Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Capacitando-se para o futuro

13399

Buscando se preparar para o futuro da profissão, mecânicos que visitaram a Automec 2013 lotaram as palestras do Projeto Atualizar, promovido pela

O profissional da reparação que se dispôs a visitar a Automec 2013 não foi a passeio. Quem esteve no Pavilhão de Exposições do Anhembi durante a feira quis buscar informação e contato direto com a indústria para crescer no seu trabalho. E isso ficou claro no ciclo de palestras do Projeto Atualizar, promovido pela Revista O Mecânico, que mais uma vez esteve presente no evento.

Desde o primeiro dia, as palestras que aconteceram dentro do estande da Revista tiveram lotação máxima. Mecânicos com muitos anos de janela dividiram a plateia com jovens recém-chegados à profissão, todos com um só objetivo, o bem mais valioso que cada reparador pode ter: informação técnica e, ainda, direto da fábrica.

Nesta edição, o projeto contou mais uma vez com o apoio de duas empresas renomadas do segmento: Elring Klinger e Meritor, que levaram seus técnicos para dar orientações valiosas exclusivamente direcionadas para mecânicos e outros profissionais da reparação. Segundo Pedro Bighetti, da Elring Klinger, a palestra tratou da evolução dos motores e das juntas e também parafusos de cabeçote, que mudaram radicalmente nos últimos anos. Já Mauricio Gayubas, da Meritor contra que sua palestra abordou os motivos das falhas apresentados nos eixos diferenciais.

“É com muita satisfação que trazemos o Atualizar O Mecânico mais uma vez para o Anhembi, o palco perfeito para a disseminação de informações”, declara o diretor Comercial da Revista O Mecânico, Fabio Antunes de Figueiredo. Ele conta que o projeto nasceu da dificuldade que os mecânicos tinham em ter acesso às informações técnicas no setor.

“O programa funciona como um canal de comunicação entre os mecânicos e as indústrias do setor automotivo”, completa.

O projeto Atualizar é tradicional nas principais feiras do setor de reposição e já treinou mais de 5 mil em São Paulo, no Paraná, no Rio de Janeiro e em Pernambuco. O projeto nasceu com o objetivo de transmitir as dicas técnicas de quem realmente entende do assunto aos profissionais da reparação, para que possam prestar serviços com cada vez qualidade nas oficinas.

Dentro da Automec 2013, de terça a sábado, foram ministradas quatro palestras gratuitas por dia, duas de cada empresa, com duração média de 45 minutos cada. Todos os participantes ganharam certificados e um ano de assinatura grátis da Revista O Mecânico, além de concorrerem a prêmios e brindes.

13247

Evolução das juntas automotivas

 

13329

 

O palestrante Matheus Michelon, assistente técnico da Elring Klinger, iniciou a apresentação dando um panorama sobre produtos fabricados pela marca e sobre o institucional da empresa. Na sequência, entrou no assunto mais técnico sobre o desenvolvimento das juntas de cabeçote, partindo desde a matéria prima utilizada até o rigoroso controle final da linha de produção. Reforçou também a evolução dos motores e das juntas, que mudaram radicalmente nos últimos anos para acompanhar a indústria automotiva.

De acordo com Matheus, a tecnologia das juntas atuais foi modernizada para atender o mercado de forma adequada. “Os motores estão ficando cada vez mais leves, econômicos e menos poluentes. Com isso, as tensões internas aumentam, necessitando de materiais de qualidade que suportem as novas tensões de pressão e temperatura para melhor vedação”, explica.

Foram abordados os diferentes matériais que compõem as juntas lançadas pela Elring. “Para os propulsores mais antigos utilizamos a conhecida junta soft. Em veículos bicombustíveis aplicamos juntas de material metálico com multicamadas. Já os motores diesel da linha eletrônica contam com componentes feitos de metal borracha. São juntas metálicas com vedação de borracha nas passagens de água e óleo”, detalha. A espessura das juntas de veículos da linha pesada foi outro tópico discutido.

Foram apresentadas e discutidas fotos de diversos tipos de defeitos nas juntas de cabeçote devido ao mau uso e/ou armazenamento do produto. Outro assunto em questão foi o sistema de injeção de uréia (Arla 32), sobre o seu funcionamento, o motivo de sua adoção e sua importância na redução de emissão de poluentes para veículos da linha pesada. Mesmo sendo um sistema já em uso no Brasil há mais de um ano, ainda encontramos aplicadores com dificuldades e falta de conhecimento nesse sistema.

13374

Eixos diferenciais e cardan

13296

Pela primeira vez participando do Projeto Atualizar O Mecânico, a Meritor ofereceu duas palestras sobre regulagem de eixo diferencial e as novas tecnologias em cardan. Marcos Alberto Ceron, técnico de Produto da empresa, começou as apresentações mostrando um pouco da empresa, onde está presente no mundo e as operações que efetua no Brasil, com destaque para a fábrica de eixos para veículos comerciais de Osasco/SP.

Ressaltou ainda a importância do aftermarket, sediado em Barueri/SP, e a produção de suspensões, proveniente da Joint Venture com a Randon, assim como os freios Master, uma operação efetuada na MAN Caminhões em Rezende/RJ, como sistemista para a montagem de dos sistemas de undertruck (suspensão, rodas, eixos e cardans).

Em seguida, apresentou seus clientes no OEM (Equipamentos Originais) e o portfolio de produtos: eixos diferenciais e cardans, cruzetas e componentes de cardan, lonas de freios, kits de embuchamento para eixo dianteiro e amortecedores. Entre os diferenciais, falou sobre as aplicações MS113, MS155 e MS240 e as novas tecnologias em eixo cardan, bem como os diferenciais modelos MS17X/18X. “Em geral, os mecânicos têm bastante dúvida em relação à regulagem, lubrificação e eventuais razões de danos em diferenciais”, comenta.

“Nosso objetivo nas palestras é divulgar o nome da marca Meritor, estreitar relacionamento com os mecânicos e levar informações técnicas para o público da feira. É importante que tenham conhecimento da aplicação de novas tecnologias em relação aos produtos da marca no mercado brasileiro”, finaliza.

13415

13279

13280

13281

13282

13283

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php