Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Desmontagem do câmbio do Chevrolet Celta

11916

Confira com exclusividade o diagnóstico e a desmontagem dos itens que compõem o câmbio manual F17, que equipa os carros populares da Chevrolet, Celta e Prisma com motores 1.0 a partir de 2004

11856

Um câmbio suave com engates precisos e sem solavancos, é isso que todo motorista procura quando o assunto é mudança de marchas manual. A manutenção da caixa, porém tem muito a ver com o modo de dirigir, de acionar a embreagem, de engatar as marchas com cuidado, etc. Qualquer barulho ou dificuldade devem ser levados em consideração e o mecânico muitas vezes tem que saber decifrar por sua própria habilidade o que tem de errado nesse conjunto que ainda continua o mais mecânico do carro.

Uma caixa de câmbio manual não tem manutenção preventiva, o que vale é orientar o seu cliente em relação à troca de marchas, para que ele faça de maneira suave, evitando arranhões e mudanças bruscas. “A GM não recomenda nem a troca de óleo, apenas em casos de vazamento ou retentor danificado”, comenta o instrutor do SENAI-Ipiranga Fabio Simões, que nos ajudou no procedimento. Ele afirma que com a embreagem em ordem, o câmbio tem a durabilidade da vida útil do carro, dependendo do condutor.

Nessa matéria, vamos mostrar como fazer o diagnóstico e a desmontagem da caixa de transmissão F17 Minus da linha Chevrolet Celta e Prisma equipada com o motor 1.0 litro a partir do ano de fabricação 2004. A relação de marchas depende de cada modelo.
Essa é uma caixa com menor peso e mais compacta, com motor, tração e câmbio no mesmo eixo. Os componentes são: árvore primária e secundária, engrenagens, rolamentos, luvas, anéis sincronizadores, garfos, hastes deslizantes e reténs (que travam a haste para não engatar duas marchas juntas).

A inspeção é feita quando o conjunto já apresenta problemas, seja a dificuldade no engate de uma ou mais marchas. “Quando escutar ruídos de rolamento e batidas de engrenagem ou tiver dificuldade de engatar, é preciso a intervenção do mecânico, mesmo que seja para uma revisão”, explica.

O mau uso da embreagem e andar com a mão apoiada na alavanca de transmissão também devem ser evitados, pois danificam os garfos de engate. Por isso, sugerimos que ao receber o carro o profissional dê uma volta para sentir como está o sistema e seus componentes. Se for detectado que o problema é no câmbio, comece tirando o conjunto do carro. Para isso, solte os parafusos e tome cuidado para não fazer movimentos na transversal em relação ao eixo piloto para não prejudicar o disco de embreagem. Coloque o conjunto num cavalete para apoio e tenha por perto uma bancada com morsa, uma prensa e as ferramentas necessárias, inclusive as específicas.

 

11820

 

Desmontagem

“Antes de começar os procedimentos, é importante que o mecânico coloque os equipamentos de proteção individual: óculos de proteção, luvas e sapato de biqueira de aço”, orienta Fabio. Atenção para a sequência de montagem, que é a inversa da desmontagem, respeitando os respectivos torques. Todas as juntas e retentores devem ser substituídos por componentes novos na instalação.

1) O primeiro passo é retirar os nove parafusos da tampa traseira e a própria tampa. A junta tem que ser trocada sempre que houver intervenção. O torque dos parafusos de fixação na montagem da tampa da placa retentora é de: (M7) = 15 Nm, (M8) = 20 Nm

11842

2) Agora, retire o conjunto da quinta marcha, começando pelo garfo. Com a ajuda de uma chave torx em L, tire os parafusos.

