Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Especial Mês das Mulheres

Mulheres que ensinam mecânicos

 

ed263_especial-dia-das-mulheres-AB

 

Profissionais do setor de assistência técnica em empresas de autopeças contam como é encarar um setor que ainda é predominantemente masculino

 

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Arquivo

 

Décadas atrás, o setor automotivo era formado por ambientes absolutamente masculinos. Mecânicos, clientes e balconistas: todos eram homens. Mulheres? Apenas nos pôsteres colados nas paredes das oficinas, com pouca ou nenhuma roupa. Mas esse tempo passou. Com a franca evolução e profissionalização do setor, aos poucos, elas foram tomando conta de cargos em fabricantes de autopeças, distribuidoras e oficinas, provando na prática aos céticos de que não importa o sexo para entender e gostar de trabalhar com carros.

 

Se existe alguém que ainda alimente algum tipo de preconceito, temos “más” notícias: agora, é a vez delas te ajudarem nos problemas que você tem na sua oficina. Mulheres que estão nos departamentos de assistência técnica de fabricantes de autopeças trabalham diariamente para solucionar os problemas de aplicação do mercado de reparação. “Quando comecei a visitar as oficinas, era perceptível a estranheza dos homens por conta da presença de uma mulher neste tipo de trabalho, mas essa reação não me incomodava”, revela Cícera Silva, consultora de vendas da Bosch, que atende à Rede Bosch Car Service e os distribuidores de peças em parte da grande São Paulo.

 

Trabalhar no setor automotivo não foi algo que ela planejou. Ela começou no ramo no telemarketing de uma distribuidora de autopeças. “Com a ajuda de colegas, lendo catálogos e revistas especializadas comecei a entender melhor o ramo automotivo”, relembra Cícera, que saiu da distribuidora para trabalhar em uma empresa com a tarefa de promover os produtos Bosch em oficinas mecânicas e lojas de autopeças. “Após um ano, fui efetivada como funcionária da Bosch para desempenhar o mesmo trabalho e também organizar palestras técnico-comerciais, campanhas de vendas, além de efetuar vendas”, conta.

 

ed263_especial-dia-das-mulheres-Cícera

 

Cícera Silva

 

Já Loide Santos, de 22 anos, começou no ramo ao decidir fazer um curso técnico no Senai. Ela não fazia nem ideia do tamanho do mercado que ela estava começando a explorar. “O que mais me chamou a atenção na grade curricular foi o curso de mecânica automobilística. Até então, eu não tinha não nenhum contato com o setor”, explica Loide, que trabalha há 1 ano e meio na área de assistência técnica e atendimento ao cliente da Affinia.

 

No dia a dia, ajuda mecânicos a sanar dúvidas e faz planos para o futuro de seguir a carreira na área de engenharia automotiva. Mas Loide já esteve do outro lado do balcão: depois de formada, trabalhou como mecânica e consultora técnica em concessionárias de marcas importadas. “Inicialmente, quando atendo a ligação percebo que a pessoa fica surpresa em ser atendida por uma mulher na área de suporte. Mas depois no decorrer do atendimento fica tudo bem”, relata Loide.

 

ed263_especial-dia-das-mulheres-Loide

 

Loide Santos

 

Evolução da mentalidade

 

Paloma Queiroz, da Perfect Peças Automotivas, relata que descobriu o setor ao acompanhar o trabalho de sua irmã, que foi promotora da Schadek. “Em algumas oportunidades, ela me levava para visitar alguns distribuidores. Eu me apaixonei e quis trabalhar no ramo”. Antes de mergulhar no mundo automotivo, ela teve que se dedicar à criação de um casal de filhos pequenos. “Mas quando surgiu a oportunidade, agarrei com unhas e dentes. Daqui eu não saio, é apaixonante”, declarou.

 

Trabalhando na assistência técnica da Perfect, Paloma tem como uma de suas atribuições fazer a análise de garantia em campo, com distribuidores e mecânicos. Um tipo de função onde é difícil encontrar mulheres a desempenhando. “Hoje está se quebrando um tabu. É claro que alguns mecânicos olham meio torto, mas hoje o pessoal está abrindo mais a mente para isso”, revela.

 

Quem reforça essa impressão é Cícera, notando que a figura feminina já não causa mais tanta surpresa. “Atualmente, é muito comum encontrar mulheres transitando e trabalhando em diferentes atividades neste segmento, além de muitas levarem o próprio veículo para reparação e questionarem a real necessidade dos serviços, o que as tornam uma clientela exigente”, afirma a consultora da Bosch Car Service, que foi a primeira mulher a ocupar essa função em São Paulo. “Sempre fui bem recebida e tratada com muito respeito. Eu sabia que para ter reconhecimento profissional eu precisava demonstrar competência e seriedade”.

 

Loide Santos, por sua, vez, já se tornou uma voz conhecida para quem procura sua assistência. “Muitos mecânicos que ligam com frequência já nem estranham e estão acostumados. O importante é passar a informação da melhor maneira possível e sanar a dúvida”, diz.

 

Dedicação e força de vontade

 

Se a camada de “estranhamento” com o público masculino já foi quebrada, elas têm consciência de que, agora, não podem deixar a peteca cair. Sabem que, como qualquer outro profissional do setor, jamais podem parar no tempo. Paloma quer se especializar cada vez mais e se tornar uma promotora técnica e palestrante. “Dedicação é tudo. Temos que aprender sempre”, diz a assistente técnica da Perfect. “Nós somos doutoras do carro, então, nos resta aprender a cada dia mais e mais para a gente sempre deixar nosso bichinho curado”, brinca.

 

ed263_especial-dia-das-mulheres-Paloma

 

Paloma Queiroz

 

Da mesma forma, Loide, da Affinia, aconselha quem pretende entrar no setor a correr atrás do que realmente deseja, acreditando em seu potencial. “É importante persistir e enfrentar as barreiras para alcançar o seu objetivo”, garante.

 

Para Cicera, da Bosch, o mercado automotivo, apesar de ser um dos mais importantes da economia do país, é carente de bons profissionais. Na opinião dela, a mulher que pretende deve buscar conhecimentos e sempre aprofundar nos assuntos do setor, frequentando palestras técnicas, lendo matérias, assistindo a vídeos instrutivos e visitando oficinas. “Desse modo, poderá integrar-se ao mercado com mais facilidade e será uma profissional bem-sucedida”, finaliza, com a certeza da experiência pessoal de que, no final das contas, perseverança, conhecimento e honestidade são os valores que engrandecem e fazem a diferença em nosso mercado.

Comentário em “Especial Mês das Mulheres

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php