Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Autopar pede passagem

A feira de autopeças do Paraná ganha destaque no setor automotivo, com a participação de expositores de renome e do público altamente selecionado.

Carolina Vilanova

1525

Uma exposição de alto nível com centenas de visitantes em busca de informações sobre novos produtos e tecnologia. Esse foi o cenário da Autopar 2006 – 3ª Feira Sul-Brasileira de Fornecedores da Indústria Automotiva, realizada entre os dias 24 a 27 de maio, no Expotrade, o novo centro de exposições de Pinhais, uma das cidades da Grande Curitiba/PR. O evento reuniu cerca de 180 expositores, entre os principais fabricantes e distribuidores de autopeças do País, sem contar associações, sindicatos, entidades e outras empresas envolvidas no segmento de aftermarket.

  • 1519
  • 1530

No balanço pós-feira, a promotora Diretriz Empreendimentos, comemorou o crescimento do evento em relação à última edição, em 2003, na qual participaram 60 empresas e 17 mil visitantes, para 180 expositores e um público de cerca de 26 mil pessoas. Na análise de Ari dos Santos, presidente da comissão organizadora da feira e vice-presidente do Sincopeças-PR (Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos), o bom desempenho da Autopar se deu por conta do envolvimento de toda a cadeia automotiva e das entidades representativas do setor.

O vice-presidente do Sindirepa/PR, Wilson Bill, contou que a proposta da Autopar é tornar-se uma segunda opção para a Automec. “Trazer informação para o setor e dar oportunidade para o reparador de estar perto do fabricante e dos distribuidores”, disse. Com um grande estande no pavilhão, o Sindirepa-PR dividiu espaço com o SENAI e o Sesi e os visitantes podiam conhecer as associações e participar de um game de computador que simulava o teste da ASE, para quem quisesse testar as habilidades. O SENAI-PR estava divulgando o programa de cursos semi-presencial.

A maioria das empresas do segmento de autopeças e reparação veicular esteve presente e quem foi apenas visitar, já prometeu participar da próxima edição, programada para 2008. O que mais empolgou os expositores foi a qualidade do público visitante, que estava realmente buscando conhecimento sobre produtos e serviços.

Palestras e reuniões de entidades do setor marcaram a feira, com debates sobre temas que vão de encontro ao interesse de todos os profissionais envolvidos e do mercado de reposição como um todo. Assim foi o encontro promovido pela Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças (Andap), que reuniu representantes das indústrias, distribuidores, varejistas e aplicadores e abordou os principais problemas de cada segmento dentro da cadeia automotiva.

“A idéia é que encontremos soluções que possam amenizar algumas dificuldades, por meio de uma comissão com membros de cada área”, disse o presidente da Andap, Frederico dos Ramos. Em pauta estavam a regulamentação da inspeção veicular, a criação de maior demanda por consumo de autopeças, o aprimoramento técnico de funcionários e conscientização para os perigos das peças sem qualidade.

  • 1526
    Estande do Sindirepa-PR/Senai estava bem em frente ao espaço da Revista O Mecânico
  • 1521
    Jogo do Mecânico, no qual os participantes simularam testes da ASE

Nos corredores do Expotrade, muitas novidades e tecnologia se misturavam com atrações para todos os gostos. O Grupo Schaeffler destacou os kits de polia da Ina, que podem ser aplicados em modelos das principais montadoras e permite a facilidade de troca. A empresa também vem reforçando a linha pesada da Fag e os kits de rodas para veículos leves, contendo rolamentos cônicos, retentores, cupilha e sachê de graxa. A marca Luk reforçou o lançamentos dos modelos Repset Pro para a linha GM de veículos leves e Ford de picapes e caminhões.

1523

Kits com componentes para reparação foram destaque entre os expositores

Novamente juntas, Sabó, Goodyear, Sachs e SKF estavam com o estande sempre lotado, onde a Sabó deu foco para a promoção “Um sonho de prêmios” e exibiu os kits com a nova gama, além do lançamento das coifas homocinéticas. “A idéia de unir as empresas foi muito proveitosa, pois são marcas fortes que não entram em conflito em relação aos produtos. É a sinergia do mercado, além do mais, é uma maneira de reduzir custos e conhecer os clientes das outras empresas”, disse Luis Freitas, gerente de Marketing da Sabó.