11883

3) Em seguida, remova o conjunto composto por luva e cubo, começando pelos anéis de travamento. (3a) Use o sacador T-0307002 encaixado na luva e, com uma chave 24 mm, solte o cubo da quinta marcha. A peça sai com o anel sincronizador e a engrenagem. (3b)

11929

4) Com a ferramenta T-0307002, continue tirando o conjunto da quinta marcha, que está no eixo secundário, retirando a engrenagem. Assegure-se do correto assentamento da ferramenta.

11860

 

Obs: Faça uma inspeção no anel sincronizador e verifique se as estrias de lubrificação estão em ordem, cheque também se os dentes não estão travando na engrenagem.

11841

 

5) Agora, remova o retém das hastes deslizantes, começando pelos parafusos, com o auxílio de uma chave allen 5.

11895

6) Os quatro reténs laterais devem ser desencaixados com a ajuda de um martelo corrediço (deslizante) universal (M-680770). A instalação é feita com um martelo de borracha.

11853

7) Para ter acesso ao trambulador, retire os quatro parafusos torx de fixação. Tire todo o conjunto e não se esqueça de trocar a junta na montagem, além de aplicar torque de (M8) = 20 Nm.

11933

8) Retire a placa retentora do conjunto de engrenagens por meio dos cinco parafusos, use uma espátula e tire o conjunto todo, juntamente com o garfo e a engrenagem da ré.

11855

9) Antes de começar a desmontagem, coloque o conjunto num suporte adequado para apoiá-lo na morsa.

11888

10) Com a peça na morsa, utilize uma chave allen para sacar o retém da haste deslizante de terceira e quarta, e retire a garra conectora.

11887

11) Agora vamos tirar os três pinos elásticos dos garfos. Use um apoio de madeira para evitar empenamento na a haste deslizante e bata levemente com um martelo e uma chave pontuda no pino elástico para sair.

11913

12) Vire a posição do conjunto para a retirada de mais um retém, que tem a função de não engatar duas marchas juntas.

11878

13) Em seguida, retire a haste deslizante de primeira e segunda marchas, que já teve o pino elástico removido. Retire depois a haste deslizante de terceira e quarta.

11824

14) Faça agora a remoção dos garfos, desencaixando-os do conjunto. Inspecione o apoio onde o garfo corre na luva. A função do garfo é deslocar a luva contra a engrenagem para fazer engate, então essa parte tem que estar em ordem ou a peça deve ser substituída.

11899

11893

15) Solte a trava do rolamento do eixo primário, com o auxílio de um alicate de remoção de trava.

11870

16) Com a ferramenta especial T-0307000, um sacador e colocador de transmissão, faça a remoção do conjunto do trem de engrenagens e pista do rolamento da 5ª marcha.

11843

17) Coloque o conjunto na prensa e comece a colocar pressão, até os dois eixos soltarem da placa retentora de rolamentos.

11880

18) Na sequência, coloque o conjunto de volta na bancada e cuidadosamente remova a placa retentora de rolamento.

11831

19) Desencaixe os dois eixos de transmissão. No eixo primário, inspecione as engrenagens integradas e se houver deformidades, troque o eixo completo.

11931

20) Retire o rolamento do eixo primário, começando pela trava, e depois, com a ajuda da prensa, use um extrator para sacar o rolamento. O eixo sai por baixo e o rolamento fica livre.

11863

Obs: Inspecione também o estado de funcionamento do rolamento, se apresentar ruído ou folga e se não estiver girando livremente, deve ser substituído.

11830

21) Comece a desmontagem da árvore secundária, tirando primeiro a engrenagem de primeira marcha, posicione a ferramenta 6-9604356 e faça a pressão com a prensa. Cuidado para o conjunto não cair no chão.

11829

Obs: Tome cuidado, pois tem que estar tudo em ordem para montar o conjunto: engrenagem, rolamento de rolete e a arruela de calço. Tire os anéis sincronizadores do tipo tricone também para inspeção.

11852

22) Coloque o eixo na bancada e tire a trava da luva entre primeira e segunda com um alicate apropriado.

