Delphi certifica veículos em testes de emissões



O Centro Tecnológico da Delphi, localizado em Piracicaba/SP, certifica veículos em testes de emissões. O local é habilitado pelo Inmetro, conforme normas brasileiras e internacionais, e conta com onze categorias diferentes de homologação, além de disponibilizar serviços para diversas fabricantes, englobando automóveis, motocicletas e veículos off-road. Há ensaios de certificação para o mercado de reposição, como bombas elétricas de combustível e catalisadores automotivos.

Entre os testes, estão os realizados no dinamômetro de chassis, motores e as análises na câmara de medição de evaporativas VTSHED e evaporativas de reabastecimento ORVR. O primeiro mede se as emissões de gases tóxicos (HC, CO, NOx CO2, CH4 e NHMC) do veículo atendem aos padrões estabelecidos, por meio de dois tipos de processos. O EPA 75 simula um ciclo de 45 minutos de trajeto em região urbana e o highway, enquanto as análises nas câmaras VTSHED verificam a quantidade de hidrocarboneto (HC) evaporado do tanque e durante o processo de reabastecimento do veículo.

Os testes na pista são determinantes na inspeção de desempenho, dirigibilidade e calibração. A pista conta com 600 metros de comprimento, estacionamento coberto para quatro veículos e sistema de segurança com rádio comunicador.