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Volvo VISTA: Qualidade do serviço à toda prova

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Competição da Volvo entre mecânicos e profissionais de pós-venda da sua rede de concessionários reúne mais de 100 países; Brasil está na final com três equipes

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Fernando Lalli / Divulgação

 

A fábrica da Volvo em Curitiba/PR recebeu, nos dias 5 e 6 de abril, a etapa latino-americana do VISTA (Volvo International Service Training Award), competição mundial de habilidades e conhecimento entre equipes da rede de concessionários de veículos comerciais da marca sueca. A edição 2015-2016 envolveu 18,5 mil mecânicos e profissionais de pós-venda em todo o mundo, distribuídos em 5 mil equipes de 100 países. Mais de 3 mil funcionários da Volvo na América Latina se inscreveram para esta edição. O Brasil, com 2.237 inscritos, é o país com maior participação.

 

Após três fases teóricas pela internet, 29 equipes latino-americanas chegaram à etapa de Curitiba, equivalente à semifinal regional da competição, disputando cinco vagas para a final na Suécia. As equipes (15 do Brasil e 14 de outros nove países) passaram por provas teóricas e práticas abordando problemas que acontecem em campo, tanto em caminhões quanto em ônibus.

 

As provas práticas foram cumpridas em seis rodadas, com as equipes divididas em 22 estações, envolvendo sistemas de transmissão, motor, freio, chassi, suspensão, elétrica, eletrônica embarcada e atendimento ao cliente.

 

Cada equipe teve 30 minutos para solucionar o problema de cada rodada. Instrutores da própria fábrica da Volvo avaliaram os resultados das provas, considerando se a equipe seguiu o protocolo de reparo corretamente. O comportamento dos participantes também pesou na avaliação: o uso do EPI correto, por exemplo, contou pontos em cada rodada.

 

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O critério de desempate foi o tempo: quem encontrou as soluções mais rapidamente saiu em vantagem. A importância do diagnóstico assertivo para o cliente da marca é destacado pela Volvo até mesmo no lema “Sem atalhos para o sucesso”, adotado nesta edição do VISTA. “É preciso sempre seguir o passo a passo e saber que fazemos um trabalho de equipe”, declarou Karen Wasman, gerente do CDC (Centro de Desenvolvimento de Competências) do Grupo Volvo América Latina. “Nós já temos um alto nível de competência na área de serviços, mas o VISTA é uma importante ferramenta para promovermos o desenvolvimento contínuo”, concluiu.

 

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Capacitação do profissional, resultado para o cliente

Mais do que uma disputa entre profissionais da reparação, a Volvo explica que o VISTA é um programa de treinamento de sua rede, com o objetivo de qualificar e reconhecer seus profissionais. “O VISTA é uma parte importante de nosso esforço para atingir a mais alta qualidade em serviços em todos os mercados onde estamos presentes”, declarou Carlos Pacheco, diretor de Desenvolvimento de Concessionárias do Grupo Volvo América Latina. Até o final da competição, a Volvo estima que esta edição do VISTA terá consumido mais de 700 mil horas de treinamento somando todos os participantes.

 

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A competição envolve profissionais que estudam dia e noite para melhorar suas habilidades. Durante as provas práticas, a dedicação fica estampada em cada rosto: em cada equipe, obrigatoriamente, um dos cinco integrantes não se envolve na solução do problema. Sua função é parecida com a de um técnico de futebol, e em alguns momentos é o responsável por controlar os ânimos de seu time. “Às vezes, são grupos de técnicos, mecânicos, pessoas de pós-venda que nunca saíram de sua cidade natal. É um momento de extrema emoção e isso traz um grande valor para a marca”, conta Pacheco.

 

No resultado final, as cinco equipes vencedoras da etapa brasileira foram a “VTT”, da Dipesul; “Suicide Squad” da Auto Sueco SP; “TEC-Invista” da Suécia; “Suécia Próxima Parada”, do Peru; e “La Celeste” do Uruguai.

 

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“Estamos muito felizes. Emocionados. Nossa meta era chegar em Curitiba, e quando chegamos aqui, nossa meta era estar na final”, comemora Antônio Cirino, da equipe TEC-Invista, da concessionária Suécia. Cirino afirma que, com a competição, o conhecimento vai sendo aprimorado e agiliza o atendimento aos clientes. “Crescemos muito desde que começamos a participar do VISTA”.

 

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“A competição motiva os técnicos a serem cada vez melhores. Faz com que os técnicos se preparem mais e possam atender aos clientes cada vez mais rápido e melhor”, destaca Luis Figueroa, da Volvo Peru. “É uma emoção grande, pois nos preparamos bastante. Estamos muitos contentes de representar o nosso país. Vamos para brigar para ganhar a final”, promete Luis, que enfrentará outras 31 equipes do mundo todo em Gotemburgo, na Suécia, na primeira semana de junho, na grande final desta competição.

 

E qual é o prêmio material para o vencedor? Apenas um troféu. “Não há prêmio remunerado”, observa Carlos Pacheco, reforçando que a recompensa de tanto esforço é a melhoria contínua do serviço e a contribuição para o sucesso do cliente da marca.

 

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