11838

23) Instale a ferramenta sacadora na engrenagem da segunda marcha para remover a luva e o cubo do conjunto da primeira e segunda marchas. Coloque na prensa e aplique a pressão para a retirada do conjunto.

11874

Obs: Faça uma checagem na luva e nos três reténs que fazem o travamento da peça. Olhe também o ângulo de entrada dos dentes (conhecido como telhado) para perfeito encaixe com a engrenagem.

11932

24) Tire o rolamento estilete da segunda marcha, que faz o apoio da engrenagem para não rodar ferro com ferro.

11915

25) Em seguida, remova o anel de retenção da trava de terceira marcha, em seguida, remova a trava.

11836

26) O próximo passo é desinstalar a terceira marcha, que sai com facilidade. Tire também o anel sincronizador da terceira marcha e o rolamento estilete.

11851

27) Retire a trava da luva da terceira e quarta marchas, comece utilizando o alicate tira travas. Depois, coloque o conjunto novamente na prensa com a ferramenta sacadora. Aplique a pressão até a peça soltar.

11934

28) Agora remova a engrenagem da quarta marcha e os dois rolamentos do tipo estilete.

11862

Obs: No eixo, inspecione se as pistas de rolamento não estão marcadas ou azuladas e se os dentes do pinhão não estão quebrados ou desgastados.

11854

Montagem do eixo

A montagem das peças é feita exatamente no processo inverso com as ferramentas específicas para cada passo. Coloque a engrenagem, o rolamento estilete, o anel sincronizador, o cubo e a luva. Encaixe o tubo de instalação 3-0207944, leve para a prensa e aplique a pressão. Repita o processo para cada conjunto de marchas.

11924

Retirada do diferencial

1) Considerando que o pinhão já foi desmontado juntamente com o eixo secundário, tire agora a coroa do diferencial. Comece tirando a tampa do mini carter do diferencial, que não tem sequência. Aplique torque de 30 Nm (Versão em chapa de metal) e de 18 Nm (Versão em liga leve) nos parafusos de fixação na montagem.

11858

2) Retire agora a trava da luva do diferencial, que costuma quebrar, então tem que tomar cuidado.

11926

3) Em seguida, tire a luva de pré-carga. Antes, faça uma marca tanto na carcaça quanto na luva para saber o posicionamento correto na instalação.

11817

4) Encaixe a ferramenta S-9407198 no anel do rolamento do diferencial para soltar a luva do diferencial. Use uma chave com cabo de força e retire a luva.

11812

Obs: Na luva, faça uma verificação no o’ring, na pista do rolamento e no retentor.

11834

5) Por último, retire a coroa. Não se esqueça de inspecionar os dentes e os rolamentos, para certificar-se do seu bom funcionamento.

11894 (1)

Obs: Ao trocar os rolamentos, deve-se fazer a regulagem da pré-carga por meio da porca de ajuste. Esse trabalho tem que ser feito sem o conjunto de trens de engrenagens, então é importante dar a pré-carga correta e travar a porca. Faça a leitura da pré-carga enquanto gira o diferencial, utilizando um torquímetro com escala de “0 a 600 N.cm” e a ferramenta especial S-9407197.

” Os rolamentos usados com
60 a 100 N.cm

” Os rolamentos novos com
150 – 210 N.cm
_________________________________________________________
Colaboração técnica: SENAI – Ipiranga

13 comentários em “Desmontagem do câmbio do Chevrolet Celta

  1. Olá tudo bem? Esses códigos destas ferramentas específicas , referem se a qual fabricante? São comercializadas?mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho que fazem , informação segura , boa didática …..

  2. O meu celta 2005 ta com um barulho na caixa. Quando carro está quente e passo por uma lombada, dá um estalo dentro da caixa . É como se tivesse alguma coisa solta dentro da caixa . Até pensei q fosse o suporte mas, nao é!O que pode ser?

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php