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Bosch reforça estratégia para as montadoras no Congresso SAE

Durante a 23ª edição do Congresso SAE, a Bosch reforçará a estratégia “Da tecnologia e serviços de engenharia à produção em série”, destacando a parceira com as montadoras tanto para o presente quanto para o futuro da mobilidade. Os visitantes da feira poderão conferir as soluções tecnológicas, produtos e serviços de engenharia que a empresa alemã disponibiliza para o mercado nacional.

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Centro de Desenvolvimento de sistemas de gerenciamento eletrônico de motores de veículos de passeio

“O objetivo é destacar a Bosch como uma parceira global com atuação local, que oferece soluções automotivas completas, desde o desenvolvimento das tecnologias, suas aplicações customizadas e produções em série”, destaca Carlos Abdalla, gerente de Marketing e Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Robert Bosch América Latina.

Nos últimos 10 anos, o Grupo Bosch investiu cerca de 2 bilhões de reais em suas operações na América Latina. Em 2014, a empresa terá como foco a instalação de novas linhas de produção visando à expansão da capacidade produtiva atual, que também inclui a nacionalização de alguns produtos, como Sonda Lambda e uma nova plataforma de motores de partida. “Esses investimentos irão permitir intensificar a estratégia da Bosch de ‘local for local’ tanto na produção como nos serviços de engenharia para atendimento aos clientes na região, que também estão ampliando seus conteúdos locais”, conclui Abdalla.

Anualmente, a Bosch investe cerca de 3,5% de seu faturamento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e empresa emprega cerca de 450 engenheiros em seus centros de competência em Campinas e Curitiba. Além da competência local para desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras, a Bosch possui dois laboratórios, um para veículos de passeio localizado em Campinas e outro para veículos Diesel, em Curitiba, ambos equipados para atender as demandas dos clientes no desenvolvimento e calibração de diferentes projetos.

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Laboratório de motores Diesel

O recém-inaugurado laboratório de motores Diesel, por exemplo, está preparado para executar projetos para atendimento tanto das atuais quanto das próximas fases de emissões, como a legislação Euro VI. Neste laboratório é possível executar testes que avaliam o desempenho, as emissões e a durabilidade dos motores diesel, incluindo os seus sistemas de pós-tratamento dos gases de escape. Outro diferencial é que as instalações também estão preparadas para operar com combustíveis alternativos (etanol, biodiesel e GNV).

O novo laboratório Diesel conta ainda com sistema de troca rápida de motores em até 30 minutos, fato que possibilita executar testes em até três motores diferentes no mesmo dia e, graças aos equipamentos de última geração, é possível rodar testes automáticos, sem a presença do operador, inclusive turnos da noite e finais de semana, com total segurança e precisão.

Já o Centro de Desenvolvimento de sistemas de gerenciamento eletrônico de motores, localizado na matriz da Bosch, em Campinas, destaca-se por realizar trabalhos pioneiros como o desenvolvimento do sistema de gerenciamento para veículos a álcool e também as tecnologias Flex Fuel, Multifuel (E0 – E100 e GNV) e Flex Start.

O Centro de Desenvolvimento conta com laboratório de emissões veiculares, dinamômetros de chassi, bancos dinamométricos de motores, laboratório químico, câmaras climáticas, laboratório eletrônico, além de uma pista de testes. Aqui os clientes contam com os mesmos recursos e infraestrutura oferecidos nos outros centros de desenvolvimento Bosch localizados na Alemanha e nas demais regiões, como na França, Itália, Estados Unidos, Índia, Coréia, China e Japão.

O Centro de Desenvolvimento da Bosch conta com profissionais com participação ativa junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na revisão e na elaboração de normas brasileiras de ensaios. O laboratório de emissões veiculares oferece ainda serviços de homologação de veículos juntos aos órgãos governamentais para obtenção de Licença para uso da Configuração de Veículo ou Motor (LCVM), ensaios de acompanhamento de produção e de calibração dos sistemas de gerenciamento eletrônico do motor.

Entre as empresas do setor de autopeças, foi o primeiro laboratório de emissões a ser certificado pelo Inmetro e é capacitado para realizar testes de medição de consumo urbano e em estrada para atendimento ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), além de atender as novas demandas de eficiência energética exigidas pelo Inovar-Auto.

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