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Atualização pesada

Em parceria com as empresas Elring Klinger, Federal-Mogul e Tecfil, a Revista O Mecânico promoveu um novo programa do Projeto Atualizar para mais de 500 reparadores durante a segunda edição da Automec Pesados & Comerciais

Victor Marcondes

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O ciclo de palestras do Projeto Atualizar O Mecânico, realizado na Automec Pesados 2010 (2ª Feira Internacional Especializada em Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados & Comerciais), mais uma vez foi um sucesso entre os profissionais da reparação automotiva. Durante os cinco dias de feira, que aconteceu de 27 de abril a 1 de maio, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo/SP, o estande da Revista O Mecânico recebeu 515 pessoas em busca de muitas informações sobre peças e procedimentos.

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Em sua sexta edição, o programa cumpriu o seu principal objetivo de levar dicas e orientações técnicas para os mecânicos, trazendo os mais variados temas, mas sempre focando as exigências do setor, como a manutenção preventiva, o uso de peças originais e as dicas de aplicação. Os reparadores contaram com palestras ministradas por empresas parceiras como a Elring Klinger, que apresentou suas juntas de cabeçote, a Federal-Mogul, que fez um panorama sobre a instituição e destacou componentes para motores da linha pesada, e a Tecfil, que levou informações sobre sua gama de filtros.

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No espaço destinado à Revista foram montadas a carreta-estande, que recebeu clientes e amigos durante toda a exposição, e duas salas, com capacidade para comportar 25 participantes. Ao todo, foram transmitidas 30 palestras, realizadas simultaneamente e com duração média de 40 minutos cada. Os profissionais que frequentaram os cursos ganharam um certificado de participação e um ano de assinatura da Revista O Mecânico.

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Durante todos os dias, os presentes concorreram a um software desenvolvido pela Mecânica Web e um scanner automotivo da Napro, sorteado no sábado, último dia da feira. O ganhador foi Ademir Batista, eletricista diesel, que contou com a torcida de sua esposa, Edissandra Batista, no momento do sorteio. “Esta é a ferramenta dos meus sonhos. Já estava cotando um desses com a Napro, mas teria de vender o meu carro para conseguir pagar”, diz emocionado.

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Ordiliano Moreira Filho, o Mimi, e Ronaldo D. Silva, mecânicos da Kitamura Transportes, visitaram a feira e participaram da palestra da Federal-Mogul. “Foi muito interessante, tirou minhas dúvidas e abriu a possibilidade de conhecer a marca e os produtos que disponibiliza no mercado”, disse Mimi, que tem 20 anos de profissão e está sempre se atualizando.

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“Foi muito legal saber mais sobre juntas eletrônicas, uma tendência no mercado”, comentou Ricardo de Souza Adelino, mecânico da Auto Mecânica Paulino, depois de assistir a palestra da Elring Klinger. Ricardo é incentivado pelo irmão, o dono da oficina, e se mostrou preocupado em conhecer as novidades para trocar informações com ele e outros mecânicos da oficina.

Há 35 anos na profissão, o mecânico e instrutor Paulo Roberto Brito de Jesus, da Mecânica Welbri Montagem de Motores, de São Gonçalo/ RJ, gostou do resultado após assistir a apresentação da Tecfil. “Trata de um assunto que vivemos no dia a dia e o conteúdo nos orienta na parte técnica, por isso foi muito proveitoso. Pena que o que é bom, dura pouco.”

Elring Klinger
Avanços tecnológicos nas juntas de cabeçote
Apresentar os diversos tipos de juntas de cabeçote e a evolução destes componentes aos reparadores foi a missão do palestrante Pedro Bighetti, representante técnico da Elring Klinger do Brasil. Durante a palestra o profissional abordou as mudanças e os avanços na tecnologia dos motores flex e da linha pesada, nos último dez anos. “É muito importante o mecânico receber estas informações para obter conhecimento técnico necessário no momento da manutenção e efetuar o procedimento correto”, afirma.

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Além disto, ele ressaltou a preocupação da empresa em fabricar produtos voltados para montadoras que trabalham intesivamente para atender às leis de emissões, aumentar o desempenho e reduzir o consumo de combustível. “Atualmente, as juntas estão muito mais preparadas tecnologicamente para atender estas exigências. Os produtos tiveram que evoluir para acompanhar a demanda, sempre assegurando a correta vedação entre o bloco e o cabeçote, já que quando o motor está em funcionamento, as juntas se movimentam por conta da alta pressão de combustão e temperatura de trabalho”, explica.