A Goodyear, por sua vez, apresentou as molas pneumáticas e correias para veículos pesados. “Fizemos essa parceria com empresas que tem o mesmo perfil de mercado e distribuidores e clientes em comum, assim podemos trocar experiências, idéias e informações, além de somar forças para fortalecer a presença no mercado”, comentou Edson Vieira, gerente Comercial da Goodyear.

Enquanto isso, a SKF enfatizou a linha de peças para reposição, que abrange desde rolamentos de roda até bombas d’água, kits de polias e tensionadores de correias, atuadores hidráulicos de embreagem, cruzetas, graxas automotivas e cilindros mestre e escravo. A ZF Sachs mostrou o sistema de embreagem com a tecnologia XTend de compensação automática de desgaste (auto-ajustável), disponível no conjunto platô e disco.

A Fras-le expôs sua linha de pastilhas e lonas para freios e revestimento de embreagens para aplicação em todos os tipos de veículos, enquanto a Master apresentou a linha de componentes voltada para o mercado de reposição, incluindo patins, ajustadores automático e manual, eixos expansores, câmaras de serviços e câmaras de serviço/estacionamento, suportes, aranha de freios etc.

  • 1522
    Empresas parceiras uniram forças mais uma vez com resultados positivos
  • 1520
    Visitantes estavam interessados em informações técnicas sobres os produtos

Mais uma vez dividindo o espaço com a MTE-Thomson e a Knorr-Bremse, a Dayco, que comemora 6 anos de mercado nacional, apresentou os tensionadores para a linha Fiat Fire e Volvo Caminhões, além de enfocar os cabos de ignição. A Monroe mostrou na feira a linha de produtos Light, voltada para veículos com mais de 10 anos de uso, além dos escapamentos da Walker e os componentes de suspensão Axios.

A Click Automotiva, novo nome das Tampas Click, teve como lançamento a bomba para medir a pressão da tampa do radiador, que também testa o sistema de arrefecimento como um todo e conta com adaptadores para veículos de todas as marcas. A empresa levou ainda sua gama de tampas de combustível, radiador, líquido de arrefecimento e os conectores rápidos para linha de combustível, que substituem as abraçadeiras.

1524

Clientes, parceiros e principalmente mecânicos foram conhecer novos sistemas

Com a apresentação do novo lay out das embalagens, a Schadek mostrou o lançamento dos pescadores e da linha Caterpillar de bombas d’água e de óleo para os caminhões Volvo. Componentes como válvula de alívio e reparos de bombas também ganharam atenção.

No espaço da Usistamp o destaque foram os parafusos de 2 metros de comprimento para manutenção de vagões e os parafusos de rodas para carretas. A ZTL Rolamentos, empresa do grupo Zen, exibiu a linha importada de rolamentos automotivos para veículos leve, kits de rolamentos de roda e cubos de roda.

A MDS, a empresa que substituiu a marca italiana Brembo, veio na Autopar com o objetivo de mostrar o novo nome para o mercado. Fabricante de disco de freios para várias marcas, destacou o novo produto da linha MX, um disco feito com liga de carbono para veículos de alta performance.

  • 1518
    Equipamentos de geometria ganham cada vez mais tecnologia
  • 1517
    A procura pela revista”O Mecânico” lotou nosso estande

Já a Marflex aproveitou a Autopar para lançar a pastilha de freio da marca Speed Brake para o Mercedes-Benz Acello, complementos da linha de cabos de velas para veículos importados e GNV da Marflex e toda a gama de interuptores para carros nacionais e importados.

A Truck Center lançou o equipamento para alinhamento e geometria computadorizado Digi II, para veículos leves, que permite trabalhar sem acoplar um computador; a montadora e desmontadora de pneus especiais de até 24 polegadas (alta performance e blindados); e o Infra Red, um aparelho de geometria com 8 sensores, que conta com uma rampa eletrônica pneumática.

Como lançamentos a Allfer apresentou a desmontadora manual de rodas para motos e carros e trouxe ainda os equipamentos de geometria da linha, como alinhadores, rampa pneumática e balanceador computadorizado, calibradores pneumáticos, entre outros.

