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Como aproveitar as campanhas de manutenção preventiva

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Ações promovidas pelas entidades do setor de conscientização em relação à manutenção preventiva podem aumentar o fluxo de serviços na sua oficina, mas é bom estar preparado para quando o consumidor chegar

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Nosso setor é um dos mais fortes da economia brasileira. Juntas a indústria automotiva, a de autopeças e a de reparação, movimentam bilhões de reais todos os anos e a tendência é seguir assim. Chamamos esse três pilares da sociedade de cadeia automotiva, porque as empresas funcionam de maneira interligada, quando a coisa não está boa para um elo, todos se prejudicam e vice-versa. Um setor forte, que quando faz uma campanha se empenha para que realmente dê certo, e por sua vez acaba refletindo em todos os elos da cadeia.

Mas como em todas as áreas, é preciso aproveitar as oportunidades, os momentos e as ações que a indústria e as associações fazem em seu favor. No setor de reparação, em principal, as oficinas mecânicas podem muito bem se beneficiar de campanhas realizadas pelas entidades para ganhar em fluxo de trabalho e faturamento.

Uma das campanhas que mais se destacam e que pode gerar muito mais serviço para o estabelecimento de reparação é o Programa Carro 100%/ e Caminhão 100%,/Moto 100%, iniciativa do GMA (Grupo de Manutenção Preventiva) que conta com a assinatura do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva) e apoio de todas as entidades do setor (Sindipeças, Andap/Sicap, Sincopeças e Sindirepa). Para que o empresário da reparação possa usar a Campanha a seu favor, veja as dicas do coordenador do GMA e diretor do IQA, Antonio Carlos Bento; e do auditor de Serviços do IQA, José Palacio.

“O projeto nasceu como proposta de conscientizar os motoristas sobre a prática da manutenção preventiva e, assim, reduzir o número de acidentes e salvar vidas, além do mais, a ação acaba gerando demanda para o mercado de reposição”, diz Bento. Ele explica que o programa trouxe diversas ações sustentáveis em várias áreas do nosso setor, como comunicação, capacitação profissional do mecânico, certificação de autopeças e atuação efetiva junto ao dono do veículo.

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Diretamente para os consumidores, o GMA mantém uma comunicação que faz a divulgação da campanha através de anúncios na TV, no rádio e em revistas, sempre enfatizando a segurança para os motoristas e os ocupantes do carro, que muitas vezes formam uma família. Além disso, o programa conta com um site (www.carro100.com.br) que reúne variadas informações e as vantagens da manutenção preventiva.

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Segundo Bento, estas e outras ações do programa fizeram crescer a preocupação dos motoristas com a manutenção dos veículos. Ele aponta dados da Controlar revelando que dos 1 milhão de veículos inspecionados nos primeiros cinco meses de 2012, 19,2% foram reprovados na primeira inspeção. Mas que desse número, 94,7% já corrigiram os problemas. O número de reprovações também caiu. Isso significa que os motoristas estão levando seus bens ao mecânico para que fiquem em dia em relação às revisões.

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Com o laudo em mãos, o destino é a oficina

Outra ação realizada por meio do Programa Caminhão 100% acontece nas estradas em parceria com a CCR Nova Dutra. Trata-se de um trabalho de pit stop que faz a checagem de vários itens de segurança de caminhões. “O objetivo do programa é conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção preventiva”, explica Palacio.

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Foram registrados nos últimos três anos mais de mil avaliações gratuitas em diversos pontos da rodovia, com a verificação de itens de segurança e da parte mecânica dos caminhões, entre eles, emissão de poluentes, cubos de roda, fluído de freio, barra de direção e vazamento de motor, etc.

“Depois de efetuado o check-up, os motoristas recebem um relatório com o diagnóstico dos itens checados em seu veículo e é orientado a procurar um mecânico. É onde entra o trabalho do profissional, estando preparado para realizar os serviços apontados na sua oficina”, aconselha Palacio.

Em outubro será lançado oficialmente o pit stop para automóveis, com a mesma finalidade: conscientizar os motoristas sobre a importância das revisões periódicas. No Check-up Gratuito Carro 100%, como é chamado, o automóvel passa por uma linha de estação automotizada para checar itens de segurança como suspensão, rodas, freios, fluido de freio e alinhamento de faróis. “A previsão é que em 6 horas de operação sejam inspecionados 70 veículos”, complementa Bento.

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Convencendo o cliente

Para que a campanha obtenha sucesso e, consequentemente, traga os benefícios para as oficinas, os mecânicos podem e devem ajudar na propagação da prática da manutenção preventiva. “Um bom argumento é que, além de ser 30%, em média, mais econômica do que a manutenção corretiva, prevenir a quebra é a maior garantia de segurança aos ocupantes do veículo”, diz Bento.

Se aos poucos o conceito de manutenção preventiva está mais consensual para o motorista, em função de segurança, menor custo e menos tempo perdido, o mecânico tem que estar preparado para atender esse volume maior. Por isso, a indicação de Bento é que estejam preparados em relação a equipamentos, ferramental e capacitação profissional para executar um bom serviço ao cliente. “Quem não se atentar para esse fato, vai acordar sem trabalho”, afirma Bento.

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Bento conta que parte do trabalho é feito em parceria com o SENAI, incentivando os fabricantes de autopeças a ajudar na capacitação dos mecânicos por meio de cursos de atualização nas escolas do SENAI.

Ele continua: “cada brasileiro tem o seu mecânico, aquele profissional que ele confia e leva o carro sempre que precisa. Então, o mecânico que entende o valor da prevenção vai orientar o seu cliente a fazer outros serviços se necessário. Por exemplo, o motorista leva o carro para trocar as pastilhas de freio, mas o mecânico faz uma inspeção em outros itens do carro que podem precisar de manutenção. Argumentando tecnicamente e com seriedade acaba fazendo mais uma venda e garantindo a segurança do cliente”.

Como diferencial de mercado, é recomendável ter uma certificação como a do IQA. “Nossa missão como instituto é difundir informações técnicas para o mercado, fomentar a qualidade no serviço de reparação e direcionar os empresários para as boas práticas no mercado, tanto no ramo de veículos leves ou pesados”, finaliza José Palacio.

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Mais informações: www.carro100.com.br

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