Na ocasião, a companhia aproveitou para salientar que é responsável por 50% do fornecimento das juntas para a linha leve no mercado nacional (OEM) e atende 100 % da solicitação dos componentes para a linha de pesados da Mercedes-Benz, disponíveis também na reposição. Os mecânicos foram orientados sobre a aplicação correta dos produtos e os procedimentos que devem ser seguidos num eventual caso de reparação.
Bighetti também explorou a sequência de apertos e torques num procedimento de substituição das juntas, que também exige a retífica no bloco e no cabeçote, sempre seguindo as instruções contidas no manual do proprietário. “Quando são devidamente treinados, os técnicos sabem que para não perder o serviço, ao efetuar a troca das juntas devem colocar novos parafusos”, finaliza.

 

 

Tecfil
Manutenção dos filtros
Na palestra da Tecfil, o representante Rafael Cardoso buscou informar os presentes sobre a atuação da empresa no mercado de reposição, além de apresentar as inovações da companhia e dos seus produtos. “Focamos bastante na manutenção preventiva, os seus benefícios, e ressaltamos dicas sobre o procedimento de aplicação dos filtros”, diz. Na oportunidade, o profissional apresentou o amplo portfólio da marca, como filtros de óleo e de ar, de combustível e de ar condicionado.

Para Cardoso, um dos pontos fundamentais foi explicar a importância da manutenção dos sistemas de filtragem. “No caso do filtro de ar, o componente tem o objetivo de proteger o motor internamente contra desgastes causados pelo ar contaminado, o que prejudica o desempenho e aumenta o consumo de combustível.” De acordo com ele, a checagem periódica das mangueiras e abraçadeiras ajuda a prolongar a vida útil do item.

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Os filtros de óleo foram outro tópico abordado pelo técnico, que reforçou a importância de se realizar a troca todas as vezes que o lubrificante for substituído, para não contaminar o novo óleo. “A troca do filtro deve sempre ser feita dentro do prazo estipulado pela montadora, para evitar a interrupção do fluxo de combustível, o que pode ocasionar falha no motor e até queima da bomba de combustível”, afirma.

Sendo uma das empresas nacionais que possuem o ISO 14001, que qualifica órgãos comprometidos com a prevenção da poluição e melhorias contínuas, a Tecfil reafirmou no Atualizar a sua preocupação em atender o mercado e estar de acordo com as exigências das leis ambientais. Por conta disto, mostrou aos mecânicos a sua linha de produtos confeccionados a partir de papel filtrante e nylon, que podem ser reciclados proporcionando maior economia. “A nova geração de caminhões elétricos utilizam filtros da linha ecológica e a Tecfil se atualizou para atender esta demanda, com o objetivo de também contribuir com o planeta.”

 

Federal-mogul
Apresentação institucional
Em sua primeira participação no ciclo de palestras Atualizar O Mecânico, a Federal-Mogul levou aos reparadores uma palestra institucional, apresentando as diversas marcas que integram a multinacional e as metas da companhia no mercado automotivo brasileiro. “Esperamos expandir os produtos da nossa companhia no Brasil. Por isto, é muito importante para nós que o reparador conheça a nosso amplo portfólio”, explica o técnico Fidêncio Ribeiro.

Com maior incidência na Europa e nos Estados Unidos, o grupo é composto por marcas como National, Moog, Abex, Ferodo, entre outras. Na palestra, Ribeiro enfatizou os kits de motor compostos por camisa, pistão e anel da linha AE e FP Diesel, disponíveis na reposição. “Explicamos aos mecânicos que para as montadoras, como a Honda e a General Motors, atualmente, disponibilizamos a linha de faróis Wagner, que também podem ser encontrados nos ônibus fabricados pela Marcopolo”, diz. Além dos faróis, a empresa também fornece como equipamento original pistões para os motores da Volkswagen, eixo comando de válvulas para a Fiat e pastilhas de freio para a Renault e a Volkswagen.

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Na oportunidade, o palestrante mostrou um panorama sobre a atuação da Federal-Mogul. Os reparadores puderam saber que a empresa possui 105 plantas em todo o mundo, distribuídos por 35 países e 25 centros de distribuição. “Mostramos que somos uma empresa de confiança e que pretende trabalhar em parceria com o mecânico. Ao divulgarmos nossos produtos o reparador vai se sentir mais próximo da marca. Num procedimento de montagem ou manutenção ele vai poder identificar os problemas com mais facilidade e evitar o agravamento de um defeito, por exemplo.”

Comentário em “Atualização pesada

  1. Bom dia!
    Eu trabalho com motorista de teste, alguma peça de motores de caminhão e não conheço, por gentileza consigo comprar a revista que tem todas nome da peça do motores por favor pode me ajudar!

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