Entre as novidades da Viemar estavam componentes como acoplamento de direção e articulação da coluna de direção para linha leve, peças de suspensão e direção, com destaque para a linha de articulação axial e terminal de direção de vários modelos. A empresa também divulgou o curso de mecânica para mulheres que a empresa promove e que vai rodar por todo o Brasil.

A Revista O Mecânico também marcou presença nessa que que tornou uma feira de extrema importância para o setor de autopeças do Paraná e do Brasil. Uma carreta estande foi montada em uma grande área do pavilhão, onde a equipe recebeu clientes, colaboradores e amigos para bater papo, trocar idéias e comemorar os 50 mil exemplares de tiragem, que agora fazem parte da realidade da publicação, tudo para para alcançar um número cada vez maior de leitores. O público que circulava pelos corredores não saiu da feira sem um exemplar na mão.

 

Opinião de quem foi

“A feira teve um bom retorno, com a participação de um público seletivo, muito mais interessado em adquirir informações técnicas do que ficar atrás de brindes. Essa é a terceira participação do grupo e está muito mais organizada nesse novo espaço, onde pudemos realmente divulgar nossos produtos”, Giorgio Misseroni, Luk/Grupo Schaeffler.

Conseguimos alcançar nosso objetivo com a feira, foi um sucesso absoluto. A organização do espaço foi perfeita, trouxe integração entre distribuidores, fabricantes e mecânicos. O Estado do Paraná está de parabéns”, Ecaterina Grigulevitch, Monroe Axios

“A Autopar é um evento de grande importância na região e tem a cara do profissional, pelo local onde foi realizado e pelo perfil dos expositores e dos visitantes. É uma maneira de prestigiar o Estado e os nossos clientes, estamos muito satisfeitos com o resultado”, Luis Freitas, Sabó.

“Achei a feria muito interessante, não esperava que estivesse tão bom assim. Foi nossa primeira participação e pudemos ver a força dos distribuidores e clientes locais, além de visitantes mais qualificados”, Edson Vieira, Goodyear.

“A Autopar é um feira muito bem organizada, dirigida ao segmento e com público qualificado. Vale ressaltar a oportunidade de relacionamento criada na região, em que fomos prestigiados com a visita de varejistas, aplicadores e distribuidores.”, Milton Oliveira Antunes, Gerente de Vendas Nacional da ZF Sachs

  • 1531
    Grupo Schaeffler
  • 1535
    Sabó
  • 1534
    Monroe Axios
  • 1536
    Sachs, Sabó, Goodyear e SKF

“Essa é nossa primeira participação e foi tudo um sucesso, superando muito nossas expectativas”, Sérgio Luiz Jeremias, MDS.
“Dos três anos que estivemos presentes, esse foi o melhor. O novo local facilitou muito e a organização estava muito boa também. Em termos de negócios, a visitação está melhor do que no ano passado, com público mais selecionado”, José Ricardo Biazola, Usistamp.
“A feira foi muito boa e estamos felizes com a parceria que fizemos com a MTE-Thomson e a Knorr-Bremse para dividir espaço nas feiras locais. A região tem um grande potencial e temos a certeza de que vamos incrementar muito nossos negócios”, Talita Peres, Dayco.
“Realmente foi muito positivo, pelo contato, presença do público e parceiros que vieram nos prestigiar. Com certeza, vai gerar vários negócios pois juntou visitantes do Brasil inteiro. É um evento que tende a ser o segundo melhor depois da Automec”, Joelson Maciel, Marflex.

  • 1536
    MDS
  • 1532
    Marflex
  • 1516
    Allfer
  • 1541
    ZTL Rolamentos

1528

Dayco, MTE Thompson, Knorr-Bremse

1539

Usistamp

 

“Foi uma surpresa. A feira abriu as portas para o pessoal que está buscando informações concretas, conhecer novos produtos e tecnologias”, Claudio Fischer, Truck Center.
“Somos conhecidos no sudeste e queremos fixar nosso nome aqui no Sul também e a feira foi o primeiro passo para esse trabalho”, Alex Alves de Sousa, Allfer.
“O excelente fluxo de pessoas comprovou o sucesso da feira, esse relacionamento é fundamental para a empresa, por isso resolvemos participar pela primeira vez”, Paulo Bogado, Viemar.

  • 1538
  • 1540
  • 1527
  • 1537

1529

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php