Bridgestone Bandag esclarece dúvidas sobre de recapagem de pneu para pesados



A Bandag, empresa da Bridgestone, esclarece questões comumente levantadas sobre a recapagem de pneus para veículos pesados. A princípio, a fabricante de bancas de rodagem explica que a recapagem é uma alternativa segura e sustentável desde que realizada por empresas que foram capacitadas e treinadas para assegurar que todos os procedimentos de segurança e qualidade sejam observados.

Quanto ao produto, a marca comenta que o pneu recapado pode apresentar o mesmo desempenho quilométrico de um pneu novo, por aproximadamente 1/3 do valor original, sendo também uma alternativa mais econômica. Assim como nos pneus novos, o rendimento dos pneus recapados está ligado a fatores como o composto da banda, peso, desenho, estrutura da carcaça, entre outros.

Já o fato de a banda de rodagem estar desgastada não significa que a carcaça também está. Além disso, a carcaça de qualidade pode ter uma vida útil superior à da banda de rodagem original. O processo de recapagem não só aproveita a vida útil potencialmente maior da carcaça como reduz a utilização de petróleo e evita o descarte de pneus ainda servíveis.