Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Com alvo na reposição

O mercado de reposição é o grande foco da Delphi para o ano de 2006, principalmente, na área de entretenimento, com o lançamento de rádios automotivos e outros aparelhos eletrônicos. O diretor da Delphi de Soluções em Produtos e Serviços para a América do Sul (DPSS), Edson Brasil, conta que a empresa pretende credenciar novas oficinas na rede e acredita que o mecânico independente é o principal elo da cadeia entre a reposição e o consumidor final.

1331

Revista O Mecânico: Qual é sua análise do desempenho da Delphi em 2005 e as expectativas para 2006?
Edson Brasil: A Delphi fornece para 100% das montadoras instaladas na região e também tem uma forte presença na reposição. Nossos resultados foram acima do esperado em 2005 e projetamos um crescimento em participação para 2006. No ano anterior, por exemplo, tivemos pedidos de novos negócios – que serão entregues no mercado original dentro dos próximos dois, cinco e até mesmo dez anos – acima de US$ 1 bilhão. Este ano, manteremos os investimentos de US$ 30 milhões na América do Sul, valor gerado e investido na região.

O Mecânico: E quanto ao mercado de reposição em geral?
Brasil: Temos uma grande participação no mercado de reposição. A Delphi está presente no Brasil desde 1942, mas no aftermarket estamos atuando há apenas seis anos e, mesmo assim, somos constantemente lembrados entre as cinco maiores empresas do setor.

O Mecânico: Em relação às exportações qual a situação da empresa?
Brasil: Estamos em todos os continentes para atender nossos clientes globais e também os consumidores finais. A Delphi América do Sul, nos últimos anos, exportou cerca de 20% de sua produção.

O Mecânico: A Delphi tem novidades para o aftermarket esse ano, quais são?
Brasil: O mercado de reposição independente brasileiro está crescendo muito rápido e nós acompanhamos esta evolução com produtos e serviços que solucionem eventuais problemas do instalador e também do consumidor final. Este ano ingressamos na linha de entretenimento. Já lançamos o S2000 MP3 Player, rádio automotivo com CD e MP3, e teremos muitas novidades eletrônicas.

O Mecânico: Qual a linha de produtos tem maior participação no mercado de reposição atualmente? E qual a expectativa com a entrada de novos produtos?
Brasil: A Delphi atua em diversos segmentos, como linha de injeção eletrônica, elétrica, freios, componentes e kits para sistema de ar-condicionado, equipamentos de diagnóstico e, agora, linha de entretenimento. São mais de 5 mil produtos oferecidos para o mercado com uma solução completa. Nossa expectativa com a entrada de novos produtos é levar toda nossa experiência de fornecedor global de montadoras ao mercado de reposição.

O Mecânico: Como é formada a rede de oficinas autorizadas? Existe projeto de ampliação?
Brasil: A Delphi possui hoje cerca de 400 CADs – Centro Autorizado Delphi – no Brasil. Nossa visão é gerar soluções para nossos parceiros e fornecer todo o apoio. Seja na capacitação técnica, treinamentos, gestão, em que o nosso cliente precisar, estamos disponíveis para providenciar o devido suporte. Pretendemos crescer este número credenciando novas oficinas em todo o Brasil ainda em 2006.

O Mecânico: Quais as vantagens de ser um autorizado da Delphi?
Brasil: A Delphi trabalha em parceria com seus CADs no desenvolvimento de soluções para que nosso parceiro possa crescer. Podemos fornecer todo o suporte necessário, desde ações de marketing, treinamento, capacitação técnica e até a gestão do negócio.

O Mecânico: Como funciona o programa de treinamento de profissionais?
Brasil: A Delphi treina no Brasil, em média, 12 mil profissionais por ano. Somos uma empresa que trabalha para deixar a vida das pessoas mais segura, com mais tecnologia e mais confortável. Levamos isso em todo o nosso trabalho e também no relacionamento com o treinamento dos profissionais.

1355

O Mecânico: Como a Delphi vê o mecânico independente? Do que ele precisa e como a Delphi pode contribuir?
Brasil: O mecânico independente é o principal elo entre toda a cadeia de reposição e o consumidor final. A peça sai da fábrica, passa pelo distribuidor, pelo varejo e chega nas mãos do instalador. O serviço deste instalador acaba regendo a imagem de todos perante o público final. Nosso objetivo é levar uma gama completa de soluções em produtos e serviços para que o trabalho possa ser otimizado, além de equipamentos de diagnóstico e treinamentos.

O Mecânico: Você acha que o reparador influi na hora da escolha da marca?
Brasil: Em produtos como bomba de combustível, discos de freio ou outros componentes mecânicos que são trocados e não comprados, o reparador influencia na escolha da marca em mais de 90% das vezes. Já produtos que mexem com o emocional das pessoas, como rádios, DVDs, navegadores são comprados pelo consumidor final.

O Mecânico: Quais as ações da marca para promover as peças para veículos pesados?
Brasil: A Delphi possui grande presença na área de veículos comerciais leves e pesados, com destaque para nossa linha de turbo diesel, bicos injetores e filtros. Hoje, para evitar a parada de um caminhão e a conseqüente perda da carga, nossos aplicadores possuem competência para avaliar a peça e resolver os problemas na hora em que chegam na oficina.

O Mecânico: A empresa é patrocinadora de uma equipe de Fórmula Truck, qual o objetivo de investir em automobilismo?
Brasil: A Delphi possui uma tradição de anos com o automobilismo. Nos EUA, temos equipes na IRL, Nascar e aqui optamos pela Fórmula Truck. Nossos produtos são testados em condições extremas em nossos laboratórios e também nas pistas. Por exemplo, o mesmo turbo usado nos caminhões da Londrina Truck Racing, na Fórmula Truck, é encontrado para vender no mercado de reposição.

O Mecânico: A Delphi pode se tornar uma “grife” em acessórios e peças de reposição?
Brasil: Esta é uma ação que está em nossos planos. Mas ainda é cedo para fornecer mais detalhes sobre este processo.

O Mecânico: Qual a tendência da Delphi para os próximos anos em termos de tecnologia?
Brasil: Produtos que tornem a vida das pessoas e o negócio de nossos clientes mais fáceis, confortáveis e prazerosos. Trabalhamos com carro, que é uma paixão. Por isso, queremos que esta paixão também chegue para todos, seja no prazer de dirigir, na segurança ou na busca por soluções tecnológicas em produtos e serviços. Queremos levar este conceito até mesmo para a gestão de nossos clientes. Delphi é sinônimo de tradição, tecnologia e performance.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php