteiros ficam em posição de fácil encaixe com as ferramentas. Em caso de manutenção, não será necessária a remoção da grade (“churrasqueira”) do para-brisas.

 

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CARROCERIA, ELÉTRICA e ELETRÔNICA EMBARCADA

Na dianteira, cuidado com a umidade. A caixa de fusíveis dianteira é protegida com uma capa, mas todo cuidado é pouco quando falamos em eletrônica •• Bateria é de 12V 50Ah e 420A de corrente máxima, carrega o nome RENAULT–NISSAN, mas é fabricada pela Heliar •• Lâmpada do sistema de iluminação diurna (tipo W21/5W) fica na parte superior, posicionada na região azulada do farol. Para a sua substituição, basta girar sua parte traseira e sacar a lâmpada. Não estranhe a ausência de conectores, sua ligação se dará em sua base junto à carcaça do farol. Outro detalhe: a luz diurna é ligada automaticamente quando o veículo estiver ligado e não é possível desligá-la •• Luz baixa traz uma lâmpada do tipo H7, a de luz alta é do tipo H1 e as lâmpadas dos indicadores de direção são do tipo PY21W. Já as do farol de neblina são do tipo H16LL •• Já, no conjunto óptico traseiro, as lâmpadas indicadoras de posição são do tipo PY21W, as luzes de freio são do tipo P21/5W e a luz de ré utiliza lâmpadas do tipo P21W •• Luzes de teto dianteira e traseiras são do tipo W5W, bem como, a luz do porta-malas e a do porta-luvas.

 

 

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4 comentários em “Raio X – Renault Duster Oroch

  1. A duster 2.0 16v 2015.
    Pode rebocar uma caminhante S10,com segurança semáxima problema.

  2. Como desencaixar as lanternas traseiras para trocar as lâmpadas?
    Além dos dois parafusos indicados no manual devem existir travas ou pinos nos cantos mas não há referência.

  3. vocês mostraram a melhor versão para manutenção que é a 2.0 a substituição do corpo de borboleta é fácil na versão 1.6 a substituição do corpo tem que desmanchar a admissão, a substituição do filtro de óleo do 2.0 é difícil porem a do 1.6 é pior ainda. parabéns pela matéria mostrou os pós e contras sem difamar e sem “puxar o saco”

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