Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Artigo – Com bagunça não dá!

12630

Por Fernando Landulfo

 

Quem consegue trabalhar direito em um lugar bagunçado, levante a mão! Bem, como já era de se esperar, quase todo mundo concorda que ninguém consegue exercer bem a sua profissão (seja ela qual for) sem que haja um mínimo de organização. Ora, todo mundo já ouviu falar de médicos que esquecem instrumentos dentro do paciente, advogados que perdem prazos, administradores que deixam de pagar uma conta, quituteiras que colocam sal no doce ao invés do açúcar, enfermeiras que injetam leite na veia do paciente e outras atrocidades. Falta de competência ou experiência? Sim, muitas vezes esses deslizes são frutos desses fatores.

Mas a desorganização pode fazer o mais habilidoso profissional se perder e naufragar no tempestuoso oceano da baderna. E o mecânico não é exceção. Afinal de contas, o seu trabalho, por diversas vezes, exige a desmontagem e a remontagem de sistemas complexos formados por dezenas de componentes. E no final não pode nem sobrar e nem faltar peças!

A organização é primordial para o bom andamento dos serviços na oficina. Sem ela, peças caras são perdidas, ferramentas largadas em qualquer lugar, equipamentos emprestados sem que se saiba (ou se lembre) para quem, peças são retiradas do estoque, aplicadas e não cobradas. Isso sem falar nos orçamentos assinados pelo cliente, manuais técnicos e outros documentos importantes que “criam pernas” e desaparecem no “limbo”. Ou seja: a bagunça gera, no mínimo, uma enorme perda de tempo.

Mas o prejuízo é sempre certo. Para funcionar bem e gerar o tão desejado lucro, a oficina, assim como qualquer outro tipo de empresa, precisa necessariamente ter um mínimo de organização. Organização estrutural, com seus organogramas e procedimentos e organização física. Muitas pessoas, principalmente as do sexo masculino, não praticam a nobre arte da organização. É cultural… Sim, sim, são aqueles “distintos cavalheiros” que, para o desespero das companheiras, largam toalhas molhadas sobre a cama, camisas na sala, meias no corredor e roupa suja no chão do banheiro após o banho que, por sinal, fica totalmente inundado. Vamos dar a mão à palmatória…

Nesse ponto as mulheres levam muita vantagem sobre os homens. Não só organizam cada um dos seus objetos como lembram exatamente onde estão e quando foram colocados lá. Possuem romaneios detalhados dos seus pertences e quando emprestam algo para alguém lembram exatamente: a pessoa, a data do empréstimo, o motivo, o estado do objeto com detalhes e quando deveria ter sido devolvido. Não há como negar: com algumas poucas exceções, elas são o primor da organização. E quando assumem o comando de um negócio, raras são as ocasiões em que algum problema é causado por desorganização. Feliz é o “Guerreiro das Oficinas” quem tem a companheira na administração da oficina!

Pois bem, já ficou claro que a oficina precisa ser um ambiente organizado. Não dá para trabalhar com veículos e equipamentos caros no meio da baderna. Logo, quem ainda não começou a arrumar o seu “cantinho”, que arregace as mangas e ponha mãos à obra, pois cada minuto perdido na procura da peça que sumiu ou na ferramenta que deveria estar “ali”, mas não está, diminui a competitividade da empresa dentro do mercado. Isso sem falar na aparência horrível que a bagunça dá a empresa.

Lembrando que a primeira impressão é a que fica, um proprietário de um veículo caro dificilmente deixará seu veículo numa oficina se, na sua primeira visita, ela lhe parecer uma “boqueta”. Mesmo que o profissional tenha fama de competente, ele fugirá de lá. Ou seja: nos dias atuais não dá mais para trabalhar no meio da bagunça. Aproveite então o fim do ano para arrumar a casa e mantê-la sempre arrumada.

Mas como fazer para por a casa em ordem? Bem, que tal começar com o básico?

12661

1) Desapegue das tranqueiras!

Não tem sentido acumular peças usadas, retiradas de carros de clientes, pensando num possível reaproveitamento futuro. Entregue tudo ao cliente. Se ele não as quiser, descarte. E se um dia precisar de algo similar para outro veículo, compre e cobre. Agora, se for um item “raro”, recupere, embale catalogue e guarde em local apropriado. O mesmo deve ser feito com relação a ferramentas e equipamentos obsoletos quebrados. Mande consertar o que pode ser utilizado. Guarde com carinho aquilo que pode ser utilizado. Venda o que está obsoleto e não mais será utilizado e descarte o que não pode ser consertado, sempre pensando na preservação do meio ambiente, hein!

2) Lugar de sucata é na sucata!

Sucata largada pelos cantos da oficina? Mas nem pensar! Destine um local de fácil acesso ao sucateiro, mas longe dos olhos do cliente, para depositar a sua sucata. Não se esqueça de separar os materiais. Afinal de contas, o valor pago é diferenciado. Se o espaço disponível não é grande, combine retiradas mais frequentes com o sucateiro.

3) Lubrificantes usados devem ser reciclados.

É crime ambiental descartar lubrificantes no solo e no esgoto. E não dá para ficar acumulando esse material dentro da oficina. Logo, se não quiser gastar um bom dinheiro com advogados, combine com uma empresa recicladora a retirada periódica desse material. Eles costumam pagar bem por ele. Enquanto o lubrificante não é retirado, deve ficar acondicionado em um depósito subterrâneo, construído especialmente para esse fim, ou em tambores fechados e identificados.

4) Estoque e cofre são sinônimos

Peças e materiais em estoque devem ser tratados como dinheiro. Logo, não tem sentido deixar um estoque aberto, sem controle e desorganizado. O mecânico tem obrigação de saber tudo o que acontece lá.

12662

5) De olho na limpeza!

Ponha-se no lugar do cliente. Você deixaria seu carro, comprado com tanto sacrifício, em uma oficina suja? Ou indo mais longe: você deixaria sua esposa e filhos frequentarem um lugar sujo, com banheiros sujos? Pois é, na sociedade atual a aparência tem um peso muito grande. Para muitas pessoas, o aspecto do ambiente de trabalho reflete o modo de trabalho. Como diz o ditado popular: “A empresa tem a cara do dono”.

6) Lugar de bermuda, camiseta regata e chinelo é na praia!

Boa aparência transmite segurança e confiabilidade. O uso de uniformes adequados transmite profissionalismo, além de proporcionar segurança (proteção física) ao profissional. O fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é obrigatório, assim como o seu uso.

7) Mecânico “bolinho de graxa”? Mas nem pensar!

Vamos acabar de uma vez por todas com essa história que o mecânico é um sujeito que trabalha com aparência de mendigo: sujo, barbudo e mal cuidado. Trata-se um profissional treinado e especializado. Logo, boa aparência é imperativa e deve ser cobrada. Se o veículo a ser reparado está sujo, mande lavar todas as partes que serão manipuladas antes.

12663

8) Escritório não é lugar de caos.

No escritório estão guardados todos os documentos da oficina, além do dinheiro, cheques, senhas de banco, contas a pagar, contas a receber, orçamentos, cadastros, etc. Logo, não é lugar de bagunça. Se está, contrate imediatamente alguém para organizar e manter organizado, antes que algo importante caia no “Buraco Negro” e nunca mais apareça